TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Direito Societário

Por:   •  27/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Dereito Societário S.A

Módulo: 0520-0_1

Aluno: Patrícia de Andrade Pereira

Turma: PGO_DSSAPOSEAD-36_04052020_1

Tarefa: Individual

Introdução

Delimitação da Consulta

O consulente, sócio de uma companhia aberta, a qual teve o patrimônio extinto dando origem a 3 (três) nova pessoas juridicas pelo processo de cisão total mediante decisão do Conselho de Administração em Assembleia Geral Extraordináira após um processo de recuperação judicial com a finalidade de reequilibrar a atividade empresarial, possuía em seu corpo de acionistas um detentor de ação de fruição que havia amortizado o investimento feito no passado. Tendo em vista que a cisão ocorreu redução patrimonial e que os acionistas serão reembolsados parcialmente, a questão que se coloca diz respeito a como se deve proceder em relação ao titular da ação de fruição.

Desenvolvimento

Das conceituações

As Sociedades Anônimas tem o seu capital dividido por ações. O estatuto da empresa fixará o número de ações que irá compor o capital e informará se as ações terão ou não valor nominal. No caso das ações terem valor nominal, todas terão o mesmo valor que não podem ser inferior ao valor fixado pela CVM. As ações podem ser:

Ações Ordinárias – Não podem ser divididas por classe. Concedem aos acionistas o direito de voto e é entre os acionistas com ações ordinárias que se detem o controle da empresa.

Ações Preferenciais - Podem se divididas por classe. Concedem preferências aos detentores como a distribuição de dividendos, por exemplo. Porém, os acionistas com ações preferenciais podem não ter os mesmos direitos estabelecidos no estatuto, como o direito de voto.

Ações de Fruição – São ações emitidas em substituição as ações amortizadas integralmente.  Essas ações não representam parcela do capital, como as ações ordinárias e preferenciais e, apesar dos titulares das ações de fruição não possuírem direito a voto, os seus direitos devem ser estabelecidos no estatuto da empresa.

Da amortização de ações

O processo de amortização de ações ocorre quando a companhia distribui aos seus acionistas, a título de antecipação e sem redução do capital, o valor que lhe seria de direito em caso de liquidação da companhia. A amortização pode abranger todas ou, apenas, uma das classes. Pode ser parcial ou integral e, quando ocorre a amortização integral da ação, as ações amortizadas integralmente podem ser substituídas por ações de fruição.

O resgate de ações pode ou não beneficiar o acionista dependendo da fase financeira que esteja a empresa, por esse motivo, para que haja o resgate de ações, deve ser aprovado, em assembleia especial, por metade das ações da classe atingida de acordo com o §6º do artigo 44 da lei 10303/2001.

Cabe ressaltar, também, que, no caso de liquidação da companhia, as ações amortizadas, ou seja, de fruição, só concorrerão ao acervo líquido após asseguradas as ações não amortizadas, conforme § 5º do art 44 da Lei 6404/76.

Da extinção da companhia

De acordo com o artigo 219 da lei 6404/76, a extinção da companhia ocorre mediante encerramento da liquidação ou por reorganização societária (incorporação, fusão e cisão).

A extinção da companhia através da liquidação, inicia-se através da dissolução que é quando se desfaz o vínculo contratual. Após a fase da dissolução, ocorre a fase da liquidação, momento em que ocorre a realização do ativo e pagamento das obrigações. Se após o pagamento de todas as dívidas, houver saldo positivo, o saldo remanescente é distribuído aos acionistas, de acordo com a participação de cada um. Somente, após a liquidação, que a companhia é extinta.

Na extinção da companhia através da cisão total, uma das formas de reorganização societária, o patrimônio da socidade cindida é transferido totalmente para as novas pessoas jurídicas e as sociedades que absorverem as parcelas do patrimônio da sociedade cindida sucederão a esta, na proporção dos patrimõnico líquidos transferidos e responderão solidariamente pelas obrigações da companhia extinta.

Quanto aos acionistas da sociedade cindida, estes recebem cotas ou ações da nova sociedade, transformando-se, consequentemente, em acionistas da nova sociedade após o processo de cisão.

