TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Оrganizaçao dos poderes e ministerio publico. Рoder judiciário

Artigo: Оrganizaçao dos poderes e ministerio publico. Рoder judiciário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  Artigo  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 4

RGANIZAÇAO DOS PODERES E MINISTERIO PUBLICO. PODER JUDICIÁRIO.

Primeiramente, devemos esclarecer que o Poder Judiciário tem a função de garantir o direito individual, coletivo e social e de resolver conflitos entre os cidadãos, entidades e Estado.

São órgãos do Poder Judiciário:

• STF- Supremo Tribunal Federal;

• STJ- Supremo Tribunal de Justiça;

• Os Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais;

• Os Tribunais e Juízes do Trabalho;

• Os Tribunais e Juízes Eleitorais;

• Os Tribunais e Juízes Militares;

• Os Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal e Territórios.

Lembramos ainda que, o STF- Supremo Tribunal Federal e os Tribunais Superiores tem sede na Capital Federal e jurisdição em todo território nacional.

Devido a Emenda Constitucional nº 45/2004 incluiu-se a esse quadro de órgãos do Poder Judiciário o Conselho Nacional de Justiça o mesmo tem sede na Capital Federal, e o STF e os Tribunais Superiores tem jurisdição em todo território nacional.

Outra inclusão da Emenda Constitucional nº 45/2004, é que não será promovido o juiz que, injustificadamente, retiver autos em seu poder, além do prazo legal não podendo devolve-los ao cartório sem o devido despacho ou decisão.

A remoção a pedido ou permuta de magistrados de comarca de igual entrância atendera, no que couber aos dispostos nas alíneas a,b,c e e do inciso II.

O número de juízes na unidade jurisdicional será proporcional á efetiva demanda judicial e a respectiva população. Os servidores receberão delegação para pratica de atos de administração e atos de mero expediente sem caráter decisório.

E a distribuição de processo será imediata, em todos os graus de jurisdição. Receber, a qualquer título ou pretexto, auxílios ou contribuições de pessoas físicas, entidades públicas ou privadas, ressalvadas as exceções previstas em lei.

Exercer a advocacia em juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos três anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração. Outra inclusão foi no art.98 §2º As custas e emolumentos serão destinados exclusivamente ao custeio de serviços afetos as atividades especificas da justiça.Já no art.99 §3º que se refere aos órgãos dos §2º e §1º e os mesmos se referem a valores aprovados na lei vigente e sobre orçamentos anuais, a inclusão também do §4º se as propostas orçamentarias de que trata este artigo forem encaminhadas de desacordo com os limites estipulados na forma do §1º, o Poder Executivo procedera aos ajustes necessários para fins da consolidação da proposta orçamentaria anual.

§5º durante a execução orçamentaria do exercício, não poderá haver a realização de despesas ou a assunção de obrigações que extrapolem os limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentarias, exceto se previamente autorizadas, mediante a abertura de créditos suplementares ou especiais.

Súmula vinculante nº 4 do STF, diz respeito ao salário mínimo, salvo nos casos previstos na constituição o salário mínimo não pode ser usado como indexador de base de calculo de vantagem de servidor publico ou de empregado, nem ser substituído

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com