TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Política Fiscal

Por:   •  20/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

Política fiscal

A inserção da política fiscal se dá através da constatação que o mercado não é capaz de se autorregular, no início de século XX prevalecia a teoria econômica neoclássica que previa que o mercado ao passar por momentos de crise não deveria sofrer influências do estado. A teoria neoclássica previa que o mercado seria autossuficiente para sozinho regular os níveis de produção e salario mantendo a própria estabilidade.

Com a crise de 1.929, que teve como características a superprodução e o subconsumo a teoria neoclássica que não previa essa possibilidade perdeu muito de seu crédito, a mão invisível que regularia o mercado e ficou comprovado que o capitalismo por si só não seria o suficiente para regular algumas situações que ocorrem no mercado.

Neste senário econômico vulnerável a teoria intervencionista do economista britânico John Maynard Keynes ganhou força. Na concepção de Keynes, para fazer com que a economia e o nível de emprego se recuperassem era imprescindível que o estado intervisse diretamente na economia, essa intervenção se daria através das políticas fiscais e monetárias.

Neste bojo a política fiscal tem dois objetivos principais a serem atingidos, eles são: estimular o crescimento econômico do pais enquanto mantém a taxa de emprego alta e estável. Para tanto o setor público adquiriu 3 funções junto ao mercado afim de regular e ter um maior controle da economia, sendo elas:

• Função Alocativa: O estado se encarrega de fornecer serviços que não seriam oferecidos de forma adequada pelo setor privado, assumindo assim o monopólio de alguns segmentos ou tendo empresas estatais em determinadas áreas.

• Função Distributiva: Esta função se baseia na responsabilidade que o estado tem de redistribuir o capital entre os diversos setores, regiões e grupos sociais. Para tanto ele se utiliza da tributação para captar recursos de um setor mais rico e repassa estes valores nas formas de subsídios para áreas mais pobres afim de promover uma maior igualdade socioeconômica.

• Função Estabilizadora: O estado intervém na economia de forma a influenciar o comportamento de preços e o nível de pleno emprego já que os mesmo não se regulam automaticamente na economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com