TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PESSOAS - ESTUDAR PROVA

Por:   •  17/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.726 Palavras (7 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 7

GESTÃO DE PESSOAS - PROVA

QUESTÃO

TEMA

PERGUNTA

1.

Remuneração

Quais as estratégias de remuneração existentes, como as empresas estão adotando? (Remuneração fixa, variável, PLR, Bônus e etc.....)

A remuneração estratégica vem sendo uma nova vantagem competitiva para reter e atrair talentos, sendo composta por salário fixo, salário indireto (Bônus e Benefícios) e participação dos lucros/resultados.

Os colaboradores recebem uma remuneração extra como recompensa pelo bom desempenho e sucesso nos negócios, onde:

- Remuneração fixa (obrigatória): O colaborador recebe um salário fixo pela função;

- Remuneração variável (recompensa): Atrelada a metas e desempenho profissional, é dado por meio de bônus, benefícios e outras vantagens.

Diferenças de remuneração variável:

- Bônus:

Incidência de encargos trabalhistas e previdenciários. Salário por competências voltado para cargos de liderança;

Não necessita de negociação junto ao sindicato.

- PLR:

Deve contemplar todos os funcionários da empresa;

Isento de encargos trabalhistas e previdenciários. Necessita de negociação junto ao sindicato.

- Premio:

Remuneração por desempenho/atitude positiva independente do desempenho da empresa;

Isento de encargos trabalhistas e previdências – caso aplicado esporadicamente.

- Comissão: 

Natureza salarial de vendedor – área comercial. Possui encargos trabalhistas e previdenciários.

 - Abono: 

Momentâneo e é dado independente de metas. Serve como complemento de salário. Possui encargos.

-PPR: Remuneração por habilidades, definida pela capacitação e voltada para cargos operacionais.

- Benefícios:

Carro, previdência privada concedida para cargos de diretoria e benefícios felixiveis voltados para a saúde e bem estar do funcionário.

- Stock Options:

Sistema de remuneração de longo prazo usada para reter profissionais importantes para estratégia da empresa que possibilita a compra de ações (em que ele trabalha) com desconto.

Na remuneração fixa, o colaborador recebe um salário pela função; no salário indireto, por meio de bônus, benefícios e outras vantagens; e uma remuneração por habilidades, definida pela capacitação e voltada para cargos operacionais. Já na remuneração variável, há o salário por competências, voltado para cargos de liderança; previdência complementar e remuneração variável por resultados.

2.

PLR/BÔNUS/PRÊMIO – Recompensa de curto prazo

Escolha um sistema de recompensa de curto prazo e comente sobre. Há incidência de encargos trabalhistas e previdenciários? Se destina à quem? É para todos os funcionários ou apenas alguns cargos? É preciso negociar com sindicato e etc?

- PLR:

É uma forma de remuneração variável, que deve ser elegível a todos os trabalhadores da empresa (de todos os níveis). Visa o alinhamento das estratégias organizacionais com as atitudes dos funcionários dentro do ambiente de trabalho, pois só ocorre a distribuição dos lucros quando algumas metas pré-estabelecidas são cumpridas.

É um importante instrumento para o aumento de produtividade empresarial e a satisfação dos trabalhadores.

Trata-se de pagamento de natureza não salarial.

Isento de encargos trabalhistas e previdenciários.

Somente poderá ser paga em até duas parcelas, ao longo do ano. A forma de pagamento será negociada via acordo coletivo, com o sindicato.

3.

Saúde e Qualidade de Vida

Como as empresas tem feito para proporcionar um ambiente mais saudável e que ofereça qualidade de vida para os funcionários?

As empresas já perceberam que a sua produtividade está diretamente relacionada com o bem-estar de seus colaboradores. E para manter seus funcionários produzindo, está valendo quase tudo: shows, palestras, apresentações de teatro, exercícios de alongamento, terapias, sessões de massagem e etc.

