TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência contra Moradores em Situação de Rua

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  10.402 Palavras (42 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 42

RESUMO

Este trabalho tem objetivo de mostrar a analise feita sobre a violência sofrida por moradores em situação de rua, que muitas vezes são pessoas com transtornos mentais, abandonados pela família, imigrantes, desempregados, dependentes químicos, ex-presidiários, e até trabalhadores. São somente alguns dos diversos perfis das pessoas que se utilizam da rua como abrigo ou moradia. Apesar de serem vistos como um grupo homogêneo, os “moradores de rua” são pessoas de realidades variadas. Até mesmo a pobreza, que comumente é associada ao grupo, não está presente em todos os casos.

Colocando em exposição a banalidade com que é tratada a Vida de pessoas mais pobres no Brasil é algo visível a qualquer um que busque informações e através de pesquisas podemos ver que a Violência cresceu, e se tornaram comuns as crueldades que são praticadas. Nisto incluímos os moradores em situação de Rua, que é uma população que cresceu causa de fatores já citados, com isto houve o aumento do preconceito e consequentemente da violência, o motivo é a intolerância e a falta de humanidade presente nas pessoas, acompanhamos casos de pessoas que sofreram muitos tipos de violência, foram agressões físicas, crimes sexuais, crimes que atingiam a estes moralmente causando traumas e problemas psicológicos que irão acompanha-las para o resto de suas vidas.

Mostraremos as condições de políticas públicas e as inciativas da sociedade, voltadas para essa população que está excluída até mesmo das pesquisas oficiais do país. Destacando a questão das minorias excluídas do processo social, perdendo a própria identidade e seus direitos assegurados na Constituição Brasileira de 1988, mais especificamente no Artigo 5º que enumera os Direitos e Deveres Individuais e Coletivos e no Artigo 6º os Direitos Sociais do cidadão.

Palavras-chave: Moradores; Rua; Banalidade; Violência; Direitos Sociais.

SUMÁRIO

Introdução .................................................................................... 06

1. Capitulo 1: Fundamentação Teórica ................................ 07

1.2. O que é violência? ....................................................................07

1.3. Definição de Violência ..............................................................07

1.4. Tipos de violência .....................................................................08

1.5. Violência contra Moradores em situação de Rua .....................09

1.5.1 Moradores em situação de Rua .......................................09

1.5.2 Assistência do governo ....................................................10

1.5.3. Direitos dos Moradores de Rua ........................................

1.5.4. Indiferença e Violência que partem da sociedade .......... 11

2. Análise - O número de desabrigados é por conta do governo e por falta de Assistências para os mais necessitados, ou por falta de vontade e atitude dos mesmos de mudar de vida?

2.1. Caso Analisado ................................................................

2.2. Análise

3. CONCLUSÃO

4. REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

Os Moradores em situação de rua definidos como população heterogênea, são pessoas que por causas distintas tentam sobreviver nas ruas. Vulneráveis são vitimas da violência tanto por parte da sociedade quanto de autoridades que abusam de seu poder, esses intolerantes os veem como um problema sem perceber que são vitimas de um fenômeno social e encontram como solução o seu extermínio, assim os atentados se tornam cada vez mais frequentes.

1. Capítulo 1 – Fundamentação Teórica

1.2. O que é violência?

Além de ser um constrangimento físico ou moral, a violência é um ato vergonhoso que acontece diariamente, em todos os lugares do Brasil e no mundo. A violência se manifesta por meio da tirania, da opressão e do abuso da força. Ocorre do constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a fazer ou deixar de fazer um ato qualquer. A violência acontece desde o início dos tempos, porém as formas de violência foram aumentando. No mundo animal a violência é uma estratégia de defesa e também ataque, que ocorre por ocasião de instinto de sobrevivência e automanutenção. Neste meio a violência é dita também como um “mal necessário”, que estabelece e cria relações de poder, não é a toa que o leão é chamado de “rei da selva”.

A violência, em seus mais variados contornos, é um fenômeno histórico na constituição da sociedade brasileira. A escravidão (primeiro com os índios e depois, e especialmente, com a mão de obra africana), a colonização mercantilista, o coronelismo, as oligarquias antes e depois da independência, somados a um Estado caracterizado pelo autoritarismo burocrático, contribuíram enormemente para o aumento da violência que atravessa a história do Brasil.

Utilizando os mesmos princípios do mundo animal, o homem também faz da violência um meio de sobrevivência, porém a evolução da humanidade já traz outros “Poderes Ilegítimos” que acabaram por estimular as “Várias Violências” que vivenciamos hoje.

No mundo existem várias formas de violência, por exemplo: o preconceito, as agressões físicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (65.8 Kb)   pdf (129.3 Kb)   docx (46.8 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com