TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

Por:   •  14/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 4

Resposta  JARBAS (19/09/2013)

 Professora, boa noite!

Ao contrário da opinião da colega Ana, acredito que haja sim esta possibilidade, pois assim como houve interesse de ingressarem judicialmente, também podem "desistir", e se for de vontade de AMBAS as partes, resolver seu conflito por meio da mediação.

Observei esta mesma pergunta no fórum anterior e não tive esta dúvida sanada. Agradeceria sua orientação.

Grato.

Jarbas

Resumo JARBAS

Mediação é a tentativa de restaurar o convívio harmonioso de forma CONTINUADA entre as partes,  a fim de que seja solucionado de maneira DEFINITIVA o conflito. Diferentemente das sentenças deferidas pelo judiciário que não alcançam a visão da Mediação, a qual parte do princípio de que todo “objeto social” é carregado de VALOR, EMOÇÃO e AFETO.

Na mediação não é a terceira pessoa quem decide o conflito “alheio”, fica a cargo dos mediados, ou seja, os responsáveis por este resolvê-lo,  havendo a necessidade de INTERESSE  e COMPROMETIMENTO mútuo.

Compreende-se na divisão que a Mediação possui, denominadas bases. Direcionado por essas bases o mediador fundamenta suas técnicas antes de aplica – las na resolução do litigio. Expressas em 3 campos e denominadas como teorias, são:
     Teoria geral dos sistemas - que é a união de elementos possuidores de uma relação com finalidades iguais. Esta teoria possui características básicas como elementos, relações entre elementos, objetivo comum e meio ambiente. 
     Como o próprio nome sugere, temos sistemas que abordam o problema de forma critica, utilizando a observação sistêmica de todos os elementos envolvidos, para dar a resolução do conflito. Nessa abordagem é feita uma divisão do problema de forma a identificar cada parte do sistema, em um ciclo atentatório para detalhes que farão toda a diferença, visando tudo como um todo, buscando o entendimento e a compreensão, fazendo analogias a casos anteriores, objetivando a solução.

Teoria Geral dos sistemas: Onde serão observados de maneira sistêmica  todos os envolvidos (elementos, relação entre os mesmos, o objetivo comum e “o meio ambiente”, abordando a questão de forma crítica a fim de que seja solucionado o conflito.

Em um 1º momento tinha como finalidade a correção valora-se


     Teoria cibernética - fundamentada no controle de sistemas de comunicação e meio-ambiente e também dentro do próprio sistema. Foi dividida em 2 períodos, o 1º era valorado em função da preocupação nos mecanismos e processos funcionais de sua organização. Sua finalidade era a correção de algum problema para se manter estável e vivo, dando o nome desse processo de retroalimentação, onde o sistema se mantem operante independente das mudanças que ocorrem no meio. O 2º é focado no problema que o sistema está passando, direcionado para as relações que foram estabelecidas naquele sistema.
     E se fossem unidas essas 2 teorias a mediação trabalharia as relações e comunicações tentando entender à finalidade do conflito, dentro do próprio sistema.
     Teoria da comunicação - que é a sentença de sempre existe a comunicação, mesmo que não expressada explicitamente. Bastando observar gestos, fisionomias, sequencia de atos e a postura das partes envolvidas no conflito.
     Por ultimo e não menos importante existe ainda a Comunicação Não Violenta (CNV), que é um ato de caráter solidário, item fundamental na mediação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com