Os colaboradores se sentem mais motivados, reconhecem que a empresa está preocupada com seu bem-estar, o que aumenta sua produtividade; há uma redução de custos com relação às doenças de trabalho.

O efeito é a longo prazo e estas iniciativas melhoram o relacionamento entre a empresa e os seus funcionários.

4.

Home-Office

A implementação do Home-Office como modalidade de trabalho é irreversível ou é modismo? Comente e justifque.

O Home-Office é uma tendência irreversível, pois vem mudando a forma de trabalho nas organizações.

A utilização do trabalho a distância é movida por razões econômicas, o que possibilita reduzir o espaço físico da empresa, cujo custo do imóvel se torna mais elevado a cada ano. Sem contar com a questão da mobilidade dos profissionais, no deslocamento de casa para a empresa. A economia se dá com o transporte e o tempo gasto no trânsito.

Vale ressaltar que nem todos os setores/áreas possuem condições para se trabalhar em home-office, como por exemplo áreas operacionais.

Para trabalhar a distância são necessários equipamentos que deem conforto ao profissional, para ele ser produtivo, principalmente na hora de se comunicar com colegas e participar de uma equipe remota.

Para o profissional ser bem-sucedido trabalhando no sistema home-office deverá ter uma boa autodisciplina para cumprir suas atividades e metas.

Este modo de trabalho facilita a interação com outros profissionais de qualquer lugar do mundo.

Os profissionais ficam assegurados com os mesmos direitos trabalhistas CLT de quem trabalha em regime presencial nas empresas.

É interessante realizar uma jornada de trabalho fiscalizada através de ponto eletrônico para garantir os direitos do trabalhor (horas extras, horário de almoço e etc).

5.

Home-Office

As principais razões que tem levado as empresas à adotar o Home-Office são a Econômica e Tecnológica? Justifique a sua Resposta.

Sim, é uma forma de buscar economia, produtividade e agilidade no trabalho executado.

A utilização do trabalho a distância é movida por razões econômicas, o que possibilita reduzir o espaço físico da empresa, cujo custo do imóvel se torna mais elevado a cada ano. Sem contar com a questão da mobilidade dos profissionais, no deslocamento de casa para a empresa. A economia se dá com o transporte e o tempo gasto no trânsito.

A tecnologia, nesse ponto, é uma grande aliada. Adotar uma ferramenta específica para essa gestão é a forma mais segura para realizar a gestão dos funcionários em casa.

Pelo software, o gestor consegue ter total controle dos acessos e pausas do operador, pode enviar mensagens diretas para o colaborador e acessar indicadores de sua produtividade.

6.

Aquisição de Competências – 4 Estágios

Comente cada um dos estágios de aquisição de competência (Incompetência Inconsciente, Competência Consciente.....).

A aquisição de competências e um processo que ocorre em 4 estágios, sendo:

1: Incompetência inconsciente, quando a pessoa não sabe que sabe;

2: Incompetência consciente, quando a pessoa sabe que não sabe e busca uma forma de sanar/desenvolver competências;

3: Competência consciente, quando já começa a desenvolver competência, mas ainda necessita de muito esforço para aplica-la;

4: Competência inconsciente, após muita pratica, experiencia e repetição a pessoa executa a competência de forma natural e sem esforço.

7.

Empatia

Porque Empatia é a base da Liderança?

Empatia significa ter a capacidade de sentir o sentimento dos outros e perceber as coisas como eles percebem.

Fundamentalmente, liderança envolve relacionamentos e os líderes precisam entender as perspectivas das pessoas com quem eles estão trabalhando com objetivo de entender o está acontecendo.

No dia a dia do líder, isso se traduz em algumas práticas:

- Abertura para ouvir sugestões;
- Bom feeling para solucionar problemas e 
conflitos;
- Habilidade para dar respostas e
 feedbacks;
- Criar espaço para que os colaboradores criem soluções, mesmo quando os processos parecem engessados.

8.