Vale ressaltar que há jurisprudência em que o julgado cita a responsabilidade solidária em caso de cisão total, apenas.

COMERCIAL E PROCESSUAL CIVIL. RECURSOS ESPECIAIS. ENERGIA ELÉTRICA.

PORTARIAS 38 E 45/86 DO EXTINTO DNAEE. RESTITUIÇÃO. ILEGITIMIDADE DA ANEEL CISÃO PARCIAL. CRÉDITO ANTERIOR À OPERAÇÃO RECONHECIDO POSTERIORMENTE. ARTS. 229, § 1º E 233, PARÁGRAFO ÚNICO DA LEI 6.404/76. TRANSFERÊNCIA DE ENCARGOS. INEFICÁCIA EM RELAÇÃO A CREDOR QUE, À ÉPOCA, NÃO PODIA SE OPOR.

1. "É pacífica a jurisprudência desta eg. Corte no sentido de que a União, sucedida pela ANEEL, é parte ilegítima para figurar no pólo passivo das ações relativas às majorações de tarifas de energia elétrica, promovidas por empresas usuárias contra concessionárias de serviço público de energia elétrica" (STJ - 2ª Turma, AgRg no AG nº 478.841- SP, Rel. Min. Peçanha Martins, DJU de 16.05.05).

2. O patrimônio social constitui, via de regra, a garantia dos credores da pessoa jurídica. Com a cisão, ocorre transferência da totalidade ou de uma parcela do patrimônio da sociedade cindida para outras sociedades, fato que reduz a garantia dos credores da sociedade original.

3. No caso de cisão total, as sociedades assim originadas respondem, em solidariedade, pelas obrigações da companhia que se extingue (artigo 233).

4. Tratando-se de cisão parcial, via de regra, também prevalece a solidariedade, a menos que no ato de reestruturação societária exista disposição em sentido contrário. Neste caso, tendo sido afastada a solidariedade entre a sociedade cindida e as sociedades que vierem a absorver parcela do patrimônio cindido, os credores anteriores à cisão podem se opor à estipulação de ausência de solidariedade com relação a seus créditos, mediante o envio de notificação à sociedade no prazo de 90 dias a contar da publicação dos atos da cisão.

5. Em relação aos credores com títulos constituídos após a cisão, mas referentes a negócios jurídicos anteriores, não se aplica a estipulação que afasta a solidariedade, já que, à época da cisão, ainda não detinham a qualidade de credores, portanto, não podiam se opor à estipulação. Esta interpretação dos arts. 229, § 1º c/c 233, parágrafo único, da Lei n.º 6.404/76 garante tratamento igualitário entre todos os credores da sociedade cindida.

6. Recurso especial da ANEEL conhecido em parte e provido. Recurso da Rio Grande Energia S/A improvido.

(REsp 478.824/RS, Rel. Ministro CASTRO MEIRA, SEGUNDA TURMA, julgado em 24/08/2005, DJ 19/09/2005, p. 250)

Conclusão

À vista das razões expostas, conclui-se, em resposta à consulta que me foi formulada que:

           Considerando que a amortização que gerou a ação de fruição concedeu ao acionista, antecipadamente, o recebedimento do valor que lhe caberia no caso da extinção da companhia, a ação de fruição não faz parte do capital social da companhia, a cisão da companhia ocorreu com redução patrimonial, consequentemente, os acionistas detentores de ações não amortizadas foram reembolsados parcialmente  e que o § 5º do art 44 da Lei 6404/76 diz que ocorrendo liquidação da companhia as ações amortizadas só  concorrerão ao acervo líquido depois de assegurado o direito das ações não amortizadas, não caberá ao detentor da ação de fruição participar do distribuição do acervo líquido.

É o parecer.

Rio de Janeiro, maio de 2020.

Referências bibliográficas

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404consol.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10303.htm

Iudícibus, S; Martins, E; Gelbcke, E.R; Santos, A. Manual de Contabilidade Societária. Editora Atlas, 2010.

Cruz, A.S. Direito Empresarial. Editora Método, 2020.ir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (204.1 Kb)   docx (966.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com