TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A crise financeira e suas consequencias na reuniao do G20

Por:   •  28/10/2015  •  Resenha  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 4

Em março de 2001 começou a sentir-se o início da crise nos Estados Unidos, com o estouro da bolha das empresas “pontocom” e uma sequência de cortes de juros, a fim de que o país saísse da recessão. Com os juros baixos, o mercado imobiliário teve uma alta demanda, elevando o consumo e a circulação de crédito no país.

Em 2006, após o bomm do mercado imobiliário, percebiam-se já sinais de saturação, com preços e estoques altos de imóveis imobiliários, além de uma taxa de juros que vinha subindo desde junho de 2004. A elevação dos juros impactou nos contratos de hipoteca, gerando inadimplência dos clientes, com as instituições financeiras comprando os títulos hipotecários “subprime” e os revendo sob a forma de derivativos. Os derivativos são papéis com valor derivativo de outros ativos, considerados de risco. Assim, todo o mercado passou a ter medo de emprestar e comprar os “subprime”, gerando uma crise de liquidez (retração de crédito).

O mercado financeiro americano começou a sentir os resultados da crise no ano de 2007, com empresas pedindo concordatas, falência de empresas, reestruturações, perdas constantes do valor das empresas nas Bolsas de Valores de todo o mundo.

A ajuda do governo americano para os bancos e outras empresas não impactaram conforme o esperado, gerando um crescente índice de desemprego.

No Brasil, buscando reduzir os efeitos da crise mundial, o Banco Central reduziu, em março, a Selic de 12,75% ao ano para 11,25% ao ano, com o objetivo de estimular o crescimento e evitar uma recessão no país. Este percentual foi definido pela queda na produção industrial de janeiro e a retração de 3,6% do PIB no último trimestre de 2008.

Em 02 de abril de 2009, o G20, formado pelos países mais ricos e os principais países emergentes, a fim de discutir sobre a atual crise econômica e financeira global.

As medidas anunciadas no G20 com a crise são a manutenção dos postos de trabalho, buscando estimular o consumo e a economia dos países, queda dos juros e ações dos governos para reestruturar o fluxo de crédito e solidez das instituições financeiras. O novo órgão, FSB (Conselho de Estabilidade Financeira) trabalhará com o FMI, buscando detectar sinais de riscos financeiros e macroeconômicos. Os recursos para o FMI foram ampliados, que buscará auxiliar novas linhas de crédito do FMI e bancos multilaterais em desenvolvimento. Além disso, os países se comprometeram a não levantar novas barreiras ao comércio e aos serviços.

A reunião do G20 discutiu sobre os compromissos com a erradicação da fome e pobreza no mundo, garantindo uma recuperação justa e sustentável para todos os países.

No Brasil, o principal efeito da crise está na dificuldade em se obter crédito. Grandes empresas que dependem de financiamento externo passam a encontrar menos linhas de créditos disponíveis, afinal, os bancos possuem receio de emprestar em um contexto de crise. Por conseqüência, com a dificuldade em captar no exterior, ficam comprometidos projetos de construção dessas empresas, que por sua vez gerariam empregos e renda ao país.

Para reduzir os efeitos da crise internacional, o BC (Banco Central) anunciou mudanças nos depósitos compulsórios das instituições financeiras, um dos instrumentos usados para controlar a quantidade de dinheiro que circula na economia. Com a redução do compulsório, o BC dá aos bancos mais dinheiro para emprestar aos seus clientes.

A contração do crédito, outra conseqüência da crise nos EUA é haver alguma desaceleração do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, haja vista que o consumo das famílias e o investimento das empresas, dois dos principais pilares de expansão da economia nos últimos anos, cresceram justamente pela ampla oferta de crédito. Com menos dinheiro, gasta-se menos, produz-se menos e o crescimento é menor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com