TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO BIOETICA E BIODIREITO 10A

Por:   •  21/4/2016  •  Artigo  •  2.427 Palavras (10 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

        O povo brasileiro ainda encara o processo de mudança de gênero como um tabu. É comum ver e ouvir notícias que dizem respeito a agressões e atos de preconceito contra a classe transexual, sem falar nos constrangimentos que por vezes é guardado apenas no interior daquele que passou por situação tão difícil.

        Diante desse cenário, o Dep. Jean Wyllys e a Dep. Erika Kokay buscaram lutar pelos direitos no processo de mudança de sexo, lançando o Projeto de Lei 5002/2013 que trata sob muitos aspectos que ajudariam a regulamentar este ciclo que por si só já é de grande desgaste emocional.

        Com intuito de discutir a constitucionalidade do referido projeto, o presente artigo tenta compreender o sentimento que tomou os Deputados Federais e destrinchar alguns trechos comparando com a CF/88 e os direitos do adolescente de também poder participar deste processo de mudança de sexo, antes mesmo de completar a maioridade.


ESTUDO PARALELO DA PL 5002/2013 COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E AS LEIS PROTETIVAS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Cotidianamente o nosso ordenamento jurídico é bombardeado com mudanças culturais por causa do tempo. É completamente comum o ser humano desenvolver novas formas de convivência, novos meios de trabalho, novas formas de se locomover, novos hábitos.

        É impossível para o legislador, no momento da criação de determinada lei, ter noção das diversas formas que a sociedade vai empregar nas relações interpessoais do dia-a-dia, desta forma torna-se essencial a criação de novas leis que acompanhem o processo de evolução da sociedade.

        Diante do processo de formação de uma coletividade menos preconceituosa e com mais respeito ao próximo, já enfrentamos a luta contra a escravidão, as guerras e perseguições sofridas por religiosos, e a mais atual delas, a luta contra a discriminação de homossexuais e principalmente dos transexuais, pois existem números alarmantes de agressões físicas e verbais a essa classe social.

        De acordo com o Conselho Federal de Medicina, quando publicou a Resolução n. 1955/2010, transexual é aquele “portador de desvio psicológico permanente de identidade sexual, com rejeição do fenótipo e tendência à automutilação e/ou autoextermínio”, em outras palavras é aquele que tem rejeição ao seu corpo (partes que definem o gênero), desta forma se considera pertencente ao grupo do gênero oposto ao seu (traje, costumes, trejeitos).

        É nesta seara que o presente artigo tem como objetivo discutir o “Projeto de Lei 5002/2013” de autoria dos Deputados Federais Jean Wyllys e Érika Kokay, que dispõe sobre o direito à identidade de gênero, como também de analisar a referida PL e os princípios e garantias à dignidade da pessoa humana assegurados na nossa Constituição Federal e como também refletem no ECA.

        Diante da primeira leitura, é mister observar que a PL 5002/2013 carrega em seu texto um apelo, pela dignidade, pelo respeito, pela felicidade, e por outro lado mostra a força e a garra que esse grupo social conquista a cada luta.

        A Constituição Federal de 1988 em seu artigo 1°, inciso III, afirma que:

“Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

[...]

III - a dignidade da pessoa humana; ”

        A República Federativa do Brasil se fundamenta, ou seja, tem como um de seus pilares, a dignidade da pessoa humana. O dicionário Aurélio traz como um dos conceitos de dignidade “procedimento que atrai o respeito dos outros”, para tanto a dignidade da pessoa humana seria o respeito mínimo de um ser para com o outro.

        Ora se a lei maior do Brasil defende a dignidade para seus cidadãos, é de se entender que a PL promovida pelo Dep. Jean Wyllys e sua colega parlamentar é altamente constitucional, pois vem defender o direito do transexual assumir a identidade civil que já está fisicamente constatada. Vide um trecho da justificativa:

        De acordo com o Projeto de Lei, as pessoas transexuais não precisarão enfrentar o constrangimento de mostrar um documento que estampe uma figura masculina, quando na verdade o proprietário do documento é uma mulher de cabelos compridos e bolsa (ou vice-versa). A luz da Constituição, permitir que tal cidadão tenha sua aparência física estendida aos seus documentos civis, atrairá o respeito dos outros, ou seja, dignidade.

        Ao dar seguimento a leitura do texto constitucional, é possível encontrar outro artigo que se enquadra no objetivo da PL 5002/2013, que diz o seguinte:

“Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

[...]

IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”

        O inciso em questão trata do anseio que o Estado tem em promover o bem de todos e prega o não preconceito de uma forma geral. Ora, se o transexual deseja ser chamado por nome do gênero ao qual escolheu para si, qual seria o motivo do Estado lhe negar isto? Se a própria Constituição Federal defende o bem de todos. Isto sem falar que é uma forma de evitar o preconceito, já que a sociedade iria vê a pessoa da maneira que ela realmente é e não como algo fora do normal.

        E enfim é chegado o artigo 5º na CF/8, que compreende o rol da maioria das garantias fundamentais. O primeiro dispositivo que remete a PL 5002 é o inciso X, que diz:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

[...]

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;   

        O entendimento que ocorre no momento da leitura do dispositivo supracitado é de que é completamente assegurada a “inviolabilidade a intimidade, a vida privada e a honra...” o que cabe como uma forma de proteger o cidadão de situações que o constranjam por seus momentos em vida privada. Se partir do princípio de que a sexualidade é foro íntimo do ser humano, não existem brechas constitucionais que não concordem com as propostas do referido projeto de lei, visto que a mudança de nome salvaguardaria a intimidade e principalmente a honra, evitando constrangimentos tanto do transexual, como também daqueles que com ele se relacionam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (149.4 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com