TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Elaboração e Gestão de Projetos

Por:   •  22/3/2024  •  Projeto de pesquisa  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

                                      UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL        [pic 2]

ATIVIDADE 1

Elaboração e Gestão de Projetos

Profa. Rosele Marques Vieira

ALUNA: Thalita Hanieli Espindola Lameado                                            Data 04/09/2023

  1. Conceitue projetos do ponto de vista social e do ponto de vista do empresário.

Para o social considera os custos e benefícios sociais da utilização de recursos da comunidade na produção de determinados bens e serviços, assim aspectos como sustentabilidade ambiental, inclusão social, equidade e benefícios para a comunidade em geral.

Na visão do empresário é uma abordagem estratégica para planejar, executar e controlar projetos de forma a contribuir para os objetivos e o sucesso geral da organização. Ela é fundamental para a eficiência, inovação e competitividade das empresas. Permite avaliar as vantagens relativas de um determinado uso dos recursos do empresário, capital e capacidade empresarial, face a possibilidades alternativas de investimento.

2. No método clássico o projeto apresenta cinco fases ou etapas, cite-as e descreva duas fases.

Concepção / Iniciação é realizado os primeiros passos da elaboração de um projeto seja ele um grande empreendimento ou um pequeno negócio, efetuando, definindo os objetivos a serem alcançado com clareza, observando todos os pontos que justifiquem a criação, entender os benefícios que o empreendimento pode trazer, a viabilidade técnica e financeira e os impactos esperados.  

Elaboração e Planejamento definimos o escopo do projeto, com os objetivos a serem alcançados para os clientes, os patrocinadores, stakeholders, detalhamento de metas e tarefas, alinhar os recursos a serem utilizados seja humano, seja material e insumos para cada atividade.

A importância da tabela de cronograma, a documentação necessária e o fluxo de comunicação.

Execução é a definição de delegação de funções, colocar as pessoas mais qualificadas nas funções corretas, definir as pessoas responsáveis, cada um responsável por sua tarefa, assim evitando conflitos e aumentando a produtividade.

Acompanhamento e Controle é onde iremos acompanhar o projeto, com o objetivo de otimizar, enxugar as os desperdícios para dar sustentabilidade a gestão e assim fazendo um controle cerrado inclusive com decisões para sanar qualquer possível problemas.

 Avaliação e Encerramento esta fase é de extrema importância, pois serão as tomadas de decisão após várias analises durante todo o processo de acompanhamento de um projeto elaborado, a definição de novas metas e novos objetivos a serem cumpridos

3. Cite três premissas básicas para elaboração de um projeto.

Clareza de propósito e escopo, possibilidades de medição e ações coordenadas.

  1. Quais os principais fatores que influenciam o projeto.

São os objetivos do projeto, restrições de tempo, recursos disponíveis, complexidades dos projetos e incertezas.

  1. Descreva a origem dos projetos.

A origem dos projetos está relacionada à necessidade de planejamento e organização para alcançar objetivos específicos ao longo da história da humanidade. Isso incluiu a construção de estruturas antigas, projetos militares, desenvolvimento de engenharia civil, era moderna com a formalização do gerenciamento de projetos, evolução das metodologias de gerenciamento, impacto da revolução digital, globalização, ênfase em sustentabilidade e responsabilidade social. Hoje, o gerenciamento de projetos é uma disciplina amplamente reconhecida e aplicada em diversos setores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (743.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com