TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de autodesenvolvimento

Por:   •  10/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 5

Globalização:

A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países.

A globalização é oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transporte e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distancias.

O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo e, principalmente, os países desenvolvidos de modo que pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-se saturado.

A globalização é a faze mais avançada do capitalismo. Com o declínio do socialismo, o sistema capitalista tornou-se predominante no mundo. A consolidação do capitalismo iniciou a era da globalização, principalmente, economia e comercial.

Quando surgiu a Globalização?

A globalização surgiu após a guerra fria tornando possível a união de países e povos, essa união nos dá a impressão de que o planeta está ficando cada vez menor. A internet é sem dúvida uma das principais responsáveis pela expansão tão rápida dos meios de comunicação.

Globalização na economia

A globalização na economia é o processo através do qual se expande o mercado e onde as fronteiras nacionais parecem mesmo desaparecer, por vezes, nesse movimento de expansão. Trata-se da continuação do processo de internacionalização do capital, que se iniciou com a extensão do comércio de mercadorias e serviços, passou pela expansão dos empréstimos e financiamentos e, em seguida, generalizou o deslocamento do capital industrial através do desenvolvimento das multinacionais.

Globalização na Cultura

Com a Globalização, ampliaram-se as facilidades de comunicação e, consequentemente, a transição dos valores culturais. Assim, observa-se que as diferentes culturas e os diferentes costumes podem se interagir sem a necessidade de uma integração territorial. Entretanto, observa-se também que esse processo não se dissemina de forma igualitária, de modo que alguns centros economicamente dominantes transmitem em maior número os elementos culturais.

Um exemplo disso é a chamada Indústria Cultural, termo criado por sociólogos no inicio do século XX, mas que se mantem atual. Essa indústria é capaz de gerar e controlar os padrões de comportamento e os costumes das pessoas, como as roupas, os padrões de etiqueta e comportamento, as atividades de lazer que exercem e etc.

Globalização na Política

Toda política hoje é direta ou indiretamente global. Não se deve pensar, pois que a globalização é um assunto apenas transnacional, uma questão de aumento de fluxos financeiros e comerciais, assim como de recomposição dos processos produtivos e comerciais entre as multinacionais. Não, os novos processos econômicos internacionais afetam em profundidade as sociedades e as comunidades, a vida de cada homem, mulher ou criança.

O fim do socialismo burocrático criou as condições políticas para a inauguração de uma nova etapa na evolução do capitalismo mundial. Devido às várias relações que os países têm uns com os outros hoje em dia, toda decisão tomada pelos políticos de uma nação são acompanhadas atentamente pelos líderes de outras com qual aquela tenha alguma relação. Isso tudo se deve à globalização, pois os países querem cada vez mais expandir suas fronteiras e conquistar novos mercados.

Outsourcing:

Definição:

É uma forma de organização estrutural que permite a uma empresa privada ou governamental transferir a outra suas atividades-meio, proporcionando maior disponibilidade de recursos para sua atividade-fim, reduzindo a estrutura operacional, diminuindo os custos, economizando recursos e desburocratizando a administração. (Wikipedia).

É o processo no qual uma empresa identifica uma parte do seu processo de negócio que poderia ser desenvolvido de maneira mais eficiente e/ou mais efetivamente por outra corporação, contratada para desenvolver esta parte do negócio. (infoescola).

O outsourcing como estratégia corporativa surgiu na década de 50, mas só veio a tornar-se prática estratégica na década de 80 com as primeiras terceirizações de serviços como Call Centers, ou seja, operações não pertencentes ao se core business. Desde então, a delegação de funções de negócio, de gestão da tecnologia da informação, de processos legais e de processos de uso intensivo do conhecimento a provedores externos terceirizados, passou a ser uma prática comum e crescente.

De acordo com um dos relatórios produzidos pela IDC (International Data Corporation), o mercado mundial de outsourcing, somente em tecnologia da informação, representou U$$ 240,2 bilhões em 2006 e espera-se, para 2010, que atinja U$$ 377,8 bilhões, com uma taxa de crescimento anual de 12%.

Porque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com