TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Virtude e Justiça Segundo Aristóteles

Por:   •  18/5/2017  •  Artigo  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 3

Aristóteles

Bens

Para Aristóteles bem é oque se busca através de todas nossas escolhas e investigações, assim tudo oque se faz é para chegar a um determinado bem, destarte todo tipo de conhecimento tem como finalidade um determinado bem, o bem da Medicina é a Saúde, o da estratégia é a vitória e assim por diante. Os bens se relacionam em cadeia, sendo um mister à realização do outro, estando assim incluso neste, um exemplo é o exercício militar que tem como bem a preparação para a guerra, que faz parte de outro bem ,a estratégia, que tem como bem a vitória, assim sendo todo bem tem como função a obtenção de outro bem e todo bem mira à felicidade, sendo esta um bem absoluto em si mesmo, pois não é usada para chegar a nem um outro, mas é perseguido por todos os demais, conclui-se então que a busca primordial do homem é a felicidade. O filosofo complementa, porém que o caminho à felicidade é a virtude.

Virtude

“A virtude também se divide em espécies de acordo com esta diferença, porquanto dizemos que algumas virtudes são intelectuais e outras morais; entre as primeiras temos a sabedoria filosófica, a compreensão, a sabedoria prática; e entre as segundas, por exemplo, a liberalidade e a temperança. Com efeito, ao falar do caráter de um homem não dizemos que ele é sábio ou que possui entendimento, mas que é calmo ou temperante. No entanto, louvamos também o sábio, referindo-nos ao hábito; e aos hábitos dignos de louvor chamamos virtudes”.

(Aristóteles Ética a Nicômaco, Livro I,13,pág.28-29).

Segundo o filósofo a virtude não é inata ao ser humano, ou seja, o homem não é virtuoso por natureza e nem é contra a natureza do homem ser virtuoso, pois oque é contra a natureza de algo é impossível nele desenvolver-se, a virtude, porém nasce e se expande no homem através da execução continua de atos virtuosos, Aristóteles ainda faz uma separação entre duas espécies de virtude, uma denominada Virtude Intelectual e outra Virtude Moral, sendo a primeira adquirida através de ensinamentos requerendo assim dedicação e tempo, quanto a virtude moral é desenvolvida através da pratica de atos virtuosos, assim como um artista se torna artista praticando sua arte o justo se torna justo praticando a justiça, da mesmo forma se desenvolve a bravura temperança e outras virtudes.

Fica evidenciado também que a virtude, sempre está em busca da mediania e que tanto o excesso quanto a falta caracterizam vícios, devendo assim ser eliminados, o excesso de audácia é a temperança e sua falta é a covardia; o homem demasiadamente audacioso é temerário e vai de encontro a todos os perigos, já o homem carente deste sentimento é um covarde que se esconderá de tudo, mas o homem que está no meio termo é o corajoso este sim é virtuoso. Ser virtuoso então não é fácil já que encontrar o meio termo é uma tarefa árdua, mas o homem virtuoso assim como o artista não que fazer oque é fácil o seu desejo é chegar o mais perto possível da perfeição.

 

Justiça

A justiça é uma virtude que sem a qual não exitiram as outras vejamos:

Não se pode ter temperança se não se tem justiça, pois se um homem é temperante com um e não com outro semelhante ele não é temperante, um exemplo disso é um homem que é paciente com seu chefe e colegas de trabalho, mas quando chega em casa não é paciente de igual modo com a esposa e com seus filhos, observa-se que mesmo sendo temperante em algum momento do seu dia, não se tem uma virtude apenas um conveniência porque não há justiça em seus atos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com