TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia do Brasil foi diretamente afetada devido as crises financeiras

Por:   •  22/1/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 4

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

Marilene Rosa da Conceição

RA

8408136394

Atividade Colaborativa


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor (Miche Landi).


[pic 5]

  1. Introdução
  1. A economia do Brasil foi diretamente afetada devido as crises financeiras que atravessaram desde a política de Getulio Vargas até a era da economia de Itamar Franco. Dentro desse contexto histórico foram quatro governos cada qual com suas peculiaridades, sendo Getulio Vargas um investidor nacional, JK o político trouxe as empresas americanas para o Brasil, o Regime Militar o momento de uma baixa na criminalidade nacional e Itamar Franco o político neoliberal.

  1. Desenvolvimento:
  1. Getúlio tinha uma política nacionalista fazia as empresas estrangeiras investirem seu lucros aqui não deixava elas enviarem estes lucros para o exterior. O que afetava interesses americanos.Usava  do populismo para controlar os trabalhadores. Ele atendia as reivindicações do povo desde que ele trabalhasse sem fazer greves e criassem maiores problemas.Por isso foi conhecido como pai dos pobres.Foi o maior estadista que o país teve, as mulheres puderam votar graças a ele. Ele criou empresas como a Petrobrás, companhia siderúrgica inclusive essas leis trabalhistas que temos hoje foi feita por ele.
  2. Jk eram um desenvolvimentista que baseou seu governo de acordo com o capital estrangeiro e das  multinacionais concentrando o Brasil à tecnologia internacional e principalmente à  norte- americana.
  3. O governo dos militares o lado positivo, foi a redução da criminalidade, porém, o lado negativo envolve fortunas, mortes censuras na TV, universidades, escolas etc. O “ milagre econômico” foi basicamente uma capa, pois com o passar do tempo se desenrolou um rombo pior.
  4. O ponto positivo foi que conseguiram parar de subir a inflação, o ponto negativo o dinheiro o dinheiro na poupança não rendia.
  5. O plano real foi uma tragédia
  6. O plano real foi uma tragédia para o conjunto dos trabalhadores e para a economia nacional. Em contrapartida para os banqueiros nacionais e internacionais, os especuladores financeiros, os grandes monopólios e o agropecuário. Enquanto os salários eram reduzidos a cada ano, o desemprego aumentava extraordináriamente e a renda se concentrava, as grandes empresas agrícolas e pecuárias e, principalmente, os bancos ganhavam rios de dinheiro e se apropriavam de patrimônios  a preços irrisórios.
  7. Os trabalhadores começavam a perder com a conversão dos salários para a nova moeda, cujo o princípio foi o reajuste pela média de quatro meses anteriores, o que representou de saída um grande confisco salarial. A partir daí as perdas continuaram, pois as recomposições salarias se tornavam mais difícies, uma vez que o governo e os empresários argumentavam que com a estabilidade da economia e a queda da inflação, não se justificavam aumentos salariais, vale ressaltar ainda que os funcionários públicos foram os mais prejudicados, pois durante todo o plano não obtiveram reajuste salarial.
  8. Do ponto de vista institucional, o governo FHC buscou adaptar todo arcabouço legal do pais para servir à nova política neoliberal e ao capital financeiro, nessa perspectiva, as chamadas reformas do governo FHc e as medidas antipopulares tomadas ao longo dos 8 anos de governo significavam um arcabouço regressivo que deixou para s gerações futuras uma herança terrível. Essa conjuntura alterou profundamente a economia e a sociedade brasileira que somente um processo de transformações sociais seria capaz de reverter essas medidas e construir uma nova ordem econômica e social no Brasil.
  1. Considerações finais.
  2. Cenário econômico comercial tem repercussão na áreas política, por envolver temas de direitos humanos (níveis salariais, custos sociais, condições de trabalho etc), meio ambiente, controle de matriz energética e outros com relação direta com a competitividade. Essa discussão será pautada no novo cenário. O desenvolvimento econômico nacional vem passando por grandes dificuldades inclusive cenário internacional inserido  no Brasil devido a queda do dólar e o aumento da inflação. O que no passado significava um ponto positivo, como a queda da inflação, hoje é considerado como um ponto negativo, onde houve um aumento significativo do mesmo
  3. Um volume de capital que atravessa fronteiras, infinitamente maior do que dez anos atrás. Não existe nenhum tipo de mecanismo de detecção prematura de desequilíbrios, uma governança supranacional. O mundo continua desgovernado na área financeira. O governo atual não está muito diferente do governo passado, pois a crise financeira que rondou no passado com a criação do plano real hoje ainda nos rodeia com os golpes de Estado e alta da inflação antes estagnada.
  4. Do ponto de vista institucional, o governo FHC buscou adaptar todo o arcabouço legal do País para servir à nova política neoliberal e ao capital financeiro. Nessa perspectiva, as chamadas reformas do governo FHC e as medidas antipopulares tomadas ao longo dos oito anos de governo significaram um arcabouço regressivo que deixou para as gerações futuras uma herança terrível. Essa conjuntura alterou tão profundamente a economia e a sociedade brasileiras que somente um processo de transformações sociais será capaz de reverter estas medidas e construir uma nova ordem econômica e social no Brasil.
  1. Referências bibliográficas utilizadas.

 <http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Economia/A-importancia-da-Industria/7/25035>. Acesso em: 10 abr. 2013. 

<http://www.iseg.utl.pt/aphes30/docs/progdocs/FRANCISCO%20LUIZ%20CORSI.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2014.

<http://cpdoc.fgv.br/>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (344.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com