TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Tecnologia

Por:   •  17/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA[pic 1]

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Ética e tecnologia

Aluno: Miguel Victor Palagar dos Santos

Matrícula:20203301043


A ciência e a tecnologia estão cada vez mais alcançando níveis de desenvolvimento maiores e permitindo ao homem fazer e controlar coisas que até não muito tempo na história da humanidade eram inimagináveis. Esse fato há muito tem levantado questões acerca da relação da ciência e do avanço tecnológico com a ética e suas relações com a sociedade e os indivíduos. 

É importante salientar que a ciência tem sua origem ligada a disciplina filosófica, da qual a ética é um dos principais objetos de estudo. Isso significa que não há nenhum absurdo relacionar essas duas “ramificações” da filosofia já que por vezes a ciência além de produzir conhecimento teórico, o que normalmente é mais facilmente relacionado a filosofia, produz através desse conhecimento metodologias de controle da natureza por parte do homem, e a práxis relacionada ao conhecimento, por muitas vezes esbarra nas concepções éticas de sociedades, culturas e de indivíduos. 

David Hume trás um fato interessante sobre essa discussão que deve ser levado em conta “Em vão buscaríamos nas operações da natureza alguma base sólida para os princípios da moralidade. Esses princípios não podem ser estabelecidos a partir de raciocínios ou especulações filosóficas... não podemos deduzir diretamente da natureza das coisas o que é moralmente certo ou errado.” O conhecimento por si só, não pode ser classificado como bom ou mau pois ele é apenas uma constatação da realidade. Porém, algumas descobertas geram uma preocupação nos indivíduos acerca das possíveis aplicações das mesmas, principalmente por que não muito raramente na realidade uma mesma coisa pode ser usada para promover algo que é bom e algo que é ruim dependendo da intenção de quem faz uso. Um dos principais exemplos tem sua origem na revolução industrial do século XVIII, pois nesse contexto, deu-se início ao processo de “maquinarização” do trabalho. O que antes era feito pela habilidade de às vezes um só homem que possuía o conhecimento necessário para executar a produção de determinado bem, agora é feito por máquinas com pouco ou às vezes quase nenhum trabalho humano, e muito mais eficientes e produtivas. Já na época surgiram pessoas questionando eticamente esses acontecimentos, pois, na visão deles, não era correto esse tipo de substituição do homem pela máquina.

Um outro exemplo que até hoje levanta debates principalmente em solos europeus é acerca do uso da energia nuclear. Já que o primeiro contato da humanidade com esse tipo de conhecimento haviam sido as bombas lançadas pelos Estados Unidos nas duas cidades Japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Até hoje isso é o que está presente no imaginário de muitas pessoas. Além de recentes acidentes nucleares como o de Chernobyl, causado pela incompetência da ditadura soviética. 

Todo o debate acerca da ética nas ciências sempre encontra algum entrave. Seja por parte dos próprios cientistas  que por vezes podem enxergar a ética como um atraso ao desenvolvimento científico. Ou por parte das sociedades e suas éticas, que enxergam limites que não deveriam ser cruzados mesmo em nome do progresso da humanidade. Neste momento, poucos estudos se propõem a ultrapassar limites éticos que já não tenham sido ameaçados anteriormente, porém, novas descobertas sem dúvidas reacenderão o debate acerca desse tema que a cada dia se torna mais urgente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com