TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACTS: Seis Sigma

Seminário: ACTS: Seis Sigma. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Seminário  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 5

Passo 01.

Seis sigma.

O Seis Sigma pode ser definido como muitas coisas, no entanto sua melhor definição seria o fato de o Seis Sigma ser um nível otimizado de performance que se aproxima a zero defeito em um processo de confecção de um produto, serviço ou transação. Ele indica a obtenção e a manutenção de uma performance de alto nível. O Seis Sigma não é uma metodologia. Ele é um fim, não um meio.

Sigma é uma letra grega, usada na estatística matemática para representar o desvio padrão de uma distribuição. O desvio padrão é uma estatística que quantifica a quantidade de variabilidade ou não-uniformidade existente em um processo, resposta ou característica. Sendo assim desvio padrão e sigma são sinônimos. Sigma é uma medida da quantidade de variabilidade que existe quando medimos alguma coisa. Se o valor do sigma é alto, ele nos diz que há muita variabilidade no produto. Se o valor do sigma é baixo, então o produto tem pouca variabilidade e, por conseguinte, é muito uniforme.

O princípio fundamental do Seis-Sigma é o de reduzir de forma contínua a variação nos processos, eliminando defeitos ou falhas nos produtos ou serviços.

Hoje em dia, o Seis-Sigma é visto como uma prática de gestão voltada para melhorar a lucratividade de qualquer empresa, independente do seu porte. Atualmente, o Seis Sigma tem a finalidade de aumentar a participação do mercado, reduzir custos e otimizar as operações da empresa que o utiliza.

Os principais motivos para a implantação do Seis-Sigma é a iniciativa própria para melhorar a qualidade e a produtividade e a Imposição de matrizes.

Um dos maiores problemas do Seis Sigma é o fato de que muitas organizações não tem compreensão da metodologia fazendo com que os conceitos envolvidos sejam transmitidos de forma errônea, prejudicando a organização.

A estratégia dos Seis Sigma é uma forma de conseguir a implementação eficaz de conceituados técnicas e princípios de qualidade. O objetivo principal desta estratégia pode ser definido de uma forma simples: conseguir zero erro em todo o desempenho da gestão na empresa. A idéia é assim obter um nível mínimo, próximo de zero, ao nível das falhas da produção. Convêm recordar que os outputs defeituosos representam perdas para a empresa a vários níveis:

• O produto não se vende, não gera receitas;

• A sua fabricação ocupou recursos materiais e humanos que é preciso pagar;

• Durante o processo de fabricação, impediu a produção de produtos em bom estado (custo de oportunidade);

• É preciso desmontá-lo ou desfazer-se dele o que também implica custos.

Apesar do Seis Sigma ser claramente uma ferramenta de gestão orientada para a qualidade, esta não implica a complexidade que acompanha sempre um processo de TQM - Total Quality Management. Para aplicar esta técnica com sucesso é necessário definir três conceitos: dois tipos de qualidade e o desperdício (waste):

• Qualidade potencial: Valor acrescentado máximo possível por cada unidade de output

• Qualidade real: Valor acrescentado atual por cada unidade de output.

• O desperdício é a diferença entre estes dois valores.

• Assim, a finalidade da implementação de uma estratégia dos Seis Sigma é reduzir o desperdício ao mínimo, ajudando as empresas a produzir mais rapidamente bens e serviços melhores e envolvendo menos custos. Genericamente, concentra-se em três áreas:

• Prevenção de defeitos;

• Redução do ciclo produtivo;

• Redução de custos.

Como as ferramentas de gestão BSC e Seis Sigma estão relacionadas à gestão estratégica e à gestão pela qualidade.

Pode-se concluir que a utilização da estratégia Seis Sigma dentro da perspectiva do Balanced Scorecard pode auxiliar no processo de avaliação de desempenho de Sistemas logísticos.

É importante destacar que a própria utilização do Balanced Scorecard e a estratégia Seis Sigma pressupõem um processo de melhoria contínua em todas as empresas do sistema logístico, buscando cada uma delas e seu conjunto atingir a excelência empresarial definida como objetivo estratégico.

Para isso, as ferramentas apresentadas também permitem identificar os problemas enfrentados, as suas causas e as ações que devem ser tomadas para solucioná-los. Fica evidente que as atividades precisam ser planejadas e sistematizadas para que as melhorias sejam obtidas em conjunto a partir de ações coordenadas.

Finalmente, como resultado prático, espera-se com os conceitos apresentados um aumento significativo do poder competitivo do sistema logístico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com