TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa de Economia

Por:   •  30/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.963 Palavras (12 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 12

 Plano Cruzado

O Plano Cruzado surgiu como uma solução para a situação econômica que o Brasil se encontrava nos anos 80. Um dos maiores problemas do Brasil era o descontrole inflacionário. Assim, como essa inflação era inercial e, consequentemente, pequenas medidas não tinham efeito de longo prazo na inflação, se via a necessidade de grandes mudanças econômicas, inclusive, até mesmo, a possibilidade de adoção de uma nova moeda.

Portanto, foi nesse contexto que o governo decidiu estudar e programar um novo plano econômico, que ficou historicamente marcado como o plano cruzado, que foi um conjunto de políticas econômicas lançadas no ano de 1986, pelo governo brasileiro que, na época, era liderado pelo presidente José Sarney. Esse conjunto de medidas também ficou conhecido na história como o Plano Sarney, liderado pelo próprio presidente, juntamente com seu ministro da fazenda, Dílson Funaro.

Por conta da altíssima inflação, os preços dos produtos nos supermercados, por exemplo, de um dia para o outro mudavam significativamente. Esse aumento drástico e diário de preços não era interessante para maioria dos empresários e, principalmente, para os consumidores. Tendo em vista isso, é inegável que o grande objetivo do Plano Cruzado era reduzir e estabilizar a inflação para um patamar sustentável para a economia brasileira.

Medidas tomadas pelo plano Cruzado:

 A moeda corrente brasileira que era o Cruzeiro foi transformada em Cruzado, seguido de sua valorização (O cruzado valia 1000 vezes mais).

 Congelamento dos preços em todo o varejo, os quais eram fiscalizados por cidadãos comuns (Fiscais do Sarney).

 Conversão dos salários para o cruzado.

 Antecipação do salário mínimo, visando assim estimular o consumo.

 Fixação da taxa de câmbio.

 Criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento (FND).

Devido ao congelamento de preços, o resultado dos primeiros meses após o Plano foi de redução significativa da inflação. Porém, o congelamento de preços era insustentável, sobretudo para os produtores e empresários, pois eles eram proibidos de reajustar seus preços, a produção de vários produtos e serviços foi inviabilizada, o que gerou um grande problema de escassez na economia.

O governo não era responsável o suficiente para controlar seus gastos, além de fazer o país perder grandes quantias de reserva internacional. A proximidade das eleições fez com que o governo tomasse algumas atitudes populistas, evitando tomar atitudes impopulares para garantir a sobrevida do plano Cruzado.

Após a constatação do Plano Cruzado e o entendimento da necessidade de um novo planejamento econômico, o governo decidiu implementar o Plano Cruzado 2. Que apesar de apresentar algumas diferenças em relação ao cruzado 1, a nova proposta não foi eficiente para estabilizar a inflação no país, assim como não conseguiu estabilizar a economia brasileira.

As principais medidas do Cruzado 2:

 Congelamento parcial de preços.

 Alteração do cálculo da inflação, considerando famílias com renda de até 5 salários mínimos.

 Aumento da carga fiscal no país.

 Reindexação da economia.

Por isso, os anos 80 são conhecidos como os anos perdidos da economia brasileira. Iniciou-se com grandes problemas de descontrole inflacionário e foi finalizado sem o surgimento de um plano que conseguisse, de fato, reajustar a economia.

 Plano Bresser

O Plano Bresser foi uma iniciativa que passou a vigorar em a partir de 12 de junho de 1987 para tentar frear o aumento expressivo da inflação na economia brasileira. Era a terceira tentativa seguida para tentar ajustar os preços no país. Foi implantado durante o governo do presidente José Sarney (1985 - 1990), no qual havia sido criado anteriormente os Planos Cruzado I e Cruzado II, que deram origem a uma nova medida monetária, o Cruzado (Cz$).

O novo plano de estabilização econômica recebeu este nome por conta do ministro da fazenda da época e responsável por sua elaboração, Luiz Carlos Bresser-Pereira. Bresser substituiu o então ministro Dílson Funaro, que tocava uma economia marcada pelo crescimento do desemprego, inflação elevada e crise cambial no país. Entre tentativas de congelamento de preços, ajustes de salários e declaração de moratória da dívida externa, a inflação voltou a subir, chegando a 337% em 1987, já no Plano Cruzado II.

O governo implementou algumas medidas, como:

 Ajuste de preços em três etapas: o congelamento progressivo de preços, salários e aluguéis durante um período de 90 dias; a flexibilização destes valores; e o descongelamento total dos preços.

 Reajuste de tarifas públicas: eletricidade (45%), telefone (34%), aço (32%) e combustíveis (13%).

 Novo índice para reajuste de salários e preços: a chamada Unidade de Referência de Preços (URP), que seguia a média da inflação observada nos três meses anteriores.

 Manutenção da taxa básica de juros (taxa Selic) elevada, como forma de conter o consumo e controlar a inflação.

 Desvalorização do câmbio em 10% como manobra para estimular as exportações e elevar as reservas internacionais no país, além de uma desvalorização diária de 0,4%.

 Os valores em caderneta de poupança foram corrigidos pelos bancos em 18,02% em junho de 1987.

A inflação de fato começou a cair logo após a implementação do Plano Bresser. Ela passou de 26% no mês de lançamento, em junho de 1987, para apenas 3,1% em julho. Neste mesmo período, o governo lançou o Plano de Controle Macroeconômico para criar a poupança pública e retomar o crescimento sem precisar pressionar a inflação. No entanto, assim que os ajustes de preços foram liberados, a inflação voltou a subir gradativamente nos meses subsequentes. Em dezembro do mesmo ano, chegou a 14%.

As regras sobre o congelamento de preços não foram seguidas à risca como nos planos anteriores. Isso fez com que a população temesse novos ajustes e estocasse itens como prevenção. Isso levou a uma nova remarcação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com