TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERAÇÃO DOS AGENTES ECONÔMICOS E AS QUESTÕES-CHAVE DA ECONÔMICA

Por:   •  1/6/2017  •  Resenha  •  2.169 Palavras (9 Páginas)  •  2.415 Visualizações

Página 1 de 9

A INTERAÇÃO DOS AGENTES ECONÔMICOS E AS QUESTÕES-CHAVE DA ECONÔMIA [1]

Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu

Profa. Dra. Marilucia Flenick

Acadêmica: Tatiane Jaskiu da Silva

Direito - N1

O SISTEMA ECONÔMICO: UMA VISÃO DE CONJUNTO

Os principais elementos que constituem um sistema econômico são o estoque de fatores de produção, agentes econômicos interativos e complexo de instituições, constituindo, esses três elementos, um todo intercomplementar.

O estoque de fatores de produção constitui a base da atividade econômica. Esse conjunto refere-se às reservas naturais, recursos humanos, capital, capacidade tecnológica e capacidade empresarial.

Os agentes econômicos mobilizam os recursos, agem, transformam, empregam tempo e energia na transformação dos recursos para agregarem valores e transformá-los em produto final.

Um sistema econômico só é possível com um conjunto de normas que disciplinem os deveres e as obrigações dos detentores dos recursos e das unidades que os empregarão. Além de instituições políticas que definem as esferas de competência dos agentes e de instituições sociais que estabelecem valores e regras de conduta, formando, portanto, o complexo de instituições.

OS AGENTES ECONÔMICOS: QUALIFICAÇÕES E FUNÇÕES

Todas as transformações, em um sistema econômico, são realizadas por três diferentes grupos de agentes econômicos(as unidades familiares, as empresas e o governo), que interagem, participando direta ou indiretamente do processo de transformação.

1) UNIDADES FAMILIARES

As unidades familiares representam todos os tipos de unidades domésticas, unipessoais ou familiares, com ou sem laço de parentesco. Um de seus mais importantes atributos é a capacidade de escolha quanto à gestão de seus orçamentos (fontes de receita e destino dos dispêndios). O desempenho do sistema econômico e de mercados específicos são influenciados pelas decisões das unidades familiares.

A maior parte delas tem uma ou mais pessoas economicamente ativas, fornecendo recursos para as atividades de produção, seja diretamente empregadas, ou trabalhando por conta própria, ou recebendo recursos de sistemas de previdência.

Uma das principais características econômicas desse agente é que cada unidade familiar possui amplo poder decisório, administrando de forma independente seus próprios orçamentos. É desse grupo que decorre, grande parte, o montante, o direcionamento e a composição do fluxo global de dispêndio da economia.

2) EMPRESAS: unidades básicas do aparelho de produção

As empresas são os agentes econômicos para os quais convergem os recursos de produção. São as unidades que os empregam e combinam, para a geração dos bens e serviços, que atenderão às necessidades de consumo e acumulação da sociedade. Empresas e unidades de produção, para a teoria econômica, são consideradas expressões sinônimas.

O conjunto de empresas que compõem o aparelho de produção é heterogêneo, variando de tamanho, estatutos jurídicos, origens e controle, forma de gestão e natureza dos produtos. Apesar de toda a diversidade quanto a estes e a outros atributos, as empresas reúnem pelo menos três características comuns, que as identificam como agentes econômicos. A primeira é que nelas se empregam, reúnem, organizam e remuneram os fatores de produção, são pólos de atração dos recursos de que dispõem os sistemas econômicos. A segunda resulta da sua interatividade, elas não subsistem isoladas, todas dependem de fornecimentos regulares proveniente das demais. A terceira característica diz respeito a sua perpetuidade: todas as empresas dependem da sanção dos agentes econômicos para os quais sua produção é destinada.

3) O GOVERNO:  características e funções

O governo pode ser entendido como agente econômico devido às particularidades que envolvem suas ações econômicas, nesta conceituação engloba os órgãos federais, as administrações estaduais e municipais, a administração pública direta e suas autarquias, que fornecem serviços coletivos e bens úteis a sociedade.

O governo é um agente diferenciado, que interage com os demais agentes, mas que tem poder regulatório e corretivo, atuando no ajustamento dos fluxos de produção, geração de renda e de dispêndio do sistema econômico.

A INTERAÇÃO DOS AGENTES ECONÔMICOS

A interação entre os agentes econômicos decorrem de dois fatores fundamentais: 1) a diversidade das necessidades humanas, que conduz à organização de sistemas de trocas e 2) a diversidade de capacitação das pessoas e nações, que conduz à especialização e à divisão social do trabalho.

Um conjunto vasto de necessidades diversas exigiram capacitações diferenciadas dos agentes econômicos, cada qual satisfazendo necessidades individuais ou do grupo no qual estava inserido, através de sistemas primitivos de trocas. Por isso, surgiram três fatores que impulsionaram o progresso econômico: a divisão do trabalho, a especialização e as trocas. Além de possibilitar o aperfeiçoamento e especialização em todos os campos que levaram a formas mais complexas e eficientes de produção, levando a uma diversidade de bens e serviços. E, por consequência das novas necessidades e capacitações, as redes de trocas se tornaram ainda mais complexas, levando a auto-suficiência a ser substituída pela interação.

O processo de interação é resultando da divisão do trabalho, especialização e trocas, que se fundamenta em dois benefícios principais, decorrentes do princípio das vantagens comparativas: 1) maior eficiência: a medida que a divisão do trabalho e a especialização se intensificam, as operações de produção se tornam mais eficientes. As técnicas rudimentares sedem lugar a tecnologias avançadas, os trabalhadores tornam-se altamente especializados e interdependentes e as linhas de produção se dedicam a atividades especificas e especializadas; e 2) ganhos de escala: que resultam das vantagens derivadas da especialização. Com maior especialização, a produção é maior, reduzindo os custos do tempo de execução e ampliando a qualidade.

O estabelecimento de um sistema de trocas se deu por meio da interação entre os agentes econômicos. Cada um dos agentes opera uma parte desse sistema de trocas, fazendo a economia funcionar. Cada componente depende do outro, direta ou indiretamente.

O ESCAMBO COMO SISTEMA PRIMITIVO DE TROCAS

O sistema de trocas é uma síntese de todos os processos de interação dos agentes econômicos, resultantes da divisão do trabalho e da especialização.

Um sistema de trocas eficiente exige o emprego de uma moeda - uma das mais importantes instituições econômicas inventadas pelo homem. É com a descoberta e ampla utilização dela que a prática de trocas indiretas foi possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com