TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMINÁRIO I ISENÇÕES TRIBUTÁRIAS REGRA MATRIZ DE INCIDÊNCIA TRIBUTÁRIA

Por:   •  30/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.551 Palavras (7 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 7

IBET – INSTITUTO BRASILEIRO DE ESTUDOS TRIBUTÁRIOS

SÉRGIO ABRAHÃO ELIAS

SEMINÁRIO I

ISENÇÕES TRIBUTÁRIAS

REGRA MATRIZ DE INCIDÊNCIA TRIBUTÁRIA

VILHENA (RO) / CUIABÁ (MT)

2016

QUESTÕES:

1. O que é isenção?

A doutrina conservadora classifica a isenção como sendo ; “...isenção é um favor legal consubstanciado na dispensa do pagamento do tributo devido.”

O conceito conservador e contemporâneo a Lei 5.172 de 25 de Outubro de 1966 (CTN), define a isenção como fenômeno posterior ao nascimento da obrigação tributária, havendo aqui, segundo se apurou, uma concorrência de velocidade da norma, sendo a aquela instituidora da obrigação mais rápida do aquela isentante.

As críticas ao conceito conservador devem ser considerados pertinentes e aplicáveis, uma vez que, este conceito não engloba todo o princípio do instituto da isenção, pois não há análise de todo o conteúdo do princípio da norma, como também não contempla os efeitos reflexos do instituo da isenção, como também suas consequências na esfera jurídica tanto do fisco como do contribuinte.

Assim, o conceito de isenção desenvolvido pela doutrina desenvolvida pelo Professor Paulo de Barros Carvalho, mostra-se mais adequada, uma vez que, contempla os princípios de criação da norma e privilegia os efeitos reflexos na esfera jurídicas dos sujeitos da relação tributária.

Desta feita isenção é: “É a mutilação de um dos critérios da regra matriz de incidência tributária”

Cabendo ao conceito aqui utilizado, que a referida mutilação dos critérios não se dá de forma total, mas de forma parcial, pois a mutilação total causaria a total inaplicabilidade da norma.

2. Elaborar um quadro comparativo a respeito de (i) isenção; (ii) imunidade; (iii) não incidência (iv) anistia, e (v) remissão.

Isenção Imunidade Não Incidência Anistia Remissão

Conceito É a mutilação parcial de um dos critérios da regra matriz de incidência tributária É a mutilação parcial de um dos critérios da regra matriz de incidência tributária, diferenciado da isenção somente pela norma originária Fatos inteiramente estranhos a regra jurídica de tributação, circunstancias que se colocam fora da competência do ente tributante Perdão da Falta cometida pelo infrator de deveres tributários e também quer dizer o perdão da penalidade a ele imposta por ter infringido mandamento legal Existe o crédito constituído – Perdão do Legislador , abrindo mão do direito subjetivo de cobrar

Incidência da Norma de Tributação Não há incidência da norma pois ocorre a mutilação parcial de um dos critérios da regra matriz Não pois há a mutilação do critério pessoal do sujeito ativo Não há incidência da norma tributária o evento jurídico não previsão para gerar obrigação Sim existe o perdão do descumprimento da obrigação tributária e ainda das penalidade por ela imposta Sim a legislação determina que o sujeito ativo deixe de cobrar seu crédito.

3. A expressão “crédito tributário” utilizado no art. 175 do CTN tem o mesmo conteúdo de significado para a isenção e para a anistia? Justificar.

Não.

A isenção por conceito adotado no estudo e até mesmo por interpretação do princípio já superado do CTN, se refere ao crédito tributário advindo da própria obrigação.

Não entrando no mérito do conceito superado e sem aplicação do conceito adotado, de que a isenção é a mutilação parcial de uns dos critérios da regra matriz de tributação, o crédito tributário aqui referido é a própria obrigação tributária, que segundo entendemos nem mesmo chega a nascer por falta de um dos critérios da regra.

A anistia refere-se a credito por descumprimento da obrigação, vinculando somente fatos jurídicos já ocorridos e não cumpridos pelo contribuinte no tempo explicitado pela Lei, não é obrigação tributária e sim o consequente do não cumprimento da obrigação tributária.

Em resumo a isenção não existe consequente e nem se quer chega a nascer o crédito tributário, já a isenção é o consequente do não cumprimento do crédito.

4. Tratando-se de isenção com prazo certo, ou de isenção por prazo indeterminado, responda: a revogação da isenção, que instituiu a norma tributária no sistema, apenas restabelece sua eficácia ou requer a publicação de nova regra tributária no ordenamento? Neste último caso, deverá ser respeitado o princípio da anterioridade? Há direito adquirido?

A isenção com prazo certo, tem na sua própria norma respeitado o princípio da anterioridade, eis que não existe a edição de nova norma incidência tributária, havendo somente a cessação dos efeitos mutiladores da norma de isenção. Contudo se consideramos que a revogação de norma prescinde de legislação específica, dever-se-ia respeitar o princípio da anterioridade.

Penso que, A partir do momento que cessa a incidência da norma de isenção que mutila os critérios da regra matriz, a própria norma de incidência passa vigorar, não havendo aqui, como alegar a surpresa. Portanto acredito ser mais prudente entender que a isenção por prazo certo não há a incidência do princípio da anterioridade.

Já a isenção por tempo indeterminado deve seguir a regra do princípio da anterioridade, pois os efeitos da mutilação da regra matriz de incidência não podem ser simplesmente extintos, já que a norma de isenção tem a mesma irradiação da norma de tributação, sendo comente possível a revogação por Lei ordinariamente inserida no sistema, devendo assim ser respeitado o princípio da anterioridade, já que o sujeito passivo da relação tributária não pode ser ver obrigado a recolher tributo anteriormente isento sem que respeitado os princípios para criação, majoração de tributo

Quando ao direito adquirido, a revogação da norma de isenção com base na revogação expressa da norma de isenção por prazo determinado, há a incidência do direito adquirido, pois para revogação do prazo de isenção há necessidade de nova

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com