TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Infantil no Brasil

Por:   •  3/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 3

Uniesp/Faimi

TRABALHO INFANTIL NO BRASIL

9° Semestre /Noturno

Docente: Angélica H Lima

Discente: Patrícia Cassia de Melo

Patrícia Cassia de Melo

TRABALHO INFANTIL NO BRASIL

Trabalho solicitado para a disciplina Trabalha de Conclusão de Curso – TCC II sobre supervisão da professora Angélica H. Lima

União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo

2016

Trabalho Infantil no Brasil

    O presente trabalho abordará um assunto que é de suma importância a qualquer nação, a exploração do trabalho infantil, pois no caso do Brasil, um país emergente, tem como causa fundamental do trabalho infantil a condição de pobreza de uma grande parcela da população.

    Bem como a falta de um sistema de educação mais abrangente e a ausência de instrumentos legais e de programas integrados para o combate do trabalho infantil interligado a uma ordem política e cultural.

    Tais problemas são apontados como da utilização da mão-de-obra de meninos e meninas no Brasil. A maioria das atividades infantis no Brasil esta concentrada nas regiões, Nordeste, Sudeste, e Sul, sendo que a região Nordeste lidera o ranking do trabalho infantil, seguida das regiões Sudeste, Sul, Centro Oeste e Norte, segundo dados do Instituto Brasileiro de Estatísticas e geografia, (http://agenciabrasil.ebc.com.br/).

   Existe uma área que engloba nove Estados brasileiros pertencentes à Bacia amazônica conhecida como área de vegetação amazônica.

      A qual representa 61% do território brasileiro – mais de 267 mil crianças e adolescentes entre 5 e 14 anos trabalham em alguma atividade, muitas delas, irregulares, insalubres e perigosas. Dos meninos e meninas dessa faixa etária que trabalham no Brasil, 19,36% estão na Amazônia Legal. Isto representa que 5% das crianças e adolescentes que moram nessa região têm mão de obra explorada, os estados de Rondônia e Tocantins ocupam as 2ª e 3ª posições no ranking nacional do trabalho infantil com 26.669 e 21.864 casos (8,94% e 8,12%) respectivamente, segundo dados obtidos pelo (2016 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Justificativa:

    Este projeto se justifica pela necessidade social de ampliação da rede formal ou informal de combate ao trabalho infantil e tem a expectativa de que o desenvolvimento da pesquisa se apresente como uma estratégia de ampliação de formação não só acadêmica, mais sim como instrumento de formação de consciência e responsabilidade social.

     E que se estimule a atividade científica do graduando, já que o colocará em contato com os fundamentos científicos de compreensão sobre o fato em questão.

Objetivos Gerais:

    Orientar os alunos da Faculdade Unesp/Faimi bem como cidadãos ao combate ao trabalho infantil. Reunir informações para elaboração de uma cartilha informativa e formadora de opinião, com vistas à conscientização da sociedade civil acerca dessa gravíssima questão social, na qual crianças que trabalham sofrem uma perda que compromete o seu futuro.

Objetivos Específicos:

 

a) possibilitar que os alunos com pouca disponibilidade de tempo para as atividades complementares analisem os fatos acima relatados;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com