TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROFISSIONALIZAÇÃO DE DOCENTES

Por:   •  5/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

PROFISSIONALIZAÇÃO DE DOCENTES

No histórico da legislação de formação dos professores em 1971 com a Lei de Diretrizes e Bases n. 5.692/71 que a profissão do professor é reconhecida pelo seu verdadeiro papel, ou seja, ensinar.  Desde a chegada dos Jesuítas até 1971 não havia sido estruturado nenhuma lei que fundamentasse a profissão do professor. Após 25 anos da LDB n.5.692/71 com as mudanças políticas e sociais surge a necessidade de um novo olhar para a formação do professor, e com Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 estabelece um novo olhar para profissão do professor. Nesse contexto, destaque alguns elementos na LDB 9.394/96 que impactaram de maneira positiva na profissão do professor. O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no material e vídeo aulas da disciplina.

A Lei coloca como finalidade da formação dos profissionais da educação atender aos objetivos dos diferentes níveis e modalidades de ensino e às características de cada fase de desenvolvimento do educando. Assim, criar condições e meios para se atingir os objetivos da educação básica é a razão de ser dos profissionais da educação. Segundo a Lei, a associação entre teorias e práticas, inclusive mediante capacitação em serviço e o aproveitamento da formação e experiências anteriores, adquiridas, estas, não só em instituições de ensino, mas também em outras atividades. Valorização profissional com promoção de: ingresso via concurso público, piso salarial, progressão funcional com base na titulação, período reservado aos estudos e condições adequadas de trabalho.

Ao ler o livro Profissionalização Docente no capítulo 3 um dos temas destacados é a formação continuada do professor, essa leitura permite a reflexão sobre os impactos da formação continuada do professor. Fundamentado no contexto da formação continuada, procure uma escola que seja de fácil acesso para realizar entrevista com: a pedagoga (o) ou diretora (or) para realizar a entrevista você irá fundamentando-se nas seguintes questões:

1 - Qual a sua visão sobre a formação continuada na formação do professor?

A formação continuada de professores é o processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente, realizado ao longo da vida profissional, com o objetivo de assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas. Com objetivo de transformá-los em facilitadores do conhecimento.

2 - Qual o impacto da formação continuada do professor para aprendizagem dos alunos?

Investir na qualificação do professor é uma maneira de melhorar a qualidade dos conteúdos ministrados em sala de aula. Isso porque o profissional terá o conhecimento e as condições favoráveis para elaborar, ele estará mais bem preparado e informado sobre as técnicas para entreter alunos, abordar conteúdos e conduzir com eficiência uma aula.

3 - O que você compreende sobre formação continuada?

A formação continuada de professor é o processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente, realizado ao longo da vida profissional, com o objetivo de assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (103.3 Kb)   docx (230.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com