TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS AÇÕES GOVERNAMENTAIS DURANTE AS GRANDES PANDEMIAS DA HISTÓRIA E A ATUAL CRISE CONSEQUENTE DO COVID-19

Por:   •  10/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.338 Palavras (14 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 14

UNIFACISA – CENTRO UNIVERSITÁRIO

CURSO DE DIRIETO

MATHEUS BARBOSA CAVALCANTI

PÂMELLA CRYSTINA ARAÚJO SIQUEIRA

UM ESTUDO COMPARTIVO ENTRE AS AÇÕES GOVERNAMENTAIS DURANTE AS GRANDES PANDEMIAS DA HISTÓRIA E A ATUAL CRISE CONSEQUENTE DO COVID-19

CAMPINA GRANDE-PB

2020

MATHEUS BARBOSA CAVALCANTI

PÂMELLA CRYSTINA ARAÚJO SIQUEIRA

UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS AÇÕES GOVERNAMENTAIS DURANTE AS GRANDES PANDEMIAS DA HISTÓRIA E A ATUAL CRISE CONSEQUENTE DO COVID-19

Projeto de pesquisa apresentado na disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica do curso de Direito do Centro Universitário UNIFACISA, sob a orientação do Prof. Dr. Marcelo Alves P. Eufrásio como requisito parcial da avaliação desta disciplina.

CAMPINA GRANDE-PB

2020

UM ESTUDO COMPARATIVO DURANTE AS GRANDES PANDEMAIS DA HISTORIA E A ATUAL CRISE CONSEQUENTE DO COVID-19

        Matheus Barbosa CAVALCANTI1

                                                                                           Pâmella Crystina Araújo SIQUEIRA2         

Resumo: A historia é marcada por variados casos de pandemias, os quais podem ser classificados como ensinamentos acerca da maneira que deveríamos agir caso eventos como esses ocorram novamente. Diante disso, este estudo tem, por objetivo, comparar alguns dos grandes surtos virais e bacterianos que já ocorreram no decorrer da história da humanidade com a atual situação que o mundo está passando no enfrentamento do novo Coronavírus, levando em conta, principalmente, quais medidas foram tomadas nas pandemias anteriores e quais estão sendo tomadas pelos atuais governantes. Com a utilização de variados materiais bibliográficos, a fim de assegurar informações necessárias para o estudo uma vez que, apesar de serem momentos totalmente distintos naquilo que concerne ao período e a forma de alastramento das pandemias, consiga-se fazer um estudo comparativo entre elas.

PALAVRAS- CHAVE:

Pandemia. Covid-19. Estado. Primeiro caso.

1 INTRODUÇÃO

        

        Desde quando o homem deu seus primeiros passos no planeta Terra, inúmeras adversidades surgiram ao longo da sua caminhada. A luta pela sobrevivência diversas vezes levou a humanidade a extremos inimagináveis, que algumas vezes chegou a reduzir sua população de forma massiva.

        Boa parte desses acontecimentos se dá através de seres microscópicos, porém, extremamente nocivos, que podem afetar o humano de diversas maneiras, seja ela de forma letal ou incapacitando o indivíduo. Esses seres são os vírus e as bactérias.

        Durante a história, já ocorreram diversos eventos em larga escala (continentais e mundiais) envolvendo os micro-organismos e desde sempre, tem sido um grande desafio para a nossa sociedade, enfrentá-los. Sempre se apresentando de formas diferentes, eles sempre levam as pessoas a, de fato, lutar para sobreviver em determinados casos e demandam dos governantes e do próprio Estado, ações e medidas urgentes de combate, caso assim não seja feito, crises podem se instaurar e pode ser muito difícil de se recuperar delas, deixando a situação cada vez mais grave.

        A atual crise pandêmica causada pelo COVID-19 nos fez levantar diversas reflexões acerca de vários assuntos. Dentre eles, está o papel do Estado em enfrentar a crise que foi instaurada na sociedade devido ao novo vírus e em como a humanidade se comporta em meio a estas crises.

        Portanto, o grande questionamento que paira sobre essa discussão é o que os Estados e os governantes podem fazer e tem feito para combater o Coronavírus e o que eles fizeram durante as pandemias que já assolaram a humanidade? De fato, é desafiador para qualquer instituição sobreviver em períodos como esse, pois os prejuízos, além das inúmeras vidas humanas que são perdidas, também são de cunho econômico, podendo afetar a própria recuperação da sociedade que já está completamente ferida com os efeitos causados pelo surto.

2 GRANDES PANDEMIAS NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

        Durante a história, diversas pandemias surgiram e advinda delas inúmeras consequências. Muitos desses eventos chegaram a reduzir populações de continentes e levaram todas as comunidades do planeta a situações inimagináveis. Como observado no livro “A História da Humanidade Contada pelos Vírus, Bactérias, Parasitas e Outros Micro-organismos”, escrito pelo infectologista Stefan Cunha Ujvari, a humanidade é moldada em momentos de crise e as que são causadas pelos micro-organismos são, de fato, um ótimo exemplo disso.

        A pandemia causada pela bactéria Yersinia pestis, que é a responsável pela doença que ficou conhecida como a Peste Negra, no século XIV matou de 75 a 200 milhões de pessoas e reduziu a população do continente europeu em aproximadamente 31%. A crise causada por essa doença causou um pânico semelhante ao que se apresenta atualmente nas pessoas, ninguém saia nas ruas e tinham muito medo de entrar em contato com pessoas infectadas. A verdade é que a bactéria transmissora é originada nas pulgas que infestavam os ratos e outros roedores e como naquela época, as cidades europeias não tinha saneamento básico presente de forma qualificada, a falta de higiene era imensa, e isso tornava o ambiente propício para a proliferação de ratos e consequentemente das pulgas que transmitiam a doença.

        Outra grande pandemia que pode ser comparada com a que enfrentamos na atualidade é a que foi causada pelo vírus Influenza, que causava um conjunto de sintomas que ficaram conhecidos como a Gripe Espanhola. O vírus contaminou um quarto da população do planeta. No mundo todo, cerca de 50 milhões de pessoas morreram com os efeitos da doença. Extremamente parecido com o novo Coronavírus em termos de transmissibilidade, medidas muito semelhantes as atuais foram tomadas pelos órgãos públicos do século XX.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (741 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com