TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO FINANÇAS CORPORATIVA

Por:   •  6/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.386 Palavras (6 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 6

FGVLAW – Pós Empresarial – Santo Andre 2020 Maio

Disciplina: Finanças Corporativas

Prof. Hsia Hua Sheng

Aluno: Jéssyca Peres Sanches

Parte 1:

Caso Juan*

*Caso adaptado do livro Brigham; gapenski; Ehrhardt, Administração Financeira, cap, 11, pag 450, 2001. Editora Atlas.

Contexto:

O Juan recentemente foi trabalhar para Golfinho Components Company, uma fornecedora de peças de reposição para automóveis no pós-mercado, com produtos da Chrysler, Ford e outros fabricantes de automóveis. O patrão dele, o CFO da empresa, acabou de entregar-lhe  os fluxos de caixa estimado para dois projetos propostos.

O projeto L envolve adicionar uma linha de produção de sistemas de ignição da empresa que vai produzir um “novo” produto adaptado da tecnologia atual; levaria algum tempo para abrir um mercado para esse novo produto.

O projeto S envolve adição de uma linha de produção de um produto existente que está vendendo bastante para nova classe emergente. Mas, o produto tende a perder publico após certo tempo.

Ambos projetos tem período de vida de 3 anos, pois a Golfinho pretende introduzir/adquirir uma nova geração de sistema que vai revolucionar a produção após 3 anos.

A partir de Demonstrações Financeiras e Balanço projetado, a equipe de analistas projetaram os fluxos líquidos esperados de caixa ($000)

Ano

Projeto L

Projeto S

0

-100

-100

1

10

70

2

60

50

3

80

20

   

A depreciação, os valores residuais, as necessidades de capital de giro líquido, e os efeitos dos impostos estão todos nesses fluxos de caixa.

O CFO também fez avaliações subjetivas do risco de cada projeto, e ele concluiu que ambos os projetos têm características de risco que são similares à média dos projetos da empresa Golfinho. A taxa mínima de atração exigida pela empresa é de 12%.

Juan deve agora determinar se um ou ambos os projetos deve ser aceitos. Suponhamos que vc seja Juan o que vc responderia as seguintes questões?

  1. Caso a empresa só possui $110.000 de orçamento para fazer investimento, qual projeto deve ser investido? Por que?  Utilizem os indicadores de avaliação e as regras de decisão para justificar sua resposta. (Resposta: Max 15 linhas)

Resposta:

VPL – PROJETO L

100     CHS   g  Cfo

10                 g  Cfj

60                 g  Cfj

80                 g  Cfj

12                 i   %

                     F   NPV

Resultado 13.702

VPL – PROJETO S

100     CHS  g  Cfo

70                g  Cfj

50                g  Cfj

20                g  Cfj

12                i  %

                    F  NPV

Resultado 16.595

TIR – PROJETO L

100    CHS    g  Cfo

10                 g  Cfj

60                 g  Cfj

80                 g  Cfj

                 F  IRR

Resultado 18,13%

TIR – PROJETO S

100    CHS   g  Cfo

70                 g  Cfj

50                 g  Cfj

20                 g  Cfj

                      F  IRR

 Resultado 23,56%

O melhor projeto para ser investido é o Projeto S comparado ao L, já que para o S temos TIR  de 23,56% e para L TIR de 18,13,  para S VPL  16.595 e para L VPL  13.702 sendo para o Projeto S TIR e VPL maior e tempo de payback menor.

  1. É possivel aplicar esse processo de analise de investimento em finanças pessoais? Por que? Discuta um exemplo próprio.  (Resposta: Max 15 linhas)

Respostas: Sim podemos aplicar esse processo de investimento nas finanças pessoais pois precisamos de orçamento, planejamento e fluxo de caixa para conseguirmos poupar e investir, definir prazos e metas. Temos possibilidades de aplicações financeiras como Tesouro Direto, CDB, LCI e LCA, ações e fundos de investimentos.

  1.  Suponhamos que a empresa teve um problema financeiro recentemente devido ao fracasso de um projeto de investimento junto com outra empresa multinacional. Agora, os credores estão monitorando “de perto” a empresa para honrar uma divida que vai vencer daqui a um ano. Com essa nova informação, qual projeto deve ser escolhido? Por que? (Resposta: Max 15 linhas)

Respostas: O Projeto S é o melhor para ser escolhido para investir tendo em vista que no primeiro ano possui um fluxo de caixa de 70 mil muito maior que o projeto L. O fluxo de caixa maior (mais rentável) traz mais tranqüilidade aos credores para o acompanhamento de perto do projeto e mais segurança para empresa honrar a dívida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com