TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral do Adimplento

Por:   •  13/6/2015  •  Artigo  •  4.433 Palavras (18 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

MARCELO RIBEIRO MARMO

TEORIA DO ADIMPLEMENTO SUBSTANCIAL

São Luís - MA

2014

MARCELO RIBEIRO MARMO

TEORIA DO ADIMPLEMENTO SUBSTANCIAL

Artigo Científico apresentado a Professora Priscilla Ribeiro para a obtenção da terceira nota da disciplina Direito Civil II.

São Luís – MA

2014

INTRODUÇÃO

O presente estudo tem o objetivo de demonstrar as formas especiais de pagamento e, em especial, o adimplemento substancial. A Teoria do adimplemento substancial, embora não regulada por nosso ordenamento pátrio, é uma solução jurídica adotada por nossa jurisprudência e por alguns doutrinadores.

Para um melhor entendimento, o estudo foi tratado do adimplemento das obrigações com toda sua parte conceitual e dos princípios que o norteiam. Foi realizada também uma análise do texto legal dos que devem pagar e daqueles a quem se deve pagar, a fim de que não obste qualquer dúvida sobre a possibilidade de que as partes envolvidas no negócio jurídico possam, de acordo com suas necessidades, adimplir suas obrigações pelo instrumento do adimplemento substancial.

O adimplemento das obrigações

No direito brasileiro, o legislador buscou regulamentar o adimplemento das obrigações tratando dos meios necessários para que o credor possa obter o que lhe é devido, compelindo o devedor a cumprir a obrigação. A finalidade pretendida pelo legislador é, portanto, a extinção da obrigação.

O conceito de pagamento pode ser a execução de qualquer espécie de obrigação; adimplemento em cumprimento de qualquer espécie de obrigação; realização voluntaria da prestação debitória, tanto quando proceder do devedor como quando provém de terceiro, interessado ou não na extinção do vínculo obrigacional.

Princípios aplicáveis ao cumprimento da obrigação:

i) da boa-fé ou diligencia normal: aplicasse às partes envolvidas, mais especialmente ao devedor que deve obrigar-se não somente ao que está estipulado no contrato, mas também por todas as consequências dele advindas;

ii) da pontualidade: exige que não só a prestação seja cumprida no tempo estipulado em contrato, mas também que seja feito de forma integral, pois somente dessa forma o obrigado será desonerado.

Um dos princípios específicos do adimplemento é o princípio da correspondência, que se traduz na identidade entre a prestação idealizada e a prestação efetivamente realizada, pois o adimplemento, como afirmado acima, depende da exata satisfação da prestação devida. O artigo 313 do Código Civil expressa o princípio da correspondência, ao estabelecer que "o credor não é obrigado a receber prestação diversa da que lhe é devida, ainda que mais valiosa".

Por seu turno, o princípio da integralidade ou da não-divisibilidade significa que o credor não é obrigado a receber em prestações periódicas se assim não se convencionou, mesmo que o objeto da prestação seja divisível, como dispõe o artigo 314 do Código Civil: "ainda que a obrigação tenha por objeto prestação divisível, não pode o credor ser obrigado a receber, nem o devedor a pagar, por partes, se assim não se ajustou".

O pagamento pode ser efetuado:

a) voluntariamente;

b) por meio de execução forçada, em razão de sentença judicial.

A Natureza jurídica do pagamento é ato jurídico em sentido amplo, pertencente à categoria dos atos lícitos, podendo ser ato jurídico em sentido estrito ou negócio jurídico, bilateral ou unilateral, conforme a natureza especifica da natureza da prestação.

Em regra é negócio jurídico bilateral, ou seja, tem natureza contratual, resultando de um acordo de vontades e estando sujeito a todas suas normas.

Para que o pagamento produza seu principal efeito que e extinguir a obrigação, devem estar presentes seus requisitos essenciais de validade, que são:

a) a existência de um vínculo obrigacional, ou seja, de um débito;

b) a intenção de solvê-lo (animus solvendi): a intenção do devedor de extinguir a obrigação, bastando a mera intenção, não se exigindo, todavia, uma vontade qualificada, nem mesmo uma vontade dirigida à extinção da relação obrigacional;

c) o cumprimento da prestação deve ser feito pelo devedor, por seu sucessor ou por terceiros, como previsto nos artigos 304 e 305 do Código Civil;

d) a pessoa que efetua o pagamento (solvens);

e) a pessoa que o recebe (accipiens): exige-se também a pessoa do credor, do seu sucessor ou de quem de direito os represente (artigo 308, CC).

Uma vez o pagamento efetuado a quem não desfruta dessas qualidades é indevido e propicia o direto à repetição do indébito.

De quem deve pagar

No Título do Código Civil destinado ao adimplemento e extinção das obrigações, o legislador inicia definindo quem pode extinguir a dívida por meio do pagamento:

“Art. 304. Qualquer interessado na extinção da dívida pode pagá-la, usando, se o credor se opuser, dos meios conducentes à exoneração do devedor.”

Interessado é quem tem interesse jurídico na extinção da dívida, isto é, quem está vinculado ao contrato, como o fiador, o avalista, o solidariamente obrigado, o herdeiro, o adquirente do imóvel hipotecado e o sublocatário: são os sujeitos que podem ter seu patrimônio afetado caso não ocorra o pagamento.

O principal interessado na solução da dívida, a quem compete o dever de paga-la, é o devedor, mas os mencionados também são a ele equiparados na condição de interessados pois tem legitimo interesse no cumprimento da obrigação.

Conforme previsto no dispositivo legal, uma vez efetuado o pagamento, sub-roga-se a eles o direto do credor: “art. 346. A sub-rogação opera-se, de pleno direito, em favor:... III - do terceiro interessado, que paga a dívida pela qual era ou podia ser obrigado, no todo ou em parte.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (228.9 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com