TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A essência do Planejamento Estratégico

Artigo: A essência do Planejamento Estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Artigo  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 2

Planejamento Estratégico.

A Revolução Industrial foi um marco na evolução da administração das empresas. As características básicas deste período são o desenvolvimento do setor fabril, a aplicação da energia à indústria, o melhoramento dos meios de transporte e comunicação, o aumento do domínio do capitalismo e o grande desenvolvimento tecnológico.

O Planejamento Estratégico, ele se inicia no topo da hierarquia, por estar sendo efetuado pelo nível mais alto da empresa, que são os diretores e assessores, por possuírem uma visão global da empresa.

Conforme Oliveira (2009, p. 67), “este planejamento é a metodologia administrativa que permite estabelecer a direção a ser seguida pela empresa, e que visa ao maior grau de interação com o ambiente, onde estão os fatores não controláveis pela empresa.”

O Planejamento Estratégico abrange toda a organização é bem mais ampla é projetado no longo prazo.

Segundo Maximiano (2009, p. 15), “a estratégia empresarial é o curso de ação que uma empresa adota para assegurar seus objetivos de desempenho com sua sobrevivência, o tamanho que pretende alcançar, os concorrentes que deseja enfrentar ou a posição que pretende ter no mercado.” Nas organizações isso é muito importante.

O Planejamento Estratégico é uma técnica gerencial que é essencial para a boa administração. Por meio da análise do ambiente de uma organização, é possível se fazer um diagnóstico de oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão. Ela dá o norte para que a organização aproveite novos espaços e evite riscos, gerindo recursos com maior eficiência e efetividade e com qualificação no atendimento das demandas da sociedade.

Para Frezatti (2009, p.14), “Planejamento é quase uma necessidade intrínseca, como é alimentar-se para o ser humano. Não se alimentar significa enfraquecimento e o mesmo ocorre com a organização, caso o planejamento não se afete o seu dia a dia dentro do seu horizonte mais de longo prazo.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com