TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabalho de Economia; valor de uso, valor de troca e mercado

Por:   •  22/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

PONTÌFICA UNIVERSIDADE CATÒLICA DE MINAS GERAIS

Graduação em Direito

Turno: Noite

TRABALHO DE ECONOMIA

Belo Horizonte

2017

VALOR DE TROCA:

Valor de troca é a faculdade que a posse de determinado objeto oferece de comprar com ele outras mercadorias. Valor de troca é a capacidade de obter riquezas. 

Smith parte da concepção de que a troca das mercadorias é, na realidade, a troca do trabalho necessário para a produção dessas mercadorias. Embora o valor de troca de determinado bem seja dado pelo trabalho que nele foi empregado, o que acontece é que esse valor nas mercadorias é estimado pela quantidade de moeda que o possuidor recebe em troca dele.

Para Marx, o valor de troca é determinado pela quantidade de trabalho contida na força de trabalho, ou seja, pelo trabalho socialmente necessário para produzir os meios de subsistência, em determinado momento histórico. Na teoria subjetiva de valor, Menger define valor de troca como a importância que determinados bens têm para os indivíduos. Isso porque a propriedade desses bens lhes permite satisfazer suas necessidades por meio da troca deles.

VALOR DE USO:

Para Adam Smith, é a utilidade de um objeto.

Para Marx, o valor de uso não é concebido como uma categoria natural, mas como uma categoria específica da economia política. No âmbito da produção capitalista o valor de uso assume determinações sociais específicas, que configuram sua função no interior da produção e da circulação do próprio valor de troca.

Para Menger, teórico da subjetividade do valor, valor de uso é a importância que adquirem os bens, enquanto asseguram a satisfação das necessidades, em circunstâncias tais que, se não dispuséssemos deles, não poderíamos satisfazê-las.

MERCADO:

Em sentido geral, o termo designa um grupo de compradores e vendedores que estão em contato suficientemente próximo para que as trocas entre eles afetem as condições de compra e venda dos demais.

O mercado pode ser entendido como o local, teórico ou não, do encontro regular entre compradores e vendedores de uma determinada economia.

RELAÇÂO ENTRE VALOR DE USO, VALOR DE TROCA E MERCADO:

A relação entre o valor de uso e o valor de troca é uma relação de dependência. O valor de uso compõe o “suporte material” do valor de troca. O valor instituído no processo produtivo carece transformar-se em valor de troca mediante sua consumação no mercado. Isso, no entanto, só é plausível se o valor produzido estiver incorporado num conjunto de valores de uso que satisfaçam às necessidades dos consumidores. A função do mercado é promover a interação entre compradores e vendedores, pois mesmo que um sistema esteja em equilíbrio, ainda ocorre à troca de mercadorias.  O mercado é o “centro de controle” do valor de uso e do valor de troca e onde existem as ofertas de bens e serviços. Portanto, para que não haja uma grande disparidade entre ambos, o mercado “controla” e orienta tudo aquilo que esta relacionado a economia, para que sempre exista um equilíbrio econômico geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (33.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com