TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO:CASOS DE EMPREENDEDORISMO

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 2

FTC - FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS
CURSO: DIREITO                            5° SEMESTRE - NOTURNO
DISCIPLINA: LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMO
PROF: NORMA MENDES
ALUNOS: Diego Roberto, Roberval Aragão, Henrique Araújo, Vinicius Saulo, Ubiratan Viana.

TRABALHO: CASOS DE EMPREENDEDORISMO

1 - Referência bibliográfica do texto:
Módulo de Liderança e Empreendedorismo, do Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia S/C Ltda. Produzido por Raul Marques Leite de Souza.

2- Ideia central do texto:
Apresentar exemplos de empreendedores contemporâneos (Steve Jobs e Abílio Diniz) que venceram barreiras, mostrando um perfil voltado para a idealização de ações, correndo riscos do negócio e desenvolvendo um processo visionário.

3- Ideia secundária do texto:
Fazer com que esses exemplos sirvam de lição para quem deseja empreender e expandir seus negócios. Para que possam se espelhar neles, utilizá-los como estímulo.

4- Argumentos:
Primeiramente apresenta-se argumentos no sentido de demonstrar as dificuldades enfrentadas pelos empreendedores no começo da “carreira”, e que somente com determinação, persistência, inovações e coragem é possível chegar ao patamar que eles chegaram, a ponto de construírem, no caso de Abílio, um dos maiores empreendimentos do Brasil, o grupo pão de açúcar. E, no caso de Jobs, uma das marcas mais valiosas do planeta, a apple.

5- Aspectos em destaque:
A questão da inovação, que
se faz presente no contexto do empreendedorismo, pois oferece o despertar criativo do profissional para a invenção do novo. E pode acontecer no âmbito pessoal ou empresarial, sendo que o profissional desenvolve seus talentos para operacionalizar seus sonhos, ideias e demais características. É a inovação que distingue um líder de um seguidor.

6- Articulação de ideias do texto com a dimensão pessoal profissional e moral no âmbito da convivência junto à gestão de pessoas:
O processo empreendedor se desenvolve no âmbito pessoal, através do despertar do espírito empreendedor, uma motivação para realizar e transformar algo novo. Assim é o empreendedorismo, uma vertente latente em cada um de nós. Precisamos apenas saber aproveitá-lo.
Isso fica em evidência, por exemplo, quando o texto trata que n
a década de 1990, Abílio Diniz deu uma renovada na busca do equilíbrio pessoal e com isso veio o reencontro com o sucesso dos negócios. Com determinação e disciplina, ele lançou o grupo Pão de Açúcar em um longo ciclo de expansão e lucros.

7- Uma pergunta ou um comentário relacionado ao tema trabalhado:
A limitação do empreendedorismo está diretamente relacionada ao limite da coragem, criatividade e determinação do homem.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (110.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com