TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de Documentário Ambiental

Por:   •  10/4/2017  •  Artigo  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

Crimes contra flora na Floresta Nacional do Araripe

O presente trabalho tem como finco produzir um documentário audiovisual acerca dos principais crimes ambientais na área de preservação da Floresta Nacional do Araripe, partindo dos tipos criminais preestabelecidos na lei dos crimes ambientais, a lei 9.605 de 1998, mais precisamente no que diz respeito aos crimes contra flora.

Previamente no que concerne aos crimes contra flora, há de se entender em que consiste a flora brasileira, e como esta é protegida pela legislação.

Entende-se por flora o conjunto de espécies vegetais localizadas em determinada região. A flora brasileira é constituída pelos seguintes espaço:

     - Áreas de Preservação Permanente- APP (Cód. Florestal, arts. 2º e 3º);

    - Espaços Territoriais Especialmente Protegidos (CF, art. 225, § 1º, III), que são as Reservas Biológicas, Reservas Ecológicas, Estações Ecológicas, Parques Nacionais, Estaduais e Municipais, Florestas Nacionais, Estaduais e Municipais, Área de Proteção Ambiental, Áreas de Relevante Interesse Ecológico e Reservas Extrativistas;

    - Patrimônio Nacional (CF, art. 225, § 4º), sendo a Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Serra do Mar, Pantanal Mato-Grossense e Zona Costeira.

 A Floresta Nacional do Araripe, sendo uma unidade de conservação situada na chapada do Araripe, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e integrante do SNUC, é um dos últimos redutos da mata atlântica, que ocupa uma extensa área que atravessa a fronteira do Ceará com Pernambuco, abrangendo partes dos municípios de Barbalha, Crato, Jardim e Santana do Cariri, numa área total de 39.262,326 há.

Da Produção do Trabalho

Partindo de pesquisas bibliográficas, e de coleta de material teórico daremos início ao trabalho, de modo a obter um conhecimento em relação a prática de crimes ambientais contra flora na Floresta Nacional do Araripe, como tais crimes ocorrem, como se dão as suas práticas, em que período do ano são registradas índices de maiores ocorrências, e quais as medidas tomadas para proteção e prevenção contra tais atentados.

Para isso será utilizado diversos meios de pesquisa tais como livros, jornais, internet, entrevistas, etc. ou qualquer outro meio que nos transmita informações a respeito do assunto ensejado, sendo que nesta fase o propósito será obter o máximo de informações de cunho teórico, para obter um melhor conhecimento a respeito do assunto tratado e conseguinte possamos nos concentrar na tarefa de cunho prático.

Posteriormente será feita uma pesquisa de campo na Floresta Nacional do Araripe, nos locais onde possivelmente ocorrem as práticas de delitos, para coleta de imagens, e informações a respeito dos procedimentos tomados para reparação dos danos causados.

Dando sequência será produzido o documentário, de forma narrativa, a partir das informações coletadas no plano teórico, onde serão aplicadas tais informações aliada a disciplina tratada na legislação que tutela o bem ambiental presente na Floresta Nacional do Araripe, bem como as imagens obtidas no local supracitado para uma melhor exposição do conteúdo estudado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com