TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISÃO ANTROPOLÓGICA ENTRE AS FACULDADES

Por:   •  5/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.844 Palavras (8 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 8

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO[pic 1][pic 2]

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO ---------

 CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ---------

        

VISÃO ANTROPOLÓGICA ENTRE AS FACULDADES DE DIREITO DE ALTA FLORESTA

ALTA FLORESTA-MT

2016

VISÃO ANTROPOLOGICA ENTRE AS FACULDADES DE DIREITO DE ALTA FLORESTA

Trabalho apresentado como requisito de avaliação na disciplina de Antropologia Jurídica, ministrada pela Prof° --------, do Curso de Graduação em Direito, ( ) semestre na Universidade ------.

ALTA FLORESTA-MT

2016

        

  1. INTRODUÇÃO

O mundo esta repleto de dogmas e costumes que a sociedade nos impõe, como a maneira correta para se vestir ou se portar como devemos agir em publico, e ate a religião que acreditamos. Todos esses exemplos são dogmas que a nossa sociedade nos faz seguir. Estamos tão acostumados com estas imposições que nem as percebemos em nosso dia a dia, pois estes estão cristalizados.

Quando nos deparamos com outro individuo que não segue estas mesmas imposições nos causa estranheza. A principio é normal que achar que essa outra cultura esta totalmente errada que seus costumes estão fora do padrão. Mas devemos levar em conta que há no mundo diversas culturas e que seus valores são distintos, nem por isso uma é correta e outra não.

 Para a antropologia conhecer o “o outro” é fundamental. E para que se conheça o outro plenamente é preciso ver as coisas como ele vê. Desta forma é necessário que deixemos nossos conhecimentos sobre o mundo e todos dos dogmas e costumes cristalizados de lado, para que o conhecimento sobre essa nova cultura não seja influenciado por nos. Desta forma veremos o mundo sob outro ângulo.

Ao decorrer deste trabalho me vi não apenas como um individuo insignificante dentro de uma sociedade imposta por costumes, mas sim como um ser que pode observar fora de sua área de conforto. Vi-me como um antropólogo que conhece mais a si mesmo observando diferentes pontos de vista.

Dentro do meio universitário a área do direito de alta floresta tem duas faculdades distintas, na qual uma é privada (particular) e a outra publica. A primeira é a FADAF( Faculdade de Direito de Alta Floresta e a Segunda UNEMAT (Universidade do Estado do Mato Grosso). Ao decorrer deste trabalho iremos analisar cada uma delas e suas características, observando suas diferenças e a forma como é vista socialmente.

A intenção desse processo de relativização é não só conhecer a visão do          “outro”, mas sim analisa-la e criar uma nova visão de suas próprias convicções que até então estavam solidas e convictas.

  1. DIFICULDADES DE SAIR DA AREA DE CONFORTO

O ser humano em geral tende a sempre permanecer do que lhe parece confortável, onde suas atitudes são sempre as mesmas e não necessita de muito domínio para realiza-las, pois está tão acostumado que nem percebe seus atos. Quando nos encontramos dentro de nosso território onde as pessoas com que convivemos têm os mesmos hábitos que nós tudo se torna mais fácil, pois tudo é absolutamente comum. Quando nos tomamos à decisão de conhecer novas culturas sociais estamos dispostos a enfrentar dificuldades, pois tudo é novo, deixar nossos dogmas e costumes para trás é mais do que nunca uma atitude de coragem, pois os desafios de uma nova realidade podem ser surpreendentes.

Quando nos deparamos como uma realidade diferente da nossa a primeira característica é o estranhamento. Vemos os comportamentos de determinada cultura e achamos que esta completamente errada e que a nossa maneira é que é a correta. No geral os impactos podem ser grandes, mas com o passar do tempo isso pode ser mudado. O primeiro passo para a relativização é deixar para trás suas convicções cristalizadas, ou seja, estar disposto a descobrir que a visão que possuía antes pode não ser errônea. É fundamental que esteja disposto a abrir mão de seus dogmas e crenças para partir dai ter outra visão do mundo.

Dentro do meio acadêmico de direito temos duas faculdades na cidade de Alta floresta, que a principio seriam iguais porem não são. A principio falaremos da FADAF(Faculdade de direito de Alta Floresta) é uma faculdade particular  localizada no centro da cidade. Possui vários cursos de graduação incluindo o curso de direito, que a proposito possui turmas do primeiro ao decimo semestre. A segunda é a UNEMAT( Universidade do Estado de Mato Grosso), faculdade publica, localizada no perímetro da cidade. Esta por sua vez ainda não tem turma formada em direito por ser um curso novo, sua primeira turma cursa atualmente do sétimo semestre.

A principio pode serem consideradas faculdades iguais, pois seus propósitos são os mesmos – formar alunos de ótima qualidade para a sociedade – porém quando vista pelos olhos universitários tem um angulo bem diferente uma da outra.

  1. PERMITINDO CONHECER O ESTRANHO.

Quando conclui o ensino médio estava disposta a ingressar meus estudos de graduação em uma faculdade publica já que para minhas condições financeiras era mais viável, porém nem tudo correu como eu planejava. No inicio do ano de 2015 me deparei com o resultado nada positivo em relação a minha prova que me levaria a tão sonhada faculdade. Tendo em vista que não queria perder tempo e mesmo sendo frustrada com minha nota, decidi então que ao deixaria meu sonho morrer. Decidi então que ingressaria em outra faculdade mas permaneceria no mesmo curso, ou seja, passei a frequentar a FADAF, onde para mim no momento seria a única forma de realizar um sonho de anos.

Ao longo do tempo pude perceber a forma como era o comportamento no ambiente, comportamento esse que era relevante aos meu olhos -  todos sempre muito bem vestidos (me sentia como se estivesse no fórum) e socializavam entre si, tanto pessoas do mesmo semestre quando fora dele e ate mesmo pessoas de outros curso da faculdade. La me sentia bem e confortável. Passei a me portar como parte de um grupo social e a conviver com os outros de forma agradável ao longo do tempo.

Até então não sabia as diferenças de uma faculdade para a outra, pois eu apenas conhecia aquela. Já tinha ouvido falar a respeito mas pra mim não era um assunto relevante, já que pretendia continuar em minha área de conforto. A primeira vez que tive a consciência de quão diferente eram as faculdades foi em uma Semana Jurídica - evento que ocorre de tempo e tempo, organizada pelos alunos do direitos e intercaladas, FADAF e ENEMAT- onde pude observar os dois grupos sociais em um mesmo lugar. De fato minha visão ainda era muito vaga, mas nesse momento pude perceber que os dois grupos sociais não se misturavam como agua e óleo, isso era realmente nítido. Á partir desse dia passei a observar algo que para mim não era algo interessante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (191 Kb)   docx (106.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com