TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e a ação humana

Por:   •  19/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.631 Palavras (7 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 7

A ÉTICA E A AÇÃO HUMANA

A abordagem da ética, diante da situação reinante no mundo atual, se torna imprescindível diante do evidente desvirtuamento da conduta humana, refletido na violência, no egoísmo e na falta de empatia, ocasionando a perda de valores morais. Nesse contexto, a Ética representa uma ferramenta através da qual o homem direciona suas ações por meio da consciência, visando o fortalecimento de uma sociedade mais justa.

O pensamento ético está intrinsecamente relacionado ao julgamento do comportamento humano. O certo e o errado, o justo e o injusto são vocábulos abordados para a definição de uma conduta que pode ser definida como ética ou não. As escolhas do homem determinam se o mesmo está em busca da ética, pois, consequentemente, se estas forem certas o levaram à um caminho virtuoso, alicerçado na verdade e mantido por relações justas.

A ética é uma condição natural que se espera de todos os homens. Ora, se ela é o princípio fundamental para a construção de uma sociedade onde não impera a injustiça, logo não pode ser classificada como atributo ou qualidade, pois, se assim o fosse, ter-se-ia um entrave social representado pelos éticos e pelos aéticos. Portanto, a condição de ser ético se alicerça na objetividade de ser ou não ser.

Sendo uma característica inerente a toda ação humana, a ética é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", que constantemente avalia as suas ações. O agir individual é o mecanismo que define a classificação do comportamento humano, entretanto, não se pode desvincular essa classificação das matrizes culturais prevalecentes em determinadas sociedades e contextos históricos.

O homem, como animal político, vive conjuntamente com o seu semelhante e todas as suas ações e decisões afetam as outras pessoas. Nessa convivência é indispensável a existência de regras que coordenem e harmonizem essa relação. Se a ética não se fizer presente nas relações de um homem para com o outro, essa ausência trará consequências que afetarão não só o âmbito individual, como também o âmbito coletivo.

ORIGENS DA ÉTICA

Historicamente, a Ética sempre foi orientada pela religião e pela razão, sendo esta uma razão crítica em todas as sociedades. Podemos observar grandes filósofos como, Sócrates, Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, Tomás de Aquino, Hobbes, Hume, Hegel, Kant, Bérgson, Heidegger, Habermas, cada um a seu modo, buscando o estabelecimento de códigos de ética válidos universalmente.

Sócrates foi o precursor da Ética no Ocidente, Platão tratou da ética das virtudes em "A República", Aristóteles tratou do propósito da conduta humana de buscar a felicidade a partir da sua natureza racional. Hegel tratou do objetivo da conduta humana destacando o Estado como a realidade na qual a conduta encontra integração e perfeição, tratando a Ética como a filosofia do Direito.

CONCEITO DE ÉTICA

A palavra “Ética” vem do grego “ethos”, e significa aquilo que pertence ao caráter. Refere-se aos costumes ou práticas/princípios que são aprovados por uma cultura. A ética é a ciência da moral ou dos valores, relacionada às normas sob as quais o indivíduo e as sociedades vivem, podendo estas normas variarem de acordo com a cultura dominante.

A ética pode ser considerada como filosofia prática que tem por conteúdo o agir humano, tratando-se de um saber especulativo. Sua influência no campo da filosofia firma-se mediante o fortalecimento que a mesma promove às construções e deveres morais hauridos ao longo do tempo pela experiência.

Como saber filosófico pode ser dividida em dois grandes ramos: a ética normativa e a metaética. A primeira se detém no estudo histórico-filosófico ou conceitual da moralidade, enquanto a segunda se propõe a ser uma avaliação das condições de possibilidade de qualquer estudo ou proposta teórica ética.

As éticas existentes, independentemente de suas orientações, premissas, engajamentos e preocupações, têm em comum a finalidade que esperam do comportamento humano: todas esperam que o “melhor” seja o fator condicionante da ação humana. No entanto, as doutrinas éticas divergem quanto ao que seja o conteúdo da busca da ética, visto que “o melhor” é variável de acordo com inúmeras valorações e tendências, o que impede que a conduta ética seja pautada numa forma única e homogênea.

A deontologia, o estudo das regras morais, é parte das preocupações do saber ético. O objeto de estudo da ética é a ação moral. Todo o conteúdo de normas éticas tem em vista a abstração das experiências morais hauridas pela prática vivencial sócio humana.

DIFERENÇA ENTRE ÉTICA E MORAL

Etimologicamente os termos diferem. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales”, que significa “relativo aos costumes”.

Ética é uma reflexão sobre a moral. Pode ser definida como um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica.

O conjunto de regras aplicadas no cotidiano, e usadas continuamente por cada cidadão corresponde à moral. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau. A Moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.

ÉTICA JURÍDICA

O estudo da Ética é de extrema relevância para o exercício profissional, visto que no cotidiano, surgem situações diversas, as quais exigirão um mínimo de formação moral capaz de orientar no sentido do justo.

A Ética jurídica, para o Direito, é um conjunto de regras de condutas que regula a atividade jurisdicional, visando a boa-fé, a prática da função, como também a prevenção da imagem profissional e pessoal. A importância da Ética para o estudante de Direito é estimular a participação crítica no processo de aprendizagem, proporcionando o conhecimento teórico e prático da matéria.

O estudante de direito para ser um bom profissional, competente e ético, deve se respeitar e respeitar o próximo. Utilizar adequadamente as instalações da universidade, empenhar-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com