TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Demanda, oferta e equilíbrio de mercado

Por:   •  13/2/2018  •  Abstract  •  2.324 Palavras (10 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 10

DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO

RESUMO

Este artigo tem como objetivo conceituar o que é oferta demanda e equilíbrio de mercado. A Oferta e a Demanda são forças fundamentais do mercado. A oferta é representada como uma relação diretamente proporcional entre preço e quantidade. A demanda, o preço e a quantidade demandada num determinado mercado estão inversamente relacionados. Onde podemos dizer que existe uma relação entre oferta, demanda e equilíbrio de mercado, isto porque o produto ou serviço colocado no mercado depende da demanda, da sua oferta para que ocorra certo equilíbrio no mercado.

A intersecção das curvas geradas pela Oferta e pela Demanda determina o preço de equilíbrio. Nem sempre este preço permanece neste estado.

Palavras-Chave: Produto. Serviço. Procura. Demanda. Mercado.

Introdução

O trabalho tem como tema central demanda oferta e equilíbrio de mercado, onde assim é importante mostrar que as empresas são organizações sociais que utilizam recursos para atingir seus objetivos, tanto que nesse contexto Chiavenato (2010) comenta que a empresa quando visa lucro deseja crescer cada vez mais para que seu lucro possa ser maior são denominadas empresas industriais assim necessitam colocar seus produtos ou serviços no mercado, procurando melhor qualidade e quanto mais recursos tanto melhor será seu funcionamento e resultado onde a oferta e demanda dos produtos será positivo.

Assim sendo toda empresa visa o consumidor onde a demanda, oferta e equilíbrio do mercado contam muito dentro desse cenário.

Dentro desse âmbito Vasconcelos (2010) comenta que a microeconomia ou teoria de preço tem por base analisar o comportamento das famílias, empresas e os mercados pelos quais operam.

Vasconcellos (2010) salienta que a microeconomia tem por objetivo maior uma análise de preço do mercado e não nas empresas, porém, analisa como as empresas e consumidores se relacionam.

A microeconomia aborda sobre a teoria do consumidor, da oferta e analises das estruturas do mercado, Teoria do equilíbrio geral e do bem estar e imperfeições do mercado.

2. Desenvolvimento

Demanda ou procura pode ser definida como “a quantidade de um determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.” (VASCONCELLOS, 2004, p.37) dada sua renda, seus gastos e o preço de mercado.

A procura é influenciada pela preferência do consumidor final, a compatibilidade entre preço e qualidade e a facilidade de compra do produto.

Na microeconomia há um conceito importante, Coeteris paribus, que é uma condição que analisa um mercado isoladamente, supondo que os demais mercados sejam constantes, não sendo afetado pelos demais. Para o raciocínio econômico, essa condição serve também para verificar o efeito de variáveis isoladas, independente dos efeitos de outras variáveis como, por exemplo, a procura, a renda do consumidor, gastos e preferências do consumidor, etc.

Vasconcellos (2010) destaca que existe uma relação entre demanda, oferta para que ocorra equilíbrio no mercado, onde assim, a importância de determinado produto dentro do mercado.

“Oferta pode ser definida como sendo a quantidade de produtos que são oferecidos no mercado em determinado tempo e como na demanda a oferta representa um plano ou intenção.

Como na demanda, a oferta representa um plano ou intenção, neste caso dos produtores ou vendedores, as quantidades ofertadas são pontos em que os vendedores estão maximizando seus lucros.” (VASCONCELLOS, 2010)

Fonte: http://www.unioeste.br/projetos/unisol/projeto/images/1oferta_2.gif

As variáveis que afetam a oferta de um bem ou serviço são: quantidade ofertada do bem, preço do bem, preço dos fatores e insumos de produção, preço de outros bens, tecnologia e fatores climáticos e/ou ambientais.

Assim sendo, o equilíbrio no mercado de um determinado produto ou serviço depende da oferta e demanda.

O preço de equilíbrio é que depois de atingido, tende a persistir. Sempre que o preço estiver acima do preço de equilíbrio, teremos excesso de oferta da mercadoria; esse excesso de oferta fará com que o preço diminua até atingir o equilíbrio (PASSOS, 2003).

Por outro lado, a partir do momento em que o preço estiver abaixo do preço de equilíbrio, teremos excesso de demanda da mercadoria; esse excesso de demanda fará com que o preço aumente até atingir o equilíbrio (PASSOS, 2003).

No que diz respeito a demanda podemos determinar como sendo a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores almejam para adquirir determinado bem ou serviço (VASCONCELLOS, 2010). Assim, toda vez que o preço do bem sobe, a quantidade demandada cai, e vice-versa.

Segundo Wilker (2010) à demanda é a quantidade de um determinado produto ou serviço que consumidores desejam adquirir num determinado período de tempo. Portanto, trata-se de um desejo, um plano. Mostra o máximo que um consumidor pode aspirar considerando o preço e sua renda.

Entende-se ainda, por demanda de mercado a quantidade de um determinado produto ou serviço que os produtores desejam vender por unidade de tempo. De maneira similar a demanda, a oferta depende vários fatores que serão analisados abaixo: (WILKER, 2010).

-A oferta depende do preço, quanto maior o preço, mais rentável será a sua venda.

-A oferta também depende do preço dos fatores de produção.

-Produtos que precisam de muitos fatores de produção são naturalmente mais caros, ao passo que aqueles que empregam poucos fatores de produção terão menor custo e, por isso, maior oferta.

-O equilíbrio de mercado ocorre quando a quantidade de produtos e serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com