TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diferença Salarial Entre os Setores de Consumo, Público e Industrial

Por:   •  8/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 4

        VINÍCIUS MACHADO MOREIRA

ATIVIDADE 01 – ECONOMETRIA 2

1) A base de dados abaixo (CEOSAL) será utilizada para verificar o salário médio pago em empresas de diferentes setores. Como variáveis de controle, serão utilizadas as variáveis vendas e ROE. Foram utilizadas variáveis binárias para indicar se o profissional era de empresa do setor: financeiro, consumo, serviço público e industrial. O modelo a ser estimado será:

 [pic 1]

a) Estime o modelo acima, verifique a significância estatística dos coeficientes e interprete os parâmetros estimados.

Figura 1: Resultado do Modelo de Regressão com variáveis binárias obtidos no software eviews.

[pic 2]

Fonte: Elaborado pelo autor com dados fornecidos pelo docente.

        Como bem informado pela figura 1, a variável dependente do meu modelo é o salário, o método utilizado é o dos mínimos quadrados. A amostra contém 209 indivíduos e na estimação esta inclusa 209 informações.

        Dado que um coeficiente é significativo quando o p-valor é menor que o nível de significância que está sendo utilizado, nesse caso em específico utiliza-se 5%, a única variável que não é significante é a financeira que contém um p-valor de 7,74%. As outras variáveis são significantes.

        Algumas outras observações podem ser expostas ao se atentar para a figura 1. Pode-se dizer que a variável “vendas” aumenta o salário em cerca de 0.257192 por unidade vendida. Já a variável “roe” aumenta o salário em cerca de 0.01152 por unidade. Sabendo que a minha variável “c” é representada pelo setor industrial, pode-se dizer que o setor de consumo ganha 0.180892 a mais do que o industrial, e o setor de serviço público ganha em média 0.283002 a menos do que o setor industrial (-28,3% aproximadamente).

b) Qual o valor do salário médio para as empresas do serviço público?

Figura 2: Salário médio das empresas do serviço público obtido no software eviews. 

[pic 3]

Fonte: Elaborado pelo autor com dados fornecidos pelo docente.

        Para obter o salário médio das empresas do serviço público não foi levado em conta as variáveis de controle. A variável “c” agora, é composta por todos os setores com exceção do setor de serviço público, nesse caso ela seria o somatório do salário médio dos setores de consumo, financeiro e industrial. E como pode ser visto, o salário médio das empresas do setor público é a diferença de 0.530629 com a variável “c”, resultando num valor médio de 6.511157.

c) Existe diferença salarial entre os setores analisados?

        Sim. Através dos resultados obtidos com a regressão linear múltipla que são expostos na figura 1, percebe-se que cada setor recebe um salário médio diferente mesmo com as variáveis de controle embutidas no modelo. Mais especificamente, o setor de consumo é o que mais recebe, seguido pelos setores financeiro e industrial, sendo que o setor de serviço público é o que menos recebe quando comparado aos demais.

d) Calcule o valor do salário médio para cada setor.

Figura 3: Salário médio por setor obtido no software eviews.

[pic 4]

Fonte: Fonte: Elaborado pelo autor com dados fornecidos pelo docente.

        Na figura 3 contém os valores necessários para obter o salário médio de todos os setores. No canto superior esquerdo contém a variável financeira, sendo que o “c” é representado pelo somatório de todos os setores que não são o de análise (o mesmo vale para os outros resultados expostos na figura no canto direito superior e inferior e no canto esquerdo inferior) que nesse caso é o financeiro. O salário médio do setor financeiro é 6.920118 somado a 0.137523 resultando em 7.057641. O salário médio do setor de consumo é 6.871404 somado a 0.275121 resultando em 7.146525. Já o da indústria é a diferença entre 6.956652 e 0.019547 resultando em 6.937105, porém, como observado no canto inferior direito, a variável não é significativa. O salário do setor público já foi exposto no item B (6.511157).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (527 Kb)   docx (921 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com