TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise de Investimento

Por:   •  10/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

TRABALHO AVA2

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

Professora: Leice Daiane de Araújo Costa

Aluno: Filippe Goulart Sampaio

Introdução            

Atualmente a área econômica e financeira está em evidência, há pelo menos três anos que se falam muito mais em educação financeira, apareceram diversos consultores, coachings, trades e diversos outros nomes e adjetivos para pessoas que te “auxiliam” a manusear e até indicar o que fazer com o seu dinheiro.

Um forte ponto a favor disso foi o recorde da Bolsa de Valores, que no ano de 2020 bateu o recorde de 1 milhão de CPFs cadastrados.

E a área econômica, mais especificamente a vida de um economista, ficou muito mais evidente no cenário atual.

Cabe ressaltar que muitas vezes nos dão responsabilidades praticamente impossíveis de serem equacionadas, como por exemplo quando alegam que é da responsabilidade do economista antever o futuro, pois é uma atividade deveras ingrata, visto que o rumo da economia depende de uma infinidade de variáveis, todas interligadas umas às outras, muitas delas simplesmente imprevisíveis. Por outro lado, também em nossa defesa, gostaria de lembrar que toda e qualquer decisão financeira requer análise de mercado e elaboração de cenários. A não ser que seguir o aconselhamento de economistas se prove pior do que tomar decisões aleatoriamente, ainda teremos garantido o nosso espaço no mercado de trabalho.

Seja como for, ainda temos nosso espaço nos bancos, nas corporações, nas consultorias, no setor público, estamos todos os dias nos jornais decifrando as altas e baixas dos mercados, apontando os rumos da economia e auxiliando as famílias e as empresas em suas cada vez mais complexas decisões de consumo, poupança e investimento. Por algum motivo, seja ele qual for, ainda existe demanda pelos nossos serviços.

Por força do hábito, refém que sou deste exercício rotineiro de tentar prever o amanhã, tenho acompanhado, atento e atônito, o debate a respeito do futuro das profissões – da de economista, em especial – diante do avanço da tecnologia e da inteligência artificial. Estaríamos nós, economistas, ameaçados de extinção?

Se tomarmos como referência as distopias futuristas, pois apresenta um futuro em que máquinas desempenham com perfeição o papel da mão invisível de Adam Smith, do leiloeiro de Walras, numa distopia que transforma em realidade a fantasia dos modelos econômicos de equilíbrio geral.

Para delírio dos economistas neoclássicos… os quais, porém, provavelmente já estariam extintos, assim como todos os demais profissionais da área, uma vez que, na obra de Asimov, as máquinas, cuja capacidade de analisar e calcular é muito superior à dos seres humanos, alocam os recursos escassos de forma eficiente, de acordo com os interesses da sociedade.

No futuro apresentado pelo escritor, as máquinas compreendem plenamente o funcionamento do sistema econômico, de uma forma nunca alcançada pelos economistas, e passam a ter controle total da economia, aparentemente encontrando equilíbrio entre equidade e eficiência – alocações eficientes não necessariamente são consideradas justas e redistribuição, por sua vez, pode implicar perda de eficiência – em uma espécie de ditadura benevolente capaz de atender aos anseios da humanidade – os quais nem a própria humanidade parece compreender exatamente quais são.

Entretanto, são justamente o dilema da equidade e da eficiência e o teorema da impossibilidade segundo o qual não existe um mecanismo de escolha social capaz de agregar preferências individuais e, a partir delas, criar uma preferência coletiva que seja racional – que ainda me fazem acreditar no futuro da profissão.

De fato, grande parte das atividades dos economistas, especialmente as técnicas, que envolvem análise e projeção de indicadores, poderão facilmente ser substituídas por robôs muito mais competentes.

Chego a desconfiar, porém, que não é exatamente a qualidade das análises e a precisão das projeções que, mesmo hoje, garantem prestígio aos economistas. Afinal, fosse isso verdade, profissionais que erraram bisonhamente suas previsões, apostaram no Ibovespa em 200 mil pontos e disseram que o Brasil não tinha mais como dar errado estariam desempregados a esta hora, e não com palestras lotadas e colunas nos principais jornais e revistas do país.

 O fato de que, apesar dos avanços da inteligência artificial, o futuro, no futuro, provavelmente continuará incerto.  Se no mundo antigo os homens consultavam o oráculo de Delfos para conhecer o amanhã, em uma sociedade cada vez pautada pelo dinheiro e pelas leis do Deus Mercado, os economistas devem continuar desempenhando seu papel de oráculos e intérpretes da vontade divina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com