TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - Tutela de Urgência

Por:   •  14/1/2019  •  Monografia  •  12.819 Palavras (52 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 52

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Curso de Direito

TUTELA DE URGÊNCIA ANTECIPADA E A REGRA DA ESTABILIZAÇÃO

NO CÓDIGO PROCESSUAL CIVIL DE 2015

BEATRIZ CRISTINA MENDES DA SILVA

Rio de Janeiro

2017.2

BEATRIZ CRISTINA MENDES DA SILVA

TUTELA DE URGÊNCIA ANTECIPADA E A REGRA DA ESTABILIZAÇÃO

NO CÓDIGO PROCESSUAL CIVIL DE 2015

Artigo Científico Jurídico apresentado à Universidade Estácio de Sá, Curso de Direito, como requisito parcial para conclusão da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso.

Orientador (a): Prof. (a). Tatiana Constancio Silva

                       

     

Rio de Janeiro

Campus Barra World

2017.2


TUTELA DE URGÊNCIA ANTECIPADA E A REGRA DA ESTABILIZAÇÃO NO CÓDIGO PROCESSUAL CIVIL DE 2015

Beatriz Cristina Mendes da Silva

Aluna do curso de Direito.

RESUMO: O presente trabalho versa sobre o instituto da tutela de urgência antecipada no Novo Código Processual Civil, especialmente, aquela requerida em caráter antecedente à propositura da ação, tendo em vista tratar-se de novidade relevante no direito brasileiro. A tutela de urgência antecipada sofreu uma série de transformações desde a sua introdução em nosso ordenamento jurídico até a fórmula atualmente consagrada pela legislação, na qual está inserta em um gênero mais amplo de tutela – a tutela de urgência. De forma breve, o presente artigo aborda as escolhas feitas pelo legislador ao uniformizar a tutela antecipada e a tutela cautelar quanto aos pressupostos comuns deste gênero de tutela. Aprofunda-se o estudo, sobretudo, no fenômeno da estabilização da tutela de urgência antecipada requerida em caráter antecedente. Por fim, são apresentadas as problemáticas relativas à regra da estabilização quanto à defesa do réu e a possibilidade da interpretação extensiva da regra para a tutela de urgência antecipada incidente. Para isso, se fez uso da tônica da instrumentalidade do processo como forma de responder tais questões e evitar-se conflitos na distribuição de justiça e na sistemática processual.

Palavras-chave: tutela de urgência; tutela de urgência antecipada; estabilização da tutela; acesso à justiça; tutela jurisdicional; instrumentalidade.

SUMÁRIO

1 Introdução. 2 Desenvolvimento. 2.1 Histórico. 2.1.1 Breve relato legislativo sobre o ingresso da tutela antecipada no direito brasileiro. 2.1.2 O anteprojeto de Lei n.13.105 de 2015 – Novo Código Processual Civil 2.2 Cognição sumária x Cognição exauriente 2.3 A tutela de urgência no Novo CPC. 2.3.1 A tutela de urgência cautelar. 2.3.2 A tutela de urgência antecipada. 2.4 O mecanismo da estabilização da tutela de urgência requerida em caráter antecedente. 2.4.1 O princípio da instrumentalidade das formas: a resistência do réu x a regra da estabilização. 2.4.2 A fórmula da urgência excepcional: a regra da estabilização estendida para outras formas de tutela de urgência. 3 Conclusão. 4 referências bibliográficas


1. INTRODUÇÃO

Desde a sua introdução no direito brasileiro, o instituto jurídico da tutela antecipada sempre suscitou muitas discussões, entretanto, podemos afirmar sem medo de erro que a existência de uma  técnica processual que se preocupa com a ação do tempo no processo se aproxima da ideia de um processo mais justo à serviço do direito material, no qual o direito de ação não é mais um acesso meramente formal à justiça, cumprindo assim o preconizado, em sentido mais profundo, por nossa Constituição Federal em seu art.5º, XXXV. Assim, entender o instituto da tutela de urgência antecipada como um provimento de mérito que satisfaz o direito material em tempo oportuno, para que não se perca a integralidade do direito reivindicado pelo litigante, é forma de se fazer uma leitura deste instituto como medida de justiça.

O termo antecipação sugere – até mesmo etimologicamente –  uma operação que consiste em realizar algo antes do tempo. Parte-se, pois, do pressuposto de que existe um tempo normal, um tempo-padrão, mas que poderá ser acelerado. O tempo-padrão é o processo de conhecimento ordinarizado que nasce vocacionado a certificar direitos mediante a procedimentos que respeitam a fase postulatória e a fase instrutória em contraditório amplo. Assim, em que pese a segurança jurídica que somente a cognição exauriente pode conceder, existem situações em que, necessariamente, é preciso entregar este direito material (que antes era somente prestado no momento da sentença) no início do processo e, até mesmo, antes do contraditório ser instalado.

Desta forma, a discussão de tema tão utilizado na prática forense se faz extremamente importante, muito em razão de certas modificações desde a sua introdução originária no direito brasileiro às atuais novidades referentes ao instituto da tutela de urgência antecipada pelo Novo Código de Processo Civil em 2015; especialmente, quanto à certas problemáticas trazidas com a possibilidade da estabilização da tutela de urgência antecipada em caráter antecedente.

O presente trabalho pretende compreender a tutela de urgência antecipada no Código de 2015, com destaque para aquela concedida em caráter antecedente à propositura da ação. Para isso, utilizar-se-ão os fundamentos da instrumentalidade do processo, inserindo essa tão apreciada técnica processual na perspectiva da efetividade da justiça e, especialmente, de uma tutela jurisdicional que se aproxime intimamente do direito material.

A metodologia aplicada neste trabalho é de cunho bibliográfico. Para isso, procurou-se utilizar o aparato teórico de doutrinadores instrumentalistas, tais como Cappelletti, Cândido Rangel Dinamarco e Luiz Guilherme Marinoni, além de artigos retirados da internet.

Para se atingir este objetivo, será feito um caminho lógico divido em quatro itens. Primeiramente, se fará análise histórica que situou a gênese da tutela de urgência dentro da transição de um estado liberal para o estado democrático de direito com o surgimento de novos direitos substanciais, desejando-se mudanças no direito processual civil que acompanhem a nova complexidade. Nesta etapa, também destacam-se as linhas mestras do trabalho do legislador por meio da exposição dos motivos do anteprojeto da Lei n.13.105 de 2015, e como algumas delas teriam influência no “desenho” atual da tutela de urgência antecipada. Em seguida, é preciso definir o que são as técnicas da cognição exauriente e da cognição sumária. Isto feito, se estudará a tutela de urgência no novo CPC como gênero, do qual são suas duas espécies: a tutela de urgência cautelar e a tutela de urgência antecipada. Por fim, será feita análise do mecanismo da estabilização da tutela de urgência antecipada requerida em caráter antecedente à luz da tônica instrumentalista do processo, demonstrando, por meio desta ótica, resposta à problemática da defesa do réu e à possibilidade de interpretação extensiva da regra da estabilização para outras formas de tutela de urgência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (85 Kb)   pdf (387.2 Kb)   docx (353.9 Kb)  
Continuar por mais 51 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com