TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMATIZAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.208 Palavras (13 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMATIZAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Estimados alunos:

Estou disponibilizando a partir de hoje (25/04/2016) nossa sistematização de aprendizagem. Conforme divulgado no plano de ensino, trata-se de práticas (Estudos de caso, hipotéticos ou reais) propostas com o objetivo de aplicar os conteúdos estudados. Portanto, gostaria que atentassem para o seguinte:

  1. INSTRUÇÕES PRELIMINARES:
  1. Data limite para o envio do trabalho: 18/05/2016, até 23 horas e 55 minutos. Basta clicar no ícone “Atividades e Avaliações”
  2. Não haverá prorrogação para a entrega dos trabalhos.
  3. Haverá penalização na nota, caso não haja acatamento às "instruções quanto à formatação do trabalho".

  1. INSTRUÇÕES QUANTO À FORMATAÇÃO DO TRABALHO

No intuito de trazer benefícios tanto para o autor-discente como para o leitor-docente, necessário seguir regras mínimas (algumas estabelecidas pela ABNT, outras pelo professor) para a formatação do trabalho a ser entregue. Portanto, gostaria que atentassem para o seguinte:

  1. Nome do arquivo: o arquivo a ser enviado deverá ser titulado com o nome completo do aluno e a turma a que pertence;
  2. Capa: obrigatória, contendo o nome do autor, título do trabalho, data da entrega.
  3. Espacejamento: todo o texto deve ser digitado com 1,5 de entrelinhas. As citações longas, as notas, as referências e os resumos devem ser digitados em espaço simples.
  4. Formato: 
  • Fonte: Times New Roman ou Arial, justificados e com indicação de parágrafo (recuo de 2,0 cm); tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para as citações longas e notas de rodapé (caso existam).
  • Margem: esquerda e superior de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm.
  • Notas de rodapé: digitadas dentro da margem, ficam separadas com espaço simples de entrelinhas e um filete de 3,0 cm a partir da margem esquerda.
  • Citação: menção de uma informação extraída de outra fonte. Caso não passem de três linhas, a citação poderá ser mantida no próprio corpo do período, entre aspas; ao contrário, deverá ser inserida no texto com o recuo e tamanho sugeridos anteriormente.
  • Abreviaturas e siglas: quando aparecerem pela primeira vez, deve-se colocar por extenso e a sigla entre parênteses.
  1. Bibliografia: A bibliografia utilizada na realização do trabalho deverá ser relacionada, da seguinte forma:
  • Livro: SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Nota de tradução.* Edição.** Local: Editora, ano de publicação. nº de pág. (opcional) (Série) (opcional).

Ex.:  WEISS, Donald. Como Escrever com Facilidade. São Paulo: Círculo do Livro, 1992.

  • Periódico: TÍTULO DA PUBLICAÇÃO. Local: editor, ano do primeiro volume e do último, se a publicação terminou. Periodicidade (opcional). Notas especiais (títulos anteriores, ISSN etc.) (opcional).

Ex.: EDUCAÇÃO & REALIDADE. Porto Alegre: UFRGS/FACED, 1975.

  • Documento Eletrônico: SOBRENOME, Prenome. Título. Edição. Local: ano. Nº de pág. ou vol. (Série) (se houver) Disponível em: <http://...> Acesso em: dia mês(abreviado) ano.

Ex. : MELLO, Luiz Antonio. A Onda Maldita: como nasceu a Fluminense FM. Niterói: Arte & Ofício, 1992. Disponível em:  Acesso em: 13 out. 1997.

  • Dicionário ou Enciclopédia: SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Edição. (se houver) Local: Editora, data. Nº de páginas ou vol. (opcional)

Ex. :  FERREIRA, Aurélio B. de Hollanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. 1838 p.

 

Ou

ENCICLOPÉDIA Mirador Internacional. São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil, 1995. 20 v.

  • Artigo de revista: SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo do artigo. Título do periódico, local, volume, fascículo, página inicial e final, mês e ano.

Ex. : SAVIANI, Demerval. A Universidade e a Problemática da Educação e Cultura. Educação Brasileira, Brasília, v. 1, n. 3, p. 35-58, maio/ago. 1979.

  • Artigo de Jornal: SOBRENOME, Prenome. Título do artigo. Título do jornal, local, dia, mês e ano. Título do caderno, seção ou suplemento, página inical e final.

Ex. : AZEVEDO, Dermi. Sarney Convida Igrejas Cristãs para Diálogo sobre o Pacto. Folha de São Paulo, São Paulo, 22 out. 1985. Caderno econômico, p. 13.

Ou

SOBRENOME, Prenome. Título do artigo. Título do jornal, local, página inicial e final, dia, mês e ano.

Ex.: LEAL, L. N. MP Fiscaliza com Autonomia Total. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 3, 25 abr. 1999.

A normalização de um trabalho acadêmico, apesar de trabalhoso, traz diferentes benefícios, como: registro correto do conhecimento científico-tecnológico, treinamento do nível técnico, diminuição de erros, melhor interpretação dos dados e facilidade para compreender as idéias.

Portanto, mãos à obra!

Prof. José Maria

SISTEMATIZAÇÃO DE APRENDIZAGEM

MEDIDAS DE PROTEÇÃO E SOCIOEDUCATIVAS

ATENTE PARA OS SEGUINTES CASOS HIPOTÉTICOS:

QUESTÃO 01

Mariana é uma criança com 8 anos, está cursando a 1ª série e sua professora, Fátima, suspeita que ela seja vítima de maus tratos e negligência familiar. Seus pais são separados há 5 anos e atualmente ela reside com a mãe, uma irmã de 5 anos e com o padrasto. A mãe trabalha como Doméstica durante a semana e tem que deixar as filhas com o padrasto, que já foi preso várias vezes por uso indevido de drogas e tentativa de estupro. Mariana arruma a casa todos os dias e vigia carros no estacionamento de um Supermercado, até tarde da noite, em companhia de sua irmã e do padrasto, que fica com todo o dinheiro. As aulas de Mariana começa às 7:15 da manhã, mas Mariana chega sempre atrasada, sonolenta e triste. Às vezes chega em sala chorando e dizendo que não queria deixar sua irmãzinha sozinha com o seu padrasto porque teme que ele possa lhe fazer mal. O comportamento da aluna em sala de aula varia de arredio para agressivo, sua aprendizagem está cada vez mais comprometida e seu olhar evidencia estado de depressão infantil. A professora de Mariana não conhece muito sobre a história de vida da aluna, pois todas as suas tentativas de conversar com a família foram frustadas, ninguém nunca compareceu. Assim, a professora resolveu não se preocupar mais com o caso, procurando não se envolver demais emocionalmente, uma vez que o padrasto da aluna é muito violento e que ela não sabe o que poderia fazer para ajudá-la. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (208.9 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com