TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral do Estado & Ciência Política EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ESTADO

Por:   •  11/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria Geral do Estado & Ciência Política

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ESTADO

Muitas vezes para se entender a evolução de algo, e preciso que olhe o decorrer de sua historia, e dentro da evolução do Estado, existem 8 tipos de Estado, entre eles: Estado oriental, grego,romano, medieval, feudal, moderno, liberal e social.É bom observarmos que na evolução do Estado, a coisas que ocorrem, que se destacam entre cada período, são diferenças e semelhanças que conseguem se destacar um do outro, marcando bem o desenvolvimento.

a)Estado Antigo:São os grande impérios da antiguidade , com características de natureza unitária, religiosidade,despotismo.

b)Estado Grego: (776 e 323 a.C.) Originário da Grécia antiga, caracterizado por polis, com características autarquia, auto-suficiência, liberdade política, restrições a liberdade individual, e conceitos da cidadania restritos.

c)Estado Romano (753 a.C.), os civitas, império grande, que se expandiu por toda a Europa, Oriente médio e norte da África, tendo o senado com um dos órgãos mais importantes dentro do Estado, cidadãos democráticos, e todas as leis e regras eram votadas nas praças públicas, sem esquecer de mencionar o golpe de Estado que aconteceu, fazendo com que Julio Cesar tomasse o poder, teve um vasto território derivados a grandes ataques cruéis.

d)Estado Medieval: Com a queda do Império Romano, toda a cidade foi abandonadas, com isso o cristianismo teve influencia, assim começando a surgiu o grande poder das igrejas.

e) Estado Moderno: (Sec. XI em diante), surgimento da burguesia e reis, prevalecimento do imperio Sobre as Igrejas.

No surgimento do Estado, se une três teorias: o Estado existe desde que o ser humano surgiu, outra teoria também e que o Estado surgiu pela evolução natural da sociedade, derivando assim de espécies de sociedade, e outra teoria em que o Estado surgiu a partir do momento em que eles adquiriu características próprias e definitivas, que só consta no Estado Moderno.E para formação original do Estado, existem duas teses, que o Estado surgiu naturalmente, saindo da raiz de outras sociedades, obtendo uma evolução voluntaria, sem que tenha um objetivo próprio para sua criação. E outra tese que, apresenta a formação do Estado de forma contratual, por um ato de objetivo de formação.

Entre as origens naturais, pode ser citada a: Origem patriarcal, onde o Estado surgiu a partir da família, atos de força e dominação, onde o Estado surgiu quando um grupo dominava outro grupo, filósofos também aprovam que o Estado surgiu pelos motivos econômicos e patrimoniais, e a mais aceita ate então, a que o Estado surgiu pela evolução natural da sociedade. Suas formações derivam da formação de um Estado onde não havia Estado antes, também onde novos Estados surgem a partir de Estados que já existiam, e de forma artificial, através de acordos entre outros.

No Estado de hoje, não existem momentos certos para que um Estado seja formado, e necessário que ele seja aceito pelos demais Estados, mais não que isso seja um fator exigente para que surja um Estado. No Estado Contemporâneo, existe a racionalização do governo, e a forma de fortificar o governo através da forma democrática, em relação a essa racionalização do Estado, tem-se a parte em que o Estado concentra-se em um esforço com seus governantes, e a parte da democracia neste Estado Contemporâneo, e a busca da sociedade pela liberdade de expressão e valorização do ser humano, onde surge um conceito de cidadania, direito social, tendo em mãos da sociedade, o futuro para o segmento do Estado, para sua evolução e crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com