TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Definição de manifestação de manifestação cultural

Por:   •  1/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.723 Palavras (7 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 7

                                CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Cultura e socialização

Manifestação cultural:

[pic 2]

Definição de manifestação de manifestação cultural:

A diversidade cultural se alimenta de arte, de literatura, de cinema, de linguagem etc. O Brasil é um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre suas regiões. Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores Europeus , a população Indígena e os escravos africanos. Contribuíram também para popularidade cultural, os imigrantes Italianos, japoneses, Alemães, Árabes.

Aspectos culturais de algumas regiões.

Região Nordeste; entre as manifestações culturas da região estão algumas manifestações religiosa são a festa de Iemanjá e a lavagem das escadarias do Bonfim, A literatura do cordel é outros elementos fortes da cultura como as danças carnaval, frevo, capoeira, ciranda. Os pratos típicos carne de sol, buchada bolo de fubá, canjica, bolo de mandioca.

Região Norte; o Festival de Parintins, a festa do boi-bumbá, o carimbo, a folias de reis, A culinária se baseia na mandioca, caldo da mandioca cozido, peixes, camarão seco e pimenta de cheiro.

Região Centro-oeste; a cavalhada e o fogaréu, no estado de Goiás; e o cururu, em Mato-Grosso do Sul. A culinária regional é composta por arroz com pequi, pamonha, cural, peixes do pantanal.

Região Sudeste; elementos culturais, festejo da páscoa e dos santos padroeiros, peão de boiadeiro, folias de reis, caiapó. Entre os pratos típicos pão de queijo, feijoada, cuscuz paulista, pizza, virado a paulista, carne de porco aipim frito, moqueca capixaba etc.

Região Sul; as festas típicas são: a festa da uva, o fandango de influência portuguesa, a tirana e o anuo de origem espanhola, a festa de Nossa Senhora dos Navegadores, a dança de fitas, boi na vara. Culinária churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, vinho, etc.

Valores morais:

[pic 3]

   Desde quando nascemos somos ensinados com os valores morais das pessoas que estão a nossa volta, família, amigos, o resto da sociedade em geral, eles nos ensinam oque é “certo” e “errado” e tomamos esses valores para nós mesmos, com isso reproduzimos os valores impostos pela sociedade. Antes de qualquer coisa, valor moral pode ser definido como “respeito à vida”, não apenas nossas próprias vidas, mas a vida com e de outras pessoas, pois vivemos em sociedade e dependemos uns dos outros.

Mas quem decidiu oque é o “certo” e oque é “errado” na sociedade?

-Definição: Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade.

Ou seja, não existiu alguém que decidiu isso, isso nos foi imposto para que possamos viver melhor em conjunto com o resto da sociedade.

“As regras definidas pela moral regulam o modo de agir das pessoas, sendo uma palavra relacionada com                                               a moralidade e com os bons costumes. Está associada aos valores e convenções estabelecidos coletivamente por cada cultura ou por cada sociedade a partir da consciência individual, que distingue o bem do mal, ou a violência dos atos de paz e harmonia.”

                                                                                    Fonte: http://www.significados.com.br/moral/

    Não existe um padrão definido para todas as pessoas do que é valor moral, pois depende muito da cultura, ambiente, ensinamentos que lhe foram dados durante sua vida, resumindo, tudo que o torna oque ele é, os valores morais mudam de pessoa para pessoa, dependendo dessas condições. Por exemplo, algumas religiões têm seus próprios valores morais, e a pessoa que nasceu e foi criada dentro dessa religião vai, provavelmente, seguir os mesmo valores que lhe foram ensinados dentro dela, mas uma pessoa que não foi ensinada nesse meio pode não concordar com esses valores em específicos e pensar de forma diferente. Mas independente de onde a maior parte dos valores morais são em especifico para o convívio dessas pessoas em sociedade.

“A última pesquisa de IVH (Índice de Valor Humano) mostrou que na opinião dos brasileiros, de forma geral, o que é necessário mudar no Brasil para a qualidade de vida melhorar de verdade é em primeiro lugar, a educação, seguida de política pública, violência, valores morais e emprego. Já no Estado de São Paulo houve uma variação em relação à opinião nacional, ficando valores morais em primeiro lugar.”

                                                                                                        Fonte: IVH (Índice de Valor Humano)

Valores familiares:

[pic 4]

 Os Valores da Família ou Valores Familiares, são as crenças políticas e sociais que mantêm a família nuclear como uma unidade fundamental e provedora da ética e moral. O conceito foi criado por políticos e advogados estadunidenses, muitas vezes classificados como conservadores.

Familialismo é a ideologia que promove a família e seus valores como uma instituição. A frase pode ter múltiplas interpretações em culturas diferentes. No final do século XX e início do século XXI, o termo tem sido utilizado frequentemente em debates políticos, especial por religiosos conservadores, que acreditam que o mundo tem vivido com uma quebra dos valores da família desde o fim da Segunda Guerra Mundial.2 Mas, o termo é amplo e pode ter diversos significados para cada pessoa.

Atualmente, esses conceitos são mais presentes em famílias cristãs que vivem em área rural ou nos subúrbios, além disso, constituem principal a classe média. Em especial políticos republicanos, como Pat Buchanan, Dan Quayle, Mike Huckabee e Sarah Palin, defendem os valores empregados em diferentes graus.

Cultura popular e cultura de elite:

Cultura Popular:

[pic 5]

Algo totalmente diverso, porém, ocorre em relação ao povo. Este tem movimento próprio, guardando seus próprios princípios e movendo-se de acordo com eles. Ao povo é dado, portanto, formar sua própria cultura, reflexo evidente das ideias fundamentais que o movem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (391.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com