TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO

Por:   •  3/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  1.292 Visualizações

Página 1 de 2

EXERCÍCIOS - DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIODE MERCADO

1) Quais os fatores mais afetam as quantidades procuradas de produtos? O fator custo afeta a quantidade procurada? Explique.

2) Dada a função demanda de x: Dx = 51 – 0,6 px + 0,9 py + 2,6R sendo px e py os preços dos bens x e y, e R a renda dos consumidores, julgue os bens X e Y ( Em inferiores, substitutos, normal, Complementar...)

3) Dadas as funções oferta e demanda do bem 1, D1 = 20 – 0,2p1 – p2 + 0,1 (R) S1 = 0,8p1 e a renda do consumidor R = 1.000, o preço do bem 2 p2 = 20, encontre a quantidade e o preço de equilíbrio e classifique os bens 1 e 2.

4) O que determina o preço de equilíbrio para uma mercadoria?

5) As denominações normal e inferior dizem respeito a variações de renda. As denominações complementar e substitutos têm sentido quando se fala de variação de preço de outro bem. Dada uma diminuição no preço, há uma diminuição no consumo, coeteris paribus. Neste caso, qual é o bem?

6) Num dado mercado, a oferta e a procura de um produto são dadas, respectivamente, pelas seguintes equações: Qs = 48 + 10PQd = 300 – 8Ponde Qs, Qd e P representam, na ordem, a quantidade ofertada, a quantidade procurada e o preço do produto. De quanto será a quantidade transacionada nesse mercado, quando ele estiver em equilíbrio?

Exercícios - Elasticidades

1) Classifique a demanda quando: a) a curva de demanda é paralela ao eixo dos preços ; b) A curva de demanda é paralela ao eixo das quantidades. Exemplifique e/ou explique o que significa.

2) Calcular o coeficiente de elasticidade cruzada entre a procurados produtos A e B, em certa localidade, sabendo-se que toda vez que há um acréscimo de 10% no preço de um, sua quantidade procurada diminui 8%, enquanto a quantidade procurada do outro, se seu preço permanece constante, aumenta 10%. Calcule o coeficiente.

3) Se uma empresa quer aumentar seu faturamento e a demanda do produto é elástica, o que ela deve fazer?

4) Se a elasticidade-preço cruzada entre dois bens é negativa, o que um aumento no preço de um deles provocará, coeteris paribus?

5) Se uma curva de procura é elástica no que se refere a seu preço, qual o significado exato disso em relação ao que o aumento de preço irá provocar?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com