TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral da Execução

Por:   •  4/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 4

TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO

Professor Renê Hellman

Doutrina: O Processo de Conhecimento transforma o fato em direito e o Processo de Execução ou a fase de Execução transforma o direito em fato.

O papel da execução civil é transformar esse direito que foi declarado, que foi oferecido, em fato, entregar o bem que a pessoa esta perseguindo naquele processo. É por isso que se fala que o Processo de Conhecimento transforma o fato em direito e o Processo de Execução ou a fase de Execução transforma o direito em fato.

Princípios

1 – Princípio da Realidade/Responsabilidade Patrimonial – Art. 789, CPC: Indica que toda execução é real, ou seja, irão responder pela execução os bens do devedor e não a sua própria pessoa. Não se trata de uma execução penal, e no âmbito da execução civil quem responde são os bens da pessoa, do executado. A exceção a isso é no caso de execução de Alimentos, que nesse caso está se tratando de uma necessidade de preservação de um direito muito caro, o direito de receber alimentos.

2 – Princípio do Resultado/Satisfatividade/Primazia da Tutela Especifica ou da maior coincidência possível: o devedor deve arcar com todos os ônus financeiros que decorram do processo ou da fase de execução, e depois que ele arcar com todos esse ônus financeiros  a (própria dívida, juros, correção monetária, honorários advocatícios, custas processuais) é que a sua obrigação será considerada satisfeita. A execução não pode ser um instrumento de castigo ou de sacrifício ao devedor.

3 – Princípio da Utilidade: ela tem que ser útil ao credor, seguindo a mesma linha do resultado, que a execução não pode ser um instrumento de castigo ou de sacrifício ao devedor.

4 – Princípio da Disponibilidade: se o resultado lógico é a satisfação do credor, ele poder então, caso queira, dispor desse direito de ver cumprida aquela obrigação como bem lhe aprouver, ele pode desistir da execução e não depende da concordância do devedor.

Artigo 775, p. ú ,CPC: Pode o credor desistir e não necessita da anuência do devedor, se a defesa apresentada pelo devedor em um cumprimento de sentença que é a impugnação ou execução de titulo extrajudicial que são os embargos do executado, versarem apenas sobre questões processuais, não sendo mérito, discutindo questões de natureza formal o credor pode desistir desde que pague as custas e os honorários advocatícios da outra parte. Se o executado estiver alegando natureza de mérito não seja nenhuma questão processual aí ele precisa concordar com a desistência.

5 – Princípio Especificidade: a execução deve propiciar o credor na medida do possível aquilo que ele obteria se a obrigação fosse cumprida voluntariamente, é devida a substituição pela prestação pelo equivalente em dinheiro quando seja impossível obter aquela prestação ou quando haja recusa na prestação de fato.

6 – Princípio da Adequação: os meios executórios devem sem adequados aos fins a que se destinam. Ex.: Execução de Alimentos – prisão, por se tratar de um direito de determinar alimentos a um incapaz.

7 – Princípio Ônus da Execução: o devedor que está em mora com o credor deve suportar todos os ônus que são decorrentes da execução, além da obrigação que deu ensejo aquela execução. Art. 831, CPC.

8 – Princípio da menor onerosidade para o devedor/menor gravosidade/prejuízo: havendo dois ou mais meios de satisfazer o direito do credor, será escolhido o menos gravoso para o devedor. A execução não tem como fim punir o executado, mas sim satisfazer o interesse do exequente (art. 805, CPC). Incube ao executado indicar os meios menos gravosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (167.7 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com