TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de metodologia

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

Violência e Discriminação Mantêm as Desigualdades Entre os Sexos

  A violência sobrepõe todas as formas de opressão a que estão submetidas às mulheres. Encontra-se na esfera privada e pública e expressa o limite extremo da dominação masculina. O funcionamento da sociedade permite a tolerância aos atos violentos contra as mulheres, pois, a existência deles não é ignorada no contexto sócio – político em que vivemos. A exploração da força de trabalho de reprodução e produção das mulheres sustenta a hierarquia social masculina. A manutenção das mulheres num patamar de inferioridade permite o controle do sistema econômico e político de exploração e opressão, pois tolhe seu potencial de resistência, de ação e de decisão.

   A violência reforça e reitera a discriminação contra as mulheres e as colocam em condição de subalternidade em diversas áreas da vida, levando a receberem menores salários do que os homens e terem muito menos oportunidades de terem acesso a espaços de poder e decisão.

  Dados dos estudos sobre “Demografia e Gêneros” mostram que 46,7% das mulheres, em 2007, participavam do mercado de trabalho, o que, certamente, deve ter aumentado a renda familiar, mas mesmo assim,  os homens ainda não compartilham das atividades domésticas. 89,7% das mulheres que trabalham fora, também fazem o trabalho doméstico. Outra questão apresentada é que apesar das transformações na estrutura familiar, esta ainda se mantém discriminando as mulheres, sobrecarregando e isolando-as, o que fez com que os analistas concluíssem que a família é “a esfera social mais refratária e resistente em direção à igualdade entre mulheres e homens”. Isto resulta numa parcela significativa impedida de ter uma efetiva participação social e política que são as mulheres.

  • A inferioridade das mulheres no mercado trabalho.
  • Violência contra a mulher na sociedade em que vivemos.
  • Participação Mulheres no mercado de trabalho aumentando assim a renda familiar.
  • A descriminação sofrida tem uma elevação, porém  o contato social está direcionando a igualdade entre os sexos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com