TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre empresas

Por:   •  19/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.234 Palavras (13 Páginas)  •  1.497 Visualizações

Página 1 de 13

 

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

 

 

 

 

 

 

 

FACULDADE DE DIREITO

 

 

 

 

 

 

 

 

DIREITO DE EMPRESA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

               Yon Raposo de Freitas - TIA 41536797

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                           

Introdução:

Este trabalho tem por objetivo analisar o significado de Direito Empresarial e Direito Comercial, observando as características de empresa e empresário, buscando observar a influência da sociedade.
          Hoje em dia a empresa exerce uma importante função econômica na sociedade, pois é considerada uma das principais atividades econômicas para a produção ou circulação de bens ou de serviços.          
          Na sociedade moderna a empresa passa a ser participativa e, faz parte de um conjunto de regras e normas, que compõem um grande conjunto de benefícios para a sociedade.                                        
         A empresa traz um grande equilíbrio na sociedade, exercendo uma atividade social muito intensa nesse sentido.
        Nos dias de hoje, o direito comercial não se preocupa apenas com comércio, mas sim de toda e qualquer atividade econômica exercida com profissionalismo, de intuito lucrativo e finalidade de produzir ou fazer circular bens ou serviços. Ou seja, o direito comercial, hoje, cuida de relações empresariais.

                                                                             

A Empresa.

 
            É considerada uma atividade organizada, de natureza privada, que tem por objetivo a produção ou de circulação de bens e serviços no mercado. Por ser uma atividade que possui um conjunto de elementos, passa a ter identidade própria, para a realização de seu objetivo.

            Aquele que conduz a empresa é o empresário, realizando a atividade sozinho ou em parceria com mais pessoas. O empresário pode ser pessoa física ou pessoa jurídica, quando atua em sociedade. Existem também outros elementos que fazem parte da empresa, como os fatores incorpóreos, como: os créditos, as dívidas, o ponto comercial, a propriedade industrial, e há também os corpóreos, que são as vitrines, mostruários, prateleiras, prédios, casas, balcões, estoque e etc.

          Ao abrir uma empresa, a mesma deve ser registrada na junta comercial do estado em que se encontra, escolhendo a possibilidade de exploração, sendo como empresário individual ou na forma de sociedade, podendo ser limitada (Ltda.) e anônima (S/A), que são umas das mais importantes e utilizadas no Brasil.

          Sociedade Limitada (Ltda.): foi criada mediante um contrato social, registrado na junta comercial, podendo ter como sócias pessoas físicas e jurídicas, sendo divida em cotas, que são partes do capital, que precisa ser em dinheiro ou bens, o sócio que tiver o maior número de cotas tem o maior controle sobre a empresa, mas os sócios também podem nomear uma pessoa para ser o administrador. O nome empresarial deve ser formado como firma (razão) denominação (nome fantasia) acrescida do termo Ltda. Os sócios respondem limitadamente, estando limitados ao capital investido e subsidiariamente, ou seja, não respondem com o seu patrimônio pessoal.

          Sociedade Anônima (S/A): tipo de sociedade em que o capital é divido em ações, cada ação tem seu valor correspondente em dinheiro, e quem possui o maior número de ações controla a empresa. Essa sociedade pode ser de dois tipos: aberta e fechada. A aberta tem suas ações negociadas na bolsa de valores, onde todos poderão adquirir já a fechada, a própria empresa irá escolher para quem irá vender suas ações.

 
               
Empresário.

 
               É sinônimo de cautela, se limita em administrar a companhia sem representar qualquer tipo de risco à empresa. O empresário é quem exerce profissionalmente a atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.  
               A atividade do empresário visa o lucro a partir do bem ou serviço que esteja explorando, tal lucro deve ser planejado de acordo com o exercício da atividade organizada sob quatro itens básicos, que são: capital, mão de obra, insumos e tecnologia. Sem um desses fatores não existe atividade empresarial.

                A produção dos produtos e das mercadorias, bem como os serviços prestados são requisitos fundamentais da atividade empresarial. De acordo com a circulação desses bens e serviços, pode-se dizer que visa efetivar a intermediação entre o produtor e o consumidor do bem ou o usuário do serviço a ser prestado.

                 O mundo todo gira em torno do consumo de bens e serviços, e para que essas possam existir é de extrema importância que os empresários produzam, retornando aos mesmos, os lucros financeiros através da atividade.

                Pode ser empresária, pessoa física ou jurídica. Todo ser humano é capaz de direitos e deveres. Já a pessoa jurídica é definida como a organização de pessoas e bens, podendo ser de direito público, interno ou externo, e até mesmo de direito privado.

               Todo empresário toma a iniciativa de organizar uma atividade econômica de produção ou circulação de bens ou serviços, o código civil discorre da obrigação da inscrição do empresário no registro público de empresas mercantis, antes mesmo de iniciar suas atividades. Os pré-requisitos para a inscrição são: nome, nacionalidade, domicílio, estado civil e, se casado, o regime de bens; Firma, com a respectiva assinatura autografa (quem vai assinar pela empresa); Capital, Objetivo e sede da empresa A inscrição deverá ser feita no próprio livro do registro público de empresas mercantis, e deve obedecer ao número de ordem contínuo para todos os empresários inscritos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (155.7 Kb)   docx (180.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com