TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empresa Criativa Imaginarium

Por:   •  21/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.390 Palavras (6 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS AMÉRICAS

FORMULÁRIO PARA ENTREGA DA ATIVIDADE

INOVAÇÃO E ECONOMIA CRIATIVA

DOCENTE: Claudia Cruz de Souza

DATA: 22/04/2020

NOME DO ALUNO: Beatriz Ribeiro de Oliveira

RA: 222130                                                                      TURNO: Matutino

CURSO: Design Gráfico                                                 SEMESTRE:

ATIVIDADE – EMPRESA CRIATIVA

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo esclarecer as mudanças da empresa Imaginarium, mostrando assim, a comparação de lucros, sua plataforma moderna e serviços inovadores. Além disso, será abordado com clareza como ela deixou de ser uma empresa tradicional para se tornar uma empresa criativa, conseguindo aumentar seus lucros, investir e crescer no mercado ao mesmo tempo.

EMPRESA CRIATIVA

Antes de falarmos sobre a empresa, temos que ter em mente o que é, e como funciona uma Empresa Criativa. Para o professor John Hopkin, Economia Criativa “são as atividades nas quais resultam em indivíduos exercitando a sua imaginação e explorando seu valor econômico. Pode ser definida como processos que envolvam criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos” (The Creative Economy. 2001).

Para Fleming, a Economia Criativa está dividida em sete pilares. São eles: Pessoas, Lugares, Propriedade Intelectual, Infraestrutura Digital, Retrato, Dinheiro e Alavancagem, cada um deles tem extrema importância, pois cada tópico traz um significado diferente que juntos mostram como a Economia Criativa, que é pouco discutida nos lugares, é valiosa para a vida das pessoas. No seguinte relatório, será agregado todas as experiencias da empresa Imaginarium, que chegou ao mercado com um propósito totalmente diferente, e hoje em dia tem outra forma de investimento e economia.

HISTÓRIA DAS LOJAS IMAGINARIUM

A história da Imaginarium surgiu nos anos oitenta, época que se caracterizava como conservadora. Um casal que priorizava muito a família, e o tempo junto as filhas, decidiu parar de trabalhar fora para trabalhar em casa confeccionando artigos natalinos, que eram vendidos somente para vizinhos próximos. Conforme as vendas foram aumentando, a produção foi crescendo e em pouco tempo, os produtos começaram a ser vendidos em diversas lojas de departamento.

O nome Imaginarium foi criado em 1991 quando a família se mudou para outra cidade. No começo, a Imaginarium tinha apenas artigos de natal, e ao passar dos anos, foram colocando itens de cozinha feitos de madeira.

[pic 2][pic 3]

Fonte: Logo Imaginarium. Disponível em: <https://loja.imaginarium.com.br/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=branding&gclid=EAIaIQobChMIgPa30OPy6AIVxwaRCh0EKw9NEAAYASAAEgKWg_D_BwE/>. Acesso em: 14 de abril de 2020.

OS SETE PILARES NA EMPRESA IMAGINARIUM

Pessoas

O foco da Imaginarium é nos funcionários e nos clientes. Todos são ouvidos e podem ajudar em mudanças para a empresa com suas habilidades pessoais

Lugares

O espaço para trabalho, estimula a criatividade dos funcionários tanto em lojas quanto nas áreas de RH.

Propriedade Intelectual

Os funcionários fazem analises, e colocam seus pensamentos criativos para o desenvolvimento de novos produtos para as lojas.

Infraestrutura

A infraestrutura da Imaginarium, conta com lojas físicas em shoppings ou na rua e também com sites, e-mails e até WhatsApp para a acessibilidade de todos.

Dinheiro

Desde 2016, os investimentos foram aumentando. Com muito planejamento, em plena crise de 2017, a empresa aumentou 15% no faturamento.

Retrato

Os perfis dos funcionários da empresa são de todos baseados em inovação e criatividade.

Alavancagem

O avanço no empreendimento da empresa foi de extrema importância em 2017, quando a Imaginarium abaixou os preços dos produtos, aumentou as vendas e foi uma das únicas lojas que conseguiram alto faturamento anual em um ano de prejuízos e crises. Atualmente são quase duzentas lojas espalhadas, sendo mais de quinze quiosques espalhados pelo Brasil, com mais de oitocentos funcionários.

PROCESSO DE MUDANÇAS

Para começar o processo de mudança para a Economia Criativa, foi criado um serviço inovador em 2004, o mesmo, tinha como objetivo avaliar o comportamento dos clientes na loja ao comprarem os produtos. Foi descoberto com essa pesquisa que as pessoas gastavam bem mais quando eram produtos para si, do que quando era produtos para presente. Logo, pensando no bem-estar dos clientes, foi criado uma linha para artigos pessoais como camisetas, carteiras, mochilas etc. Assim, os clientes poderiam comprar produtos para si mesmo, e também produtos para agradar amigos ou familiares

Figura 2

[pic 4] 

Loja Imaginarium no Shopping Eldorado – Pinheiros. Disponível em: <https://www.apontador.com.br/local/sp/sao_paulo/flores_presentes_e_datas_comemorativas/X2UX8NYG/imaginarium_shopping_eldorado.html>. Acesso em: 20 de abril de 2020.

Antes o público alvo da Imaginarium, era de adultos que compravam artigos natalinos. Hoje em dia, os produtos são desenvolvidos para crianças, adolescentes, adultos e até os idosos. De pantufas infantis, até relógios e cofres para satisfazer todos os públicos. Contudo, os produtos oferecidos nas lojas físicas ou online, tem públicos em sua maioria para jovens, sendo eles de coleções de series ou filmes conhecidos entre os jovens. Ou seja, há uma grande diversidade de produtos e de diferentes segmentos, mas em sua maioria, a loja ainda conta com produtos mais “atuais”, de forma que os jovens tenham mais “espaço” de certo modo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (263.4 Kb)   docx (140.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com