Resiliência

Resiliência é uma competência estável? Ou seja, você adquire ela e ela fica instalada para sempre no seu comportamento? Escolha 2 fatores que você mais faz uso para ser resiliente e diga o porque.

Não é estável, pois sempre estamos sujeitos em enfrentar adversidades para superar ou resolver. É um aprendizado constante.

Quanto mais se ganha consciência sobre as próprias reações e comportamentos diante de situações de pressão e desafios, por exemplo, mais se domina estas questões.

O profissional se torna resiliente quando cresce nas mudanças, inova, se antecipa às situações e produz coerência estratégica para sua equipe e clientes.

Trabalho na área de TI de um grande banco e no dia a dia passo por diversas situações de pressão, erros de produção e curtos prazos para atuação, com isso faço uso dos fatores:

Otimismo: Tento encarar a situação de forma positiva e como uma oportunidade de crescimento e aprendizado. Isso aumenta a minha determinação em sanar os problemas e ser mais produtiva. Manter o equilíbrio é fundamental.

Solução de problemas: Busco entender o TODO/cenário e aplico diagnóstico dos problemas de forma rápida e eficaz. Aciono de forma imediata áreas parceiras e possíveis recursos que podem apoiar/sanar os erros em produção.

9.

Líder

Um líder nasce líder? Um líder se forma líder? Ou a circunstância forma um lider? Comente sobre.

Nem todos os que se esforçam para ser líderes têm condições de chegar lá, mas também não é verdade que a pessoa já nasce líder. Existem habilidades que podem ser aprendidas e as circunstancias produzem um líder.

Liderar é uma arte, baseada na influência – grandes líderes conseguem extrair do outro seu potencial, e mais importante, a vontade de colaborar com a equipe. Um bom líder exerce a função sem necessariamente transparecer que está liderando, o que reflete muito no comportamento dos liderados.

É possível se tornar um líder com muita dedicação, postura, conhecimento, ética, organização, atitude e proatividade.

10.

Tolerância

Ser tolerante é a condição fundamental para se ter perfil de equipe. O que esta frase está querendo dizer.

Sim, pois temos que estar dispostos a ser tolerantes com as ideias, opiniões, crenças, valores e princípios dos membros dos grupos.

É necessário ter ciência que é possível ter mais de uma verdade em relação a um fato, cada pessoa pode ter pontos de vista diferentes. Temos que desenvolver a capacidade de se colocar no lugar do outro e aceitar as diferenças.

Dentro de uma organização encontramos diversos tipos de pessoas e trabalhar em equipe se torna um desafio diário e com isso se permite adquirir competências de gestão de conflito.

11.

Equipe de Alta Performance

Objetivo, processo, comunicação, comprometimento, envolvimento e confiança. Os 6 tem o mesmo grau de importância. Comente 2 dos 6 fatores.

Todos os 6 fatores possuem o mesmo grau de importância, é um efeito domino, quando um não e bem trabalho todo o resto é impactado.

2) processo: planejar, dividir o trabalho, organizar e estabelecer regras.

3) comunicação: encoraja a cooperação entre si, promove a melhoria continua e ajuda a prevenir a resolver conflitos.

12.

Criatividade

Há profissionais que não se julgam criativos, mas podem se tornar pessoas criativas? Como? (Explicação do lado direito do cérebro. Só falar da bailarina hahaha)

Muitas pessoas enxergam a criatividade como um dom, algo que deve nascer com você para que seja colocada em prática. Mas já se sabe que a criatividade trata-se de um mind set, ou seja, uma postura mental que você pode adquirir, treinar e desenvolver cada vez mais.
A hipótese é de que ao tirar o foco do problema, você permite que o assunto saia do aspecto racional e seja interpretado com outra dimensão pelo seu cérebro. A solução surge quando você está fora do foco do problema ou contexto do trabalho.

A ideia é estimular o lado direito do cérebro: correr, caminhar, escutar uma musica, desenhar ou até mesmo meditar. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (296.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com