TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO LOGISTICA

Por:   •  6/10/2015  •  Abstract  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

I – Leitura do Texto:

VIEIRA, Carolina Belli et. al. Motivação na Administração Pública: considerações teóricas sobre a aplicabilidade dos pressupostos das teorias motivacionais na esfera pública. Revista ADMpg Gestão Estratégica, v. 4 n. 1, 2011.

1 – Qual o objetivo principal que o texto lido apresenta?

O referido texto tem como objetivo principal, demonstrar, que a ideia de motivação no serviço público não está tão distante da realidade, e que através das teorias de motivação, os gestores de pessoas podem motivar os servidores públicos sim.

2 – Comente as particularidades da Administração de Recursos Humanos na Gestão Pública.

A administração de Recursos Humanos na gestão pública ainda é muito ausente, pois, a legislação que regula as relações de trabalho no setor público tem caráter protecionista e inibidor da atividade de empreendedor. Como exemplo, temos a aplicação indiscriminada da estabilidade para os servidores públicos civil submetida a regime de cargo público, o que impede a demissão de funcionários de baixa produtividade, o que desestimula muito os servidores, que cumprem seus deveres não tendo seu esforço reconhecido e recompensado de forma justa.

Em 1988, com o advento da Carta Magna, ou seja, a Constituição Federal, e através da Lei 8.112/1990, iniciou-se o processo de uniformização do tratamento a todos os servidores da administração direta e indireta, limitando-se o ingresso ao concurso público, o que na relação da administração de recursos humanos, tornou-se restrita ainda mais a capacidade operacional do governo, dificultando a adoção de mecanismos de gestão de recursos humanos, baseados nos princípios de valorização pelo desempenho profissional buscando melhoria dos resultados das organizações e da qualidade dos serviços prestados.

Pode-se destacar ainda, a extensão do regime estatutário para todos os servidores civis, aumentando o numero de servidores estáveis, o que encareceu muito os custos da máquina administrativa, e muitos funcionários passaram a não valorizar seus cargos, na medida em que a distinção entre eficiência e ineficiência perdeu relevância, o que dificultou ainda mais os administradores públicos em motivar os servidores dos seus quadros de pessoal.

Com relação ao quadro técnico, gerencial e operacional, existe uma deficiência da administração de recursos humanos em criar um sistema de incentivos para o profissional, não existindo uma política de formação, treinamento e desenvolvimento profissional.

Quanto ao sistema de remuneração, existe um desequilíbrio, pois existem servidores públicos com baixa qualificação, em funções operacionais que são bem remuneradas, e servidores em cargos de nível superior que são mal pagos.

3 – Os autores do texto defendem que é preciso repensar e reavaliar o sistema de motivação dos servidores públicos brasileiros. Assim, a que fator principal está relacionado à motivação desses servidores e por que?

O fator principal está relacionado com o sentido de missão do servidor, tendo em vista, que a atividade do estado está diretamente voltada para interesse público e o bem comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com