TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATEGIAS CRIATIVAS E INOVAÇÃO DE PROCESSOS NA GESTÃO DE PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS

Por:   •  29/11/2021  •  Monografia  •  2.408 Palavras (10 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 10

1 – Tema

ESTRATEGIAS CRIATIVAS E INOVAÇÃO DE PROCESSOS NA GESTÃO DE PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS.

2 – Problema da pesquisa

A maioria das empresas sabe a importância de inovar em um mundo cada vez mais dinâmico, porém, a dificuldade para planejar e implementar a inovação se torna um obstáculo para a maioria delas, como superar este obstáculo? A dinâmica das mudanças no mundo impacta diretamente a sustentabilidade das organizações e as empresas cada dia mais precisa colocar no mercado produtos criativos e inovar seus processos, para isso, é necessário tornar o ambiente de trabalho propício ao desenvolvimento desse tipo de atividade e, principalmente, adotar um novo modelo de gestão de pessoas, o qual tem sido muito discutido, porém ainda pouco adotado pelas empresas de todo mundo.

3 – Justificativa

Observamos a importância da Criatividade e Inovação em ambientes de trabalho. Chiavenato (2003) conceitua que quanto mais mudanças e instabilidades, quanto maior a necessidade de estímulos a criatividade e inovações nos processos de uma organização, enquanto Masiero (2009) defende que a Inovação é formada por um conjunto de atividades criativas onde introduz ao mercado uma idéia em forma de produtos.

A Criatividade é um grande diferencial para o currículo interpessoal e a conseqüente Inovação para Empresa como um todo. O sonho de todo Empreendedor ter um ambiente de trabalho com uma equipe Criativa e ter o resultado uma Empresa com processos e produtos Inovadores, estes são os grandes diferenciais e destaque neste atual mundo dinâmico.

4 – Objetivos

4.1 – Objetivo Geral

Trazer vantagens competitivas diretas à empresa através do suporte à tomada de decisão e introduzir inovação em seus processos.

4.2 – Objetivo Especifico

Apresentar uma metodologia de planejamento das ações a serem tomadas através de uma visão geral e integradas de todas as áreas da empresa voltada aos quesitos de mercado, tecnologia e recursos.

5 – Hipótese

5.1 - O conhecimento da empresa como um todo por parte de seus colaboradores pode motivar o engajamento da equipe.

5.2 - Enxergar as tendências futuras pela equipe como um todo pode permitir um melhor posicionamento da empresa quanto ao ciclo de vida de seus produtos e processos podendo assim inová-los.

5.3 - Ser uma empresa inovadora pode trazer significativas vantagens competitivas à empresa.

6 – Fundamentação Teórica

6.1 – Criatividade e Inovação no ambiente de trabalho

Inicialmente, é fundamental a compreensão das transformações que ocorrem ao longo das ultimas décadas. Para Chiavenato (2008), no passado, as organizações exigiam um comportamento burocrático e repetitivo dos seus colaboradores e a eficiência se dava apenas em agir de acordo com as regras e processos das empresas. As pessoas não precisavam pensar e apenas executavam ordens e tarefas repetitivas. Com as transformações no mundo, foram necessárias rápidas mudanças e adaptações nas organizações. O que se destaca no atual contexto empresarial é que não basta seguir ordens e repetir processos, faz-se necessário estar sempre mudando seus produtos, serviços, tecnologia, estrutura organizacional e, principalmente, a maneira de agir e pensar das pessoas. Esta mudança de paradigma justifica o surgimento de um novo modelo de gestão de pessoas que incentiva a criatividade e inovação.

Chiavenato (2008) enfatiza que criatividade é a aplicação da engenhosidade e imaginação para proporcionar uma nova idéia, uma diferente abordagem ou uma nova solução para um problema. Já Robbins (2000, p. 60) descreve criatividade como “capacidade de articular idéias de uma maneira única ou de fazer associações incomuns entre elas”. E, criatividade no nível mais simples é “fazer existir algo que não existia anteriormente” (DE BONO, 1994, p. 3).

Destacam-se nestes conceitos, as palavras aplicação e solução, por sua vez, fundamentais à criatividade. Nas situações dinâmicas e complexas de trabalho, torna-se necessário aos gestores o uso da participação, envolvimento e empoderamento (empowerment) das pessoas como estímulo a criatividade. É necessária uma habilidade para encorajar a criatividade e aceitar erros. Já que através de tentativas e do erro pode chegar ao acerto mais rapidamente. A criatividade é o alicerce para a transformação construtiva e o seu aspecto mais significante se chama inovação (CHIAVENATO, 2008).

Esse mesmo autor chama atenção para o aspecto de que a inovação exige criatividade. Inovar é criar novas idéias ou processos e colocá-los em prática em situações concretas. Nas organizações, essas aplicações podem acontecer de duas formas: através da inovação de processos, que é a criação de novas formas de se fazer alguma coisa ou pela inovação de produtos, que implica na concepção de produtos ou serviços novos ou aprimorados.

Na gestão da inovação, é necessário suporte intenso a invenção que consiste no ato de descobrir, mas sem esquecer o lado da usabilidade, ou seja, a possibilidade de aplicar a descoberta. O ato de inventar tem ligação direta com a criação e desenvolvimento de novas idéias, por isso, os gestores estão sendo cobrados a criar ambientes de trabalho mais propícios a criatividade e que estimulem o surgimento de novas idéias através dos seus colaboradores. As invenções precisam, antes de mais nada, ter uma aplicação para ser possível se tirar proveito de seu valor. Assim, cabe aos gestores a responsabilidade de garantir que as boas idéias sejam aproveitadas e assegurar que o potencial comercial seja cumprido (CHIAVENATO, 2008).

Quando pensamos em criatividade entendemos que ela só se aflora em um ambiente propício. Uma questão decisiva passa a ser a maneira como a criatividade deve ser estimulada. Robbins (2000) defende que a resolução do problema pode ser feita a partir de qualquer ponto. Portanto não é necessário que cada passo esteja certo, sendo possível sair de um passo errado para um correto, retornando posteriormente ao passo errado pra enfim visualizar o caminho correto.

“A maioria das pessoas tem um potencial criativo que pode ser usado quando elas se confrontam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com