TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho universidade e ciencia

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.342 Palavras (10 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

LARA FAGUNDES DE MEDEIROS

PROCESSO PENAL I

Tubarão,

2014

LARA FAGUNDES DE MEDEIROS

ANA CLÁUDIA RODRIGUES MEDEIROS

LUCIANE SOUZA

JÚLIA MENDES BETT

UNIVERSIDADE, PESQUISA E EXTENSAO:

A UNIVERSIDADE AO LONGO DOS TEMPOS

Trabalho apresentado à Unidade de Aprendizagem Universidade e Ciência, do Primeiro Semestre do Curso de Direito da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Prof. Vilson Leonel, MSc

Tubarão,

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 UNIVERSIDADE, PESQUISA E EXTENSAO        4

2.1 A UNIVERSIDADE MEDIEVAL        4

2.2 A UNIVERSIDADE DE BERLIN (HUMBOLDT)        4

2.3 AS PRIMEIRAS ESCOLAS SUPERIORES NO BRASIL        5

2.4 A UNIVERSIDADE NO BRASIL NO SÉCULO XX (ATÉ A REFORMA UNIVERSITÁRIA DE 1968)        5

2.5 A REFORMA UNIVERSITÁRIA DE 1968        5

2.6 A UNIVERSIDADE NO BRASIL E A CONSTITUIÇÃO DE 1988 E A LDB

9394/96        6

2.7 A UNIVERSIDADE BRASILEIRA E OS GOVERNOS FHC, LULA E DILMA: EXPANSÃO QUANTITATIVA E QUALITATIVA ...........................................................6

2.8 A INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO        6

2.9 O CURSO DE DIREITO, A UNISUL E O MODELO CATARINENSE DE UNIVERSIDADE         7

2.10 DESAFIOS DA UNIVERSIDADE NO SÉCULO XXI        7

3 CONCLUSÃO         8

REFERÊNCIAS         9

  1. INTRODUÇÃO

A universidade nasceu há muito tempo, na era medieval e devido a vários acontecimentos, esta foi se expandindo e se tornando cada vez mais importante na vida dos acadêmicos, chegando ao que é hoje. As formas de ensino foram mudando e se diversificando, trazendo para a universidade mais cursos e posteriormente mais acadêmicos para as salas de aula, pois com o crescimento do número de atividades disponíveis, mais acadêmicos foram se interessando pelos estudos.  Sempre houveram objetivos para serem atingidos e haverão desafios à serem abatidos e é devido a tal fato, que sempre haverá crescimento e evolução, não só na universidade, mas também em todos os ramos da vida.

Tem-se como principal objetivo compreender como era a vida universitária na era medieval, bem como analisar a transformação da universidade, onde surgiu um novo modelo de apreensão do conhecimento. Para entendermos melhor as características da universidade atual, é necessário conhecer as primeiras universidades que surgiram no Brasil, além de ser necessário interpretar a influência da reforma universitária de 1968.

Outro fato importante para obter-se conhecimento sobre a vida universitária é diferenciar os feitos dos últimos três governos no poder no país e julgar as ações dos mesmos junto às transformações e evoluções sofridas nas universidades, como já dito. Uma das coisas mais importantes na vida acadêmica é a relação entre as matérias, entre a relação e a prática, sendo assim, tem-se também como objetivo analisar a relação entre ensino, pesquisa e extensão, além de julgar os desafios para tal vida universitária, no século XXI.

Conhecer as raízes da universidade é de suma importância, pois quando há o ingresso na mesma, será para ir à busca de um estudo e para ser futuramente um profissional mais qualificado e desta forma, ter uma vida instável. Por este motivo o acadêmico passará alguns anos estudando para alcançar seus objetivos no mesmo lugar, daí a importância de se conhecer o lugar onde se passará boa parte do seu tempo.

  1.  UNIVERSIDADE, PESQUISA E EXTENSAO

Neste capítulo se desenvolverá a história da evolução da Universidade, que será contada desde os tempos da idade medieval até a atualidade da vida acadêmica.

        

  1.  A UNIVERSIDADE MEDIEVAL

A universidade está presente na vida dos estudantes desde a era medieval e vem crescendo e inovando até os dias de hoje. Ao analisamos os fatos mais profundamente é perceptível o grande avanço superior, embora na idade medieval alguns acontecimentos interrompessem tal avanço. Acontecimentos como a crise no império romano e as invasões bárbaras, mesmo com tais episódios, o avanço do ensino renasceu com a reforma contra a igreja católica. Na era medieval o estudo era de características eclesiásticas, ou seja, ministrado por padres.

As primeiras universidades foram surgindo de forma espontânea e acabava agregando indivíduos de diferentes origens. Com relação a essa imensa diversidade é importante ressaltar que o conhecimento científico produzido pelos árabes e bizantinos também foram de fundamental importância para o desenvolvimento dos primeiros cursos a serem lecionados. Dessa forma, vemos uma íntima relação entre o aparecimento das universidades e a circulação de conhecimento entre o Oriente e o Ocidente. (SOUSA, 2011).

  1.  A UNIVERSIDADE DE BERLIN (HUMBOLDT)

Houve então na Alemanha a transformação da universidade, trazendo à tona um novo modelo de ensino, o modelo Humboldt. Este, além de servir de inspiração para outras universidades do mundo, também trouxe às salas de aula novos métodos de ensino, como incentivo aos alunos para buscarem novos conhecimentos e por em prática novas idéias.

Segundo a Embaixada e Consulados Gerais da Alemanha no Brasil, o prestígio da universidade de Humboldt foi destruído devido ao período nazista, todos os alunos que professores que fossem judeus tiveram que deixar a instituição. Esta só começou a voltar a ser a mesma após o fim da segunda guerra mundial. (EMBAIXADA E CONSULADOS GERAIS DA ALEMANHA NO BRASIL, 2011).

  1.   AS PRIMEIRAS ESCOLAS SUPERIORES NO BRASIL

Já no Brasil, estas transformações demoraram a ocorrer, pois mesmo com a chegada da família real no Brasil, o ensino continuava atrasado. Antes existiam aqui apenas escolas “técnicas” de Direito, Medicina, Teologia e Filosofia. Durante 30 anos, o que permanecia por aqui eram as escolas jesuítas, onde os padres catequizavam os índios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (144.1 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com