TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Idade Moderna na Economia

Por:   •  18/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

Idade moderna

A idade moderna se iniciou com a afirmação econômica do capitalismo, as monarquias absolutistas baseavam-se na expansão marítima, comercial e colonial. E embora grande parte da economia se concentrasse na agricultura, também começaram a desenvolver-se a indústria têxtil, mineração e outras atividades comerciais.

Essa crescente importância do setor comercial resultou na fortuna de algumas famílias, é essa burguesia que irá se tornar a responsável por apoiar financeiramente as grandes navegações. Desta forma, motivados também pelas rotas fechadas por turcos, os grandes estados saíram em busca de novas terras.

Esses territórios conquistados assumiram uma dinâmica em forma de triangulação: a burguesia europeia – sobretudo espanhola e portuguesa– traz ouro, prata, açúcar (do Brasil) e fumo (das Antilhas) das Américas para a Europa e leva escravos capturados na África para seus enclaves coloniais nas Américas. No final de contas, a burguesia comercial europeia acumula o excedente de riqueza, uma base essencial dos capitais que darão origem à indústria inglesa pouco depois (meados do século XVIII).

Também produto das grandes navegações, o mercantilismo surgiu como sistema econômico adotado nas colônias conquistadas. O mercantilismo ocorreu de acordo com a realidade individual de cada país, porém as suas principais características foram:  o Metalismo que defendia o acúmulo de metais preciosos como forma de obtenção de riquezas; o Colbertismo que incentivava ao desenvolvimento manufatureiro como forma de atrair moeda estrangeira e a Balança Comercial Favorável onde era definido que o volume de mercadorias vendidas deveria ser superior ao volume de mercadorias compradas.

No Brasil, principal colônia de Portugal, verifica-se tais medidas mercantilistas. A exploração do pau-brasil, cultivo da cana de açúcar podem ser vistas como medidas do Colbertismo, e futuramente, a mineração de ouro se encaixa como Metalismo.

A Idade Moderna termina com o surgimento do Liberalismo Econômico, resultado de revoltas da população mais pobre. Os princípios básicos do liberalismo se basearam na defesa do livre mercado, direito da propriedade priva, liberdade da ação individual a não intervenção demasiada do Estado sobre o mercado, a competitividade econômica e a exaltação do trabalho livre e assalariado.

https://www.benitopepe.com.br/2010/11/13/o-quadro-politico-economico-e-social-na-idade-moderna-e-o-renascimento/

https://www.esquerdadiario.com.br/Como-surgiu-a-economia-mundial

https://alunosonline.uol.com.br/historia/idade-moderna.html

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-mercantilismo.htm

https://historiazine.com/o-mercantilismo-seria-o-pai-do-capitalismo-f0002d331bdd

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com