TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Estado

Por:   •  25/2/2016  •  Resenha  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 2

Existem diversos conceitos diferentes sobre o que é Estado, o que torna muito difícl achar um unico conceito que possa agradar a todas as pessoas, e isso vem sendo discutido a milhares de anos atras pelo homem e por diversos escritores, cada um com uma visao diferente do que é o Estado.

O Estado é uma sociedade, porém no século XIX eles o chamavam de ''nação politicamente organizada'', o que era totalmente errado porque não há como um Estado ser politicamente organizado, e um Estado não é uma nação. Alguns estudiosos conceituavam que o Estado estava relacionado ao poder e a força, e que o mesmo era voltado somente a um seleto grupo de pessoas, na maioria a burguesia, e com isso deixando um pouco de lado o enquandramento juridico, mas que ainda em partes era disciplinada pelo direito.

Na teorias de Estado juridico os estudiosos não descartavam o poder e nem o politico, porém centravam o juridico como o principal. Para os estudiosos existia uma corporação territorial, uma ordenação juridica de pessoas que eram fixas em um unico lugar, que aplicavam regras que deveriam ser seguidas naquele território, usando do poder, que não era o fator central do Estado.

No geral existem diversas definições sobre o que é Estado, porém o Estado sempre visa pelo bem publico, utilizando de todas as formas citadas, algumas vezes diferentes em outras doutrinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com