TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tribos religiosas: Os Adventistas.

Por:   •  28/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

CIESA

TRABALHO DE ANTROPOLOGIA

MANAUS – AM

Mariana Freitas de Souza Barba

                 

TRABALHO DE ANTROPOLOGIA

[pic 1]

MANAUS – AM

Os adventistas são uma tribo de religiosos que hoje cobrem uma pequena parte do mundo e que a cada dia vão perdendo um pouco mais de território por seus costumes serem ortodoxos e até mesmo rigorosos demais. Analisando, pesquisando e presenciando cultos dos mesmos pude perceber que a filosofia adventista é simples de ser explicada, eles são monogâmicos, são extremamente monoteístas e levam muito a sério as suas crenças. Apoiando-se em textos bíblicos, esse grupo de pessoas defende que o retorno glorioso de Jesus Cristo que se dará de maneira iminente. Sua atuação missionária tem por base a ordem de Cristo dada no mesmo evangelho no Mateus 28:19: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos." Há diversos grupos adventistas e com consequentes variações em certos pontos doutrinários peculiares, alguns creem no sono da alma entre a morte e a ressurreição, outros incluem a guarda do sábado, regulação dietária, juízo investigativo, aniquilação da alma dos pecadores e outras doutrinas baseadas na hermenêutica da Bíblia. Há, inclusive, leis que os protegem parar seguir tais costumes. Mulheres são proibidas de usarem vestidos acima do joelho, de mostrarem os ombros, usar maquiagem e até mesmo bijuterias. Acreditam muito no velho testamento, portanto, não comem animais impuros e nem seus derivados, muitos deles, inclusive, são vegetarianos, não consomem cafeína e nada que possa conte-las. Acreditam que o corpo é templo do Senhor, portanto levam muito a sério a saúde mental e corporal. Buscam sempre viver conforme a vontade de Deus e são fechados em relação a novas culturas.

Fiz uma entrevista com o Lucas Adriel, 19  anos, adventista praticante, segue a mesma:

- Por que escolheu essa religião?

Quando nasci meus pais já frequentavam a mesma, eu apenas os segui.

- Nunca sentiu vontade de mudar?

Não, acredito que não somos completamente certos, mas fui criado assim, não vou mudar por questionamento alheio, sigo meu caminho e não me importo com os que outros pensam.

- Você concorda com todos os costumes?

Não, seria hipocrisia dizer que concordo. Mas, não julgo. Eu sigo por ter crescido dessa maneira.

- Os adventistas costumam aceitar novos congregantes ou há algum sistema de escolhas?

Claro que não, escolhemos quem escolhe ao Senhor. Todos que estiveram aptos a viver uma vida com Deus, estão aptos a estarem conosco.

- Já pensou em mudar de religião?

Sim, mas nasci aqui, então não mudo por isso. Acredito no evangelho e acredito na volta de Jesus Cristo, por sigo fielmente meus costumes.

- Concorda com o fato das mulheres não usarem maquiagem, bijuterias e essas coisas?

Não. (risos) Mas, acho interessante o fato delas seguirem por amor ao que nos ensinam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (371.5 Kb)   docx (252.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com