TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um caso de interpretação biblica

Por:   •  15/4/2015  •  Artigo  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 5

A INTERPRETAÇÃO BÍBLICA COMO MODELO PRIMÁRIO PARA A INTERPRETAÇÃO JURÍDICA:

Vejamos um exemplo de como se dá a interpretação bíblica, não sem antes mencionar que é sobretudo uma questão dogmática:

Em Mc 6,3 e Mt 13,55-56 encontramos a menção (com nomes) a quatro irmãos de Jesus muito usada por aqueles que defendem a ideia, muito mais simples de acreditar, de que Jesus teve irmãos:

Não é este o carpinteiro, filho de Maria, IRMÃO de TIAGO, de JOSÉ, de JUDAS e de SIMÃO? Não vivem aqui entre nós também suas IRMÃS?”

TIAGO

Neste caso a interpretação deve começar pelo método sistemático onde vamos encontrar em Gl 1,19 - “E dos outros Apóstolos, não vi nenhum, senão a Tiago, IRMÃO DO SENHOR”, mas também o método histórico está presente, uma vez que deve-se considerar que esta epístola foi escrita por Paulo de Tarso, filho de judeus fariseus de cultura helenística e com cidadania romana, mas que embora contemporâneo não conheceu Jesus, e cujos escritos constituem mais da metade dos livros do Novo Testamento.

Voltando ao método sistemático, encontramos em Lc 5, 10 “… e também de Tiago e João, filhos de Zebedeu…” Aqui portanto encontramos a primeira interpretação: Tiago era irmão de João, e ambos, filhos não de José, mas de Zebedeu. Ainda convém interpretar que a mãe de Tiago não era a mesma mãe de Jesus, sendo assim, leia-se em Mt 20, 20-23 “Então a mãe dos filhos de Zebedeu, juntamente com os seus filhos, dirigiu-se a Ele”, fica claro portanto que a esposa de Zebedeu não era Maria; aqui utiliza-se a interpretação lógica onde raciocinamos que a Bíblia não diz “a mãe dos filhos de José, mas sim, os filhos de Zebedeu”. Por último, Tiago, em sua carta não se diz irmão de Jesus, mas servo Tg 1,1 “Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo…”

Mas se isto ainda diz pouco, já que nos evangelhos encontramos outro Tiago, vejamos quem é:

Em Mt 10,3 diz: “Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu”. Este que era irmão de Judas, era filho de Alfeu e não de José. E Mc 5,40.

JOSÉ

Em Jo 19,25, lemos assim: “Perto da cruz de Jesus, permanecia de pé, sua Mãe, a IRMÃ DE SUA MÃE, MARIA, MULHER DE CLEOFAS, E MARIA MADALENA”  (no texto original em grego aparece simplesmente  “a irmã de sua mãe, Maria, a do Cleofas”, sendo assim podia-se chamar de Maria de Cleofas por causa do pai ou por outro motivo. Pode ser que o próprio Cleofas seja o mesmo Alfeu.

Pelos métodos histórico/sistemático resgata-se que na Bíblia é muito comum uma pessoa ser conhecida por dois nomes diversos, por exemplo:

-  O sogro de Moisés é chamado de Raguel (Ex 2, 18-21), e logo depois é chamado Jetro (Ex 3,1);

-  No Novo Testamento, o mesmo Mateus é chamado Levi (Mt 9,9; Mc 2,14);

-  O mesmo que é chamado José é chamado Barsabás (Atos 1,23).

Seja Alfeu ou Cleofas não importa no caso da interpretação “Jesus, tinha ou não irmãos? O fato é que  esta segunda  Maria de Jo 19,25 é a Maria de Cleofas, que é ao mesmo tempo mãe de Tiago e de José, que são chamados IRMÃOS do Senhor.

Outras passagens do evangelho confirmam o que interpretamos: “Entre elas se achavam Maria Madalena e Maria, Mãe de Tiago e de José” (Mt 27,56; Mc 15,40).

JUDAS

Mas outro irmão de Tiago, não de Jesus. “JUDAS, IRMÃO de TIAGO” (Lc 6,16) e também o mesmo que escreveu “JUDAS, servo de Jesus Cristo e IRMÃO de TIAGO” (Judas 1,1) ou (Lc 6,16)

SIMÃO

Pelos mesmos motivos acima era irmão dos parentes de Jesus.

Mas a interpretação não pode parar por aí... Encontramos em outras passagens da Bíblia mais irmãos para Jesus:

-  “E suas irmãs não vivem elas TODAS entre nós?” (Mt 13, 56);

-  “Sai daqui e vai para a Judéia, para que também teus discípulos vejam as obras que tu fazes [...]nem ainda seus IRMÃOS criam n’Ele” (Jo 7,3-5)

-  At 1, 14 volta-se à interpretação pelo método lógico: Se Tiago, José, Judas e Simão, segundo algumas interpretações, são "irmãos" de Jesus; por que em At 1, 14 os mesmos são mencionados separados dos outros irmãos?

Também pelo método lógico notamos que os “IRMÃOS de JESUS” nunca são chamados “FILHOS de MARIA”, mas somente Jesus: “FILHO de MARIA” (Mc 6,3).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com