TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A base teórica do nível de serviço sobre o movimento de bens e serviços

Pesquisas Acadêmicas: A base teórica do nível de serviço sobre o movimento de bens e serviços. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 6

1. Referencial Teórico

1.1 Serviços logísticos

Deve-se entender nível de serviço como sendo a qualidade com que um fluxo de bens e serviço é administrado para o atendimento de necessidades. É o desempenho e o resultado líquido do esforço de uma organização para oferecer um bom atendimento com relação a movimentação de bens e serviços. Entre as atividades logísticas de uma empresa que produza bens ou um órgão prestador de serviços, o nível de serviço tem valor fundamental para assegurar a fidelidade de seus clientes ou usuários (Ballou,1993).

O nível de serviço, quando do oferecimento de um fluxo de bens ou serviços, apresenta elementos que fazem parte integrante deste processo de transação. Estes elementos são classificados de acordo com sua relação com a transação: elementos de pré-transação, elementos de transação e elementos de pós-transação.

1.1.1 Itens de pré-transação

São os elementos que proporcionam as condições adequadas de ambiente para o estabelecimento de um bom nível de serviço. Dar garantias de um suporte ou assistência quando do surgimento de circunstância emergenciais ou imprevisíveis. O caso de uma administração portuária garantir o oferecimento de uma alternativa para um equipamento de embarque quando este, inesperadamente, ficar inoperante - caracteriza, de maneira bastante clara, este elemento do nível de serviço.

1.1.2 Itens de transação

São os diretamente envolvidos no processo. São os elementos integrantes do fluxo de serviços que objetivam a qualidade destes. Facilidade e agilidade no desembarque dos produtos através de equipamentos eficientes e adequados nos terminais portuários, estacionamento para caminhões próximo aos locais de desembarque (ou embarque) são exemplos destes elementos.

1.1.3 Itens de pós-transação

Representam os serviços a serem oferecidos (prometidos) com objetivo de garantir a satisfação ou preservar os bens dos usuários. Manter armazéns bem conservados pelas administrações para preservar as cargas estocadas em seu interior garantindo sua qualidade, manter postos de distribuição de cargas próximos aos setores de desembarque para oferecer frete de retorno são alguns exemplos.

A junção destes três elementos faz com que o nível de serviço influencie de maneira direta no poder de decisão, assegurando a fidelidade dos usuários ou clientes. A escolha do usuário ou cliente é influenciada pelos vários níveis de serviço logístico oferecidos ao longo da cadeia de um processo qualquer (exemplo: processo de exportação de contêineres).

2.

Nome: Tower International S/A

Seguimento: Automotivo

Principal mercado de Atuação: Automóveis

Principal cliente: FIAT

Principais Fornecedores: Áster. Alvorada, CSN Nova, Multi-aços, Pintak, Wimmer.

2.1 Processos de cadastro e Avaliação de Fornecedores

Uma empresa para desenvolver o processo de escolha de fornecedores, deve ser bastante analisada dentro do planejamento da empresa, é necessário ter em atenção as necessidades e requisitos que o cliente necessita. Para que no futuro próximo, toda a cadeia de produção não seja prejudica, por motivo de uma mau escolha de fornecedores, podendo se dizer que isso seria umas das coisas mais importante de uma empresa e principalmente dentro do setor de logística, apesar de todas as dificuldades requer de um relacionamento bom com o seu fornecedor, para certas eventualidades.Podemos dizer que o setor de qualidade junto com o compras e a logística esta totalmente ligado com esse processo.

A empresa Tower Automotive S/A, quando esta disposta a cadastrar um novo fornecedor eles utilizam os seguintes métodos de avaliação: produtos de boa qualidade; entregas nos prazos; preços baixos ou compatíveis com o mercado; boas referencias;serviços de qualidade;cumprimentos dos acordos estabelecidos; esclarecimento no andamento do produto ; boa localização ( fácil acesso) ,tratamentos quando o produto vier com mau conformidades , embalagens corretas nas entregas dos BLNKS e das peças aceitação de auditoria interna dentro do fornecedor e inventários mensalmente.A ilustração abaixo exemplifica os principais critérios da empresa, mas que esta ligado com todos acima:

PRINCIPAIS CRITÉRIOS DE ESCOLHA

ORDEM CRITÉRIOS DEFINIÇÃO DA EMPRESA

1 QUALIDADE A empresa Tower, preza em primeiro lugar a qualidade dos seus produtos que são repassados para FIAT, que hoje e o seu principal cliente, nesta unidade de Betim, por isso antes da escolha do fornecedor, existe uma visita técnica junto com vários setores, como compras-qualidade-engenharia, para verificar se o porte da empresa escolhida atendera suas necessidades.

2 PREÇO Essa escolha é bastante analisada, pois dela dependera os preços estabelecidos dos serviços e prestados pela empresa, que visa pensar em um serviço de boa qualidade mas também acessível aos seus cliente, sabendo que isso fará diferença entre seus concorrentes.

3 PRAZO Este item, também no critério de escolha de fornecedor, também é importante para a mesma é dele que dependera dos bons itens e mercadorias entregues ao cliente, por isso o comprometimento do prazo e muito importante e acompanhados diariamente com os seus fornecedores.

3. Processos de Concorrência e Cotação.

3.1 Concorrência

Hoje a empresa Tower tem um principal e único cliente a FIAT, devido a esta situação ela precisa sempre, oferecer a maior satisfação para seu cliente, entregando materiais de qualidade e principalmente comprometimento com o prazo de entrega, e hoje podemos dizer que a Tower não deixa a desejar nesta situação , pois os seus itens tanto de importação quanto de exportação são entregados dentro dos prazos solicitados, e a ajuda muito em relação a sua concorrência.

3.2 Cotação

Para que possa ficar mais claro, a empresa busca em seus fornecedores prestação de serviços,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com