TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CRISE DA CONSTRUÇÃO CIVIL E SUA PERSPECTIVA DE CRESCIMENTO

Por:   •  3/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.749 Palavras (7 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

                               CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ANA BEATRIZ BARROS DA SILVA

ROMÊNIA PEREIRA DE BRITO SILVA

ALLICY SOUZA SANTOS

                                         

A CRISE DA CONSTRUÇÃO CIVIL E SUA PERSPECTIVA DE CRESCIMENTO

PARA OS PRÓXIMOS ANOS

TERESINA

2018

ANA BEATRIZ BARROS DA SILVA

ROMÊNIA PEREIRA DE BRITO SILVA

ALLICY SOUZA SANTOS

A CRISE DA CONSTRUÇÃO CIVIL E SUA PERSPECTIVA DE CRESCIMENTO

                                              PARA OS PRÓXIMOS ANOS

Pesquisa sobre a crise da construção civil e sua perspectiva de crescimento para os próximos anos apresentada à disciplina Economia como requisito para obtenção de nota da 3ª avaliação.

PROFESSOR: Antônio De Pádua Silva dos Santos

Teresina

2018

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        REFERENCIAL TEÓRICO        4

2.1        PERSPECTIVAS        4

2.2        RETOMADA DE CRESCIMENTO        4

2.3        CRESCIMENTO NO CRÉDITO DO MERCADO IMOBILIÁRIO        5

2.4        MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO        5

3        CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS        7


  1. INTRODUÇÃO

A Construção Civil vem se mostrando cada vez mais importante no crescimento econômico do País. Trata-se da área que mais tem capacidade de elevar a taxa de emprego, produto e renda. Seja a curto ou médio prazo. Esse fato se deve, a sua enorme capacidade de absorver mão de obra, diminuindo de forma significativa as taxas de desemprego nos momentos em que a economia está em baixa.

Para que o setor de Construção Civil possa desempenhar o seu papel na economia, incentivos governamentais como objetivo de elevar a demanda por produção são necessários. Esses incentivos são fundamentais para o aumento de produtos e serviços interligados à construção civil. Produtos como pedras, parafusos, acessórios, areia, tintas, madeiras e tijolos são vendidos em larga escala. Isso faz com que as empresas produzam mais, promovendo o emprego e renda dos trabalhadores.

É o segundo maior setor econômico do país, atrás apenas da Agroindústria. Para se tenha uma ideia do tamanho dela dentro da economia, basta destacar que representa aproximadamente 16% do PIB brasileiro. Por ser composta por inúmeras e variadas atividades em todo o país, a construção civil funciona como uma espécie de “motor” econômico, com grande capacidade de movimentar a economia, gerar empregos.

Em relação à geração de empregos, é a atividade mais importante do Brasil, atualmente mesmo não estando em alta, é responsável por aproximadamente 3,5 milhões de empregos no país, equivalente a 6% do total. Outra grande vantagem é o fato de ser um setor econômico quase todo nacionalizado, apenas 2% do total dos insumos (materiais, equipamentos e serviços) utilizados na construção são importados. Isso significa que a construção civil pode se desenvolver em depender da economia mundial, além disso, seu crescimento não resulta em aumento de gastos com importações.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

A economia do Brasil esteve passando por um momento complicado. Em tempos de crise financeira é natural que todo cidadão pense duas vezes antes de fazer compras. E, é claro, isso influenciou todos os aspectos do país, inclusive, o mercado imobiliário.

Diante das crises nos anos anteriores, o segmento da construção civil encontrou um campo enorme de desafios. Passou então a focar na redução de custos, na maior eficiência dos processos e na melhoria da rentabilidade. Com perspectivas positivas a tendência é de que o mercado invista ainda mais em soluções tecnológicas, criatividade, construções inovadoras e com maior valor agregado.

2.1. PERSPECTIVAS

Como a construção civil depende diretamente de financiamentos, seja para as construtoras, seja para o cliente final que busca adquirir sua casa ou apartamento, a diminuição da taxa de juros e da inflação trouxe um estímulo aos captadores desses recursos. Assim estima-se que os bancos tenham um volume maior de empréstimos e financiamentos inclusive para melhorarem seus resultados internos com um produto de grande interesse em suas carteiras.

Neste novo cenário do setor são as empresas que têm a capacidade de se adaptar e antecipar tendências que serão altamente competitivas no mercado. De início, podemos dizer que são positivas e que a área tem tudo para crescer neste ano pois os indicadores confirmam que a confiança tem crescido no setor, o que aumenta a esperança para os próximos anos

2.2. RETOMADA DE CRESCIMENTO

A saúde do mercado imobiliário brasileiro foi afetada pela crise financeira dos últimos anos impactando negativamente a confiança do comprador, que esteve mais cauteloso na hora de investir ou assumir dívidas de longo prazo.

Com o recuo da crise que ronda o país desde 2014, um dos setores que vem ganhando novo fôlego é a construção civil. Assim, se o ano passado teve um ritmo mais lento de trabalho, você já pode se preparar para lucrar mais em 2019. Com impacto direto no mercado da construção civila instabilidade da política e da economia brasileira foram os principais motivos para os resultados negativos que ocorreram nos últimos anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (136.8 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com