TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Produção e Conhecimento

Por:   •  17/12/2021  •  Relatório de pesquisa  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1] 

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

Lista 05 - Produção e crescimento

01. O capítulo discute como o emprego diminuiu em relação a produção no setor agropecuário. Você consegue pensar em algum outro setor da economia em que o mesmo fenômeno tenha ocorrido mais recentemente? Em sua opinião, a mudança do emprego nesse setor representa um sucesso ou um fracasso, do ponto de vista da sociedade como um todo?

R: Outro exemplo recente é o transporte coletivo de Florianópolis, na qual estão cada vez mais diminuindo a quantidade de empregados ao colocar o motorista com a função de cobrador mutuamente. Na minha opinião, um fracasso pois diminui a geração de emprego e coloca em risco a qualidade do atendimento para a sociedade, visto ser um transporte público.

02. Cite e descreva os 4 determinantes da produtividade. É estritamente necessário que uma país possua os 4 para poder crescer? Qual destes você considera mais importante para o crescimento do país?

R: Recursos Naturais; Capital Físico; Capital Humano e Tecnologia. Não é estritamente necessário os 4 para o crescimento do país, existem outros fatores importantes inclusos no processo de desenvolvimento de um país. Considero o mais importante os recursos naturais, visto sem ele não conseguir iniciar a produção.

03. Qual o custo de oportunidade do investimento em capital? Em sua opinião, um pais pode investir "excessivamente" em capital? Qual o custo de oportunidade do investimento em capital humano? Em sua opinião, um pais pode investir "excessivamente" em capital humano? Explique.

R: Custo de oportunidade do investimento em capital é a diminuição de bens e serviços  porém após o investimento há grande chances de maior produtividade e pib. Excessivamente, na minha opinião nunca é bom, logo ao investir excessivamente vai ocasionar perdas futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (719.